Itália

Monteriggioni, na Toscana, pequena, mas encantadora

O pequeno povoado do século XII fica numa elevação isolada no meio de uma planície e é todo rodeado de muralhas, formando um recinto perfeitamente redondo, protegido por grandes torres. De longe, aliás já avistávamos as muralhas. Monteriggioni não é, entretanto, uma exceção. Durante esse período tumultuado quase toda cidadezinha era construída numa elevação, podendo assim ser melhor defendida.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MONTERIGGIONE-NOSSA-3.jpg

O acesso à cidade

Estacionamos do lado de fora. Por uma porta ao lado do estacionamento pudemos acessar a praça da cidade onde existe, aliás, uma pequena igreja românica de extrema simplicidade e algum comércio. É interessante caminhar pela cidade, lembrando, porém, que Monteriggioni é realmente pequena. Dessa forma, em quinze minutos você perambula pela cidade toda, tranquila, com poucos habitantes. Em suma, maior parte das pessoas do distrito de Monterigioni vive fora da área murada.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MONTEREGGIONE-6.jpg
A pracinha de Montiriggioni

Passeggiata delle mure

Quando partir para a caminhada pela cidade, não se esqueça de, antes ou depois, subir também no alto das muralhas e fazer a volta da cidade caminhando sobre ela. É a passeggiata delle mure, com 570 metros de extensão. Do alto temos, assim, uma excelente vista da cidade e dos arredores. Caminhando por essas históricas muralhas você verá igualmente os campos em volta nos mais diferentes ângulos. Perfeito, portanto, para se tirar boas fotos. Aliás, toda a campagne em volta de Monterrigioni é ocupado por plantações de oliveiras e vinhedos. Pode-se, assim, visitar as vinícolas próximas, abertas à degustação dos vinhos locais. O chianti de Monteriggione, produzido com uvas Cabernet Sauvignon e Sangiovese, merece ser provado. E, é claro, compensa igualmente comprar um vinho na vinícola. Em suma, sai mais em conta do que comprar no supermercado.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MONTEREGGIONE-ALTA-DA-MURALHA.jpg
As muralhas de Monteriggioni e suas torres

E para comer?

Há pouco restaurantes onde se comer em Monterteggioni. Um deles, aliás, fica na pracinha. A comida local consiste principalmente de especialidades toscanas. Não podia, portanto, faltar nos menus o famoso pappardelle al ragu de javali. Para se hospedar, saiba quase todos os hotéis ficam fora da cidade, rodeados de verde, num ambiente rural. De qualquer forma, a grande maioria das pessoas, principalmente quem está motorizado, costuma fazer um bate e volta, num passeio que geralmente inclui igualmente San Gimignano.

O Museo deeele Armature

Mesmo tão pequeno, esse centro histórico abriga também um pequeno museu: o Museo Delle Armature – Monteriggioni, dedicado a armas e armaduras da Idade Média. A curiosidade é que você pode experimentar os capacetes e outras partes das armaduras ou empunhar uma espada e outras armas medievais e renascentistas e saber mais sobre as técnicas de cerco das cidades muradas da época. Se você estiver com crianças elas o levarão até esse museu!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MONTERIGIONNI-MONTGEM-LICENCIAEL-ARMADURAS.jpg
Armaduras medievais

Festas

Giostra (torneio) di Monteriggioni

O evento ocorre anualmente no final do mês de junho. Como mencionamos, trata-se de um torneio. Dois cavaleiros vestidos com armadura se enfrentam como acontecia durante a Idade Média. O evento inclui outros jogos com cavaleiros armados, a cavalo, encenações dos combates ocorridos em Monteriggioni em 1269 entre cavaleiros fiorentino e seus inimigos, de Siena.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MONTERIGIONNI-LICENCIAVEL-FESTA-M3DIEVAL.jpg
Monteriggioni Medievale

Festa Medieval de Montereggionni

Em julho, durante suas duas primeiras semanas, acontece a Festa Medieval de Montereggionni. O evento inclui desfiles, todo mundo vestido com roupas medieval, cavalheiros com armaduras, nobres, damas, camponeses .Interessante para sabermos como as pessoas se vestiam na Idade Média. Há, igualmente, apresentação de músicas e danças da Idade Média. Até os restaurantes locais servem também pratos do período medieval! Sites: Monteriggioni e Monteriggioni Medievale

BLOGS DE TURISMO SOBRE A TOSCANA
Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo * Dicas sobre a Toscana * Florença 
Atrações turísticas em Florença * Centro da Itália * Pisa * Lucca Monteriggioni, na Toscana
 * San Gimignano, a cidade mais medieval da Itália 

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ITÁLIA
Hotel na Itália O que fazer, dicas e roteiros no sul da Itália * Conheça Bari, na Puglia * Lecce na Puglia
Alberobello na Puglia * Nápoles  * Matera, na Basilicata  * Capri * Pompéia * Ercolano
Costa Amalfitana sul da Itália  * Atrações arqueológicas em Roma *  Dicas sobre Roma
Os loucos costumes da Roma dos Césares  * Roma, os melhores bairros onde e hospedar
 * Vinhos na Europa * Lago Maggiore Lago di Como * Dicas sobre Veneza

PARA ACESSAR TODOS NOSSOS VÍDEOS E BLOGS SOBRE OUTROS PAÍSES: Índice Geral

GALERIA DE FOTOS : A MELHOR MANEIRA DE ESCOLHER O DESTINO QUE COMBINA COM VOCÊ:
Galeria de fotos: norte da Itália 
Galeria de fotos: Centro da Itália 
Galeria de fotos: sul da Itália

Todas cidades toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

Pisa

Sonhos de Viagem

Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo

Sonhos de Viagem

Lucca

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x