Itália

San Gimignano

San Gimignano

A pequena de San Gimignano, cidade do século III, da época dos estrucos, com aproximadamente sete mil e quinhentos, fica no Valle d’Elsa, sobre um platô. No passado, durante o Renascimento, a pequena cidade teve, porém, certa importância, mas entrou em decadência depois da Peste Negra de 1347-1348. Acabou, assim, sendo dominada por Florença, como, aliás, outras na Toscana. Localizada a mais ou menos 60 km de Florença trajeto de uma hora, a maior parte dele pela via Raccordo Autostradale, que liga Florença a Siena. De Siena a San Gimignano a distância é de aproximadamente 40 km, ou seja, uma viagem que toma uma meia hora ou um pouco mais.

Mapa regional: de san Gimignano a Florença

Mapa de San Gimignano para Florença

A cidade mais medieval da Itália

Apesar de pequena, San Gimignano, é considerada a cidade mais medieval da Itália (não sabemos, porém, se os italianos de outras cidades antigas concordam…) A localidade tem suas atrações. A primeira dela é onde você vai desembocar ao entrar na cidade pela porta junto ao estacionamento e subir a rua. Trata-se da larga piazza della cisterna, onde existe um grande poço onde. Era ali, na Idade Média, as pessoas iam buscar água. Dessa praça, aliás você tem ótimas vistas das famosas torres de San Gimignano.

O duomo de san Gimignano

Seu duomo, construído em 1148, em estilo românico tem uma arquitetura interior simples. Em outras palavras, trata-se daquela mesma arquitetura das igrejas dessa época, com duas águas, como uma casinha, fácil de ser construída depois que as técnicas para se construir cúpulas se perdeu durante a Idade Média. O mais interessante nessa igreja, porém, é seu interior todo decorado com belos afrescos.

Duomo românico de San Gmiignano

Palazzo del Popolo

Igualmente não se pode perder o Palazzo del Popolo, (ou Palazzo Comunale), da Baixa Idade Média, erguido em 1288. O palazzo abriga o Museo Civico, com obras dos grandes mestres dos século XIII e XIV. O Palazzo destaca-se igualmente por sua torre (“Torre Grossa”), com 54 metros, levantada quase dois séculos depois, em 1311. É possível, aliás, (para os que estão mais em forma!), subir até o topo.

Palazzo Público ou Palazzo Comunale de San Gimigano

As torres gêmeas de San Gimignano

Claro que é cansativo, mas o visual do alto é panorâmico. Dá, portanto, para se ter ótimas vistas da cidade e igualmente da campagna vizinha. É onde, aliás você vai obter suas melhores fotos de San Gimignano, apreciada do alto. São igualmente interessantes as chamadas “torres gêmeas” construídas um a ao lado da outra. Esperamos que nenhum fanático jogue um avião contra elas…

As “torres gêmeas de san Gimignano

O tal espírito competitivo italiano…

O que não falta, portanto, em San Gimignao são torres para você subir. É, assim, aquele mesmo espírito competitivo que já mencionamos, e que sempre existiu entre as famílias mais ricas para ver quem conseguia construir a torre mais alta. Além de subir em torres, vale muito a pena, igualmente, parar na praça da Cisterna, tomar um café um vinho, ou mesmo, também almoçar por ali. Depois, enfim, flanar por suas ruas observando a arquitetura de época, super bem preservada.

Piazza della Cisterna

BLOGS DE TURISMO SOBRE A TOSCANA
Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo * Dicas sobre a Toscana * Florença 
Atrações turísticas em Florença * Centro da Itália * Pisa * Lucca Monteriggioni, na Toscana
 * San Gimignano, a cidade mais medieval da Itália 

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ITÁLIA
Hotel na Itália O que fazer, dicas e roteiros no sul da Itália * Conheça Bari, na Puglia * Lecce na Puglia
Alberobello na Puglia * Nápoles  * Matera, na Basilicata  * Capri * Pompéia * Ercolano
Costa Amalfitana sul da Itália  * Atrações arqueológicas em Roma *  Dicas sobre Roma
Os loucos costumes da Roma dos Césares  * Roma, os melhores bairros onde e hospedar
 * Vinhos na Europa * Lago Maggiore Lago di Como * Dicas sobre Veneza

GALERIA DE FOTOS : A MELHOR MANEIRA DE ESCOLHER O DESTINO QUE COMBINA COM VOCÊ:
Galeria de fotos: norte da Itália 
Galeria de fotos: Centro da Itália 
Galeria de fotos: sul da Itália

Todas cidades toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Quer saber sobre outros destinos em diferentes países? Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

Lago Maggiore

Sonhos de Viagem

Lago di Como, na Itália

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Rajastão 1

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x