Dicas de Viagem

Você quer viajar? Fala inglês, francês, alemão ou outras línguas?

Antes de mais nada, é bom saber que os comentários desta postagem são dirigidos principalmente para quem quer viajar por conta própria. Em suma, como nós mesmos do Canal do Youtube “Sonhos de Viagem”. Se você pegar uma excursão de uma agência de turismo fica mais fácil: é só acompanhar os demais e o guia.

Você quer viajar? Pastor na Serra da Estrela em Portugal

Há, porém, muitos lugares que você pode visitar por conta própria, falando apenas português. O Brasil, em primeiro lugar, é claro, mas Portugal igualmente. Depois temos os países de língua espanhola – Espanha, toda a América do Sul, América Central, muitos lugares no Caribe, México, onde com certa facilidade você consegue se fazer entender.

Um aplicativo quebra-galho

Encarar outros destinos, porém é complicado para quem não fala língua alguma, além do português. Um quebra galho é ter um aplicativo de tradução simultânea. O ideal, porém, é, se você pensa em viajar sempre que possível, é ir aprendendo línguas. O convívio por gente da terra ajuda demais.

Você quer viajar?:nNo Peru, mesmo falando um espanhol enrolado você se vira

Falar inglês

Não somos apaixonados pela língua. Apenas nos rendemos á evidência: quem quer viajar, correr mundo, precisa falar pelo menos um inglês básico. Afinal, o inglês é a língua oficial de muitos países importantes, a começar por Reino Unido, USA, a maior parte do Canadá, Nova Zelândia, e muitos pequenos países no Caribe, África etc. Quem não fal inglês terá que pegar uma excursão organizada. Nem todos curtem.

Você quer viajar? Christchurch, na Nova Zelândia, a língua inglesa na Oceania

A língua universal

Em suma, o inglês é a única língua que pelo menos algumas pessoas entendem alguma coisa em praticamente todo lugar do planeta. Na Ásia principalmente, o inglês foi nossa língua de comunicação na Índia, Nepal, Tailândia, Cambodia, Siri Lanka etc. Imaginem termos que aprender nepalês, tailandês, hindi etc.. .Iríamos pirar! É uma pena que falam muito mal a língua e compreendem muito pouco. É normalmente nos hotéis que cruzamos com pessoas que falam um inglês melhorzinho.

Você quer viajar?: Delhi, Índia: o inglês é uma das 15 línguas oficiais do país

A importância de um vocabulário mínimo

Portanto, um vocabulário mínimo você precisa ter. Em suma, conhecer pelo menos números, dias da semana, o nome dos meses, conhecer alguns verbos como o To Be, o To Have, To want, To Go etc. É obvio, porém, que se você fala a língua do país que vai visitar (por exemplo, está indo para a Alemanha e fala alemão) esqueça nossos comentários sobre a importância do inglês…

Falar francês

Língua nacional da França, parte da Suíça, Bélgica, no Canadá (Québec), Líbano, África do Norte, vários países na África Negra, e na Polinésia francesa. Mais do que o inglês, o francês é minha segunda língua por ter morado e estudado muitos anos na França, sem falar de 6 meses em que vivi na Bélgica.

Você quer viajar? Tahiti, na Polinésia francesa, a língua francesa muito longe de Paris

Francês, não é tão útil como o inglês, mas às vezes quebra um galho

Enfim, tenho cruzado em toda a Europa com algumas pessoas que falam francês, na Grécia, Itália e até na Alemanha. O idioma já me quebrou muitos galhos na Grécia, na Turquia e, na Síria.
Em francês são igualmente os livros que vou comprando em minhas viagens, uma leitura mais agradável do que em inglês. Assim, faço a festa naqueles sebos do Bd. Saint Michel, com ótimos títulos, a preço de banana. Finalmente, quem se lembra daquela propaganda da Aliança Francesa: “Le Français fait la diférence“? É verdade, inglês hoje em dia quase todo mundo fala alguma coisa. O francês faz de fato a diferença.

Você quer viajar?: Paris, o berço do francês

Falar alemão

Poucos brasileiros falam alemão, mas, é uma língua importante, falada na Alemanha, Áustria, a maior parte da Suíça e igualmente segunda língua no leste europeu, compreendida por muita gente na Rep. Tcheca, Hungria, Polônia, Letônia, Lituânia, Estônia etc. Geralmente, porém, quem estuda alemão tem intenção de morar na Alemanha, fazer um estágio, algo assim. Enfim, nem Ketty, nem eu entendemos essa língua.

Você quer viajar? Salzburgo, na Áustria, um país de língua alemã

Falar italiano

O italiano só é falado na Itália. Por outro lado, a Itália é um dos mais fascinantes e belos países do mundo. Sempre acabamos por visitar mais de uma vez. Para nós do “Sonhos de Viagem” não é um país para se visitar, mas para se frequentar.
Se você já fala francês, além de português, vai entender muito mais facilmente o italiano.

Você quer viajar? Toscana, Itália

Um idioma fácil para quem já fala francês

A fonética para nós é muito fácil, a estrutura gramatical, com o uso do passado composto é semelhante á francesa. Eu, na verdad,e estudei somente seis meses de italiano no Dante Alighieri, mas depois consegui uma bolsa verão de um mês em Veneza e em seguida viajei durante 3 meses com fiorentinos no Nepal. Óbvio que alguma coisa eu aprendi e, percorrendo a Itália de carro, me viro bem.

E o português de Portugal?

Você quer viajar? Valença do Minho

Estive várias vezes em Portugal, principalmente quando morava na Europa. Pegava o carro e ia. Estou, portanto, bem acostumado com o sotaque lusitano e ás palavras que não utilizamos no Brasil. Mesmo assim, quando compramos num sebo em Bangkok, um raro livro em português de Portugal, notamos que a maneira de escrever é diferente, muitas palavras não sabíamos a significação.
O português falado em Lisboa, Porto, Coimbra, é muito mais fácil de entender do que o do interior do país. Eu, que viajei muito com argentinos na Ásia e na América do Sul, entendo melhor o espanhol falado pelos portenhos do que o português de Trás-dos Montes…

Outras línguas

Na verdade, além dos idiomas mencionados, é sempre útil falar outros idiomas. Quando você menos espera esse conhecimento quebra um galhão. Foi assim em Katmandu. No hotel que ficamos em Katmandu o inglês de alguns funcionários era bem sofrível.

Você quer viajar? Eu nunca imaginei, mas o japonês falado por Ketty nos seria útil

Mesmo o japonês pode quebrar um galho

De repente descobrimos que o gerente de nosso hotelzinho morara no Japão e falava a língua muito. Ora, Ketty morou 16 anos por lá, fala, lê e escreve japonês e isso facilitou muito nossa comunicação. Como, por exemplo, explicar em detalhes como queríamos nosso ovo half-boilled no café da manhã…

Línguas são uma curiosidade

Nosso costume é sempre procurar aprender palavrinhas em tudo quanto é língua. Assim, biralo, significa gato (era só deixar a janela aberta em nosso hotel em Kamandu, que um biralo se instalava em nossa cama… ) Cachorro é kukura. São só dois exemplos.
Na Rep. Tcheca bunda significa jaqueta ou casaco.Ou seja, nas “pivarnas” (cervejarias), você chega, pendura sua bunda num cabine, instala-se numa mesa e pede uma “pivo (cerveja gelada).

Você quer viajar? Se você não fala tcheco, com o inglês você ser vira.

Assim igualmente, na Tailândia, onde ficamos quase um ano sem poder voltar para casa por causa da pandemia, também apendemos umas palavrinhas, como swạs̄dī txn chêā significa bom dia e Kkhxbkhuṇ māk. Para nós chega a ser divertido e de alguma utilidade. Claro que sorriam educadamente em razão de nosso sotaque. Mas, tente você pronunciar essas palavrinhas tailandesas…

Você quer viajar? Que línguas você fala?

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

034 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Os confrades mochileiros

Sonhos de Viagem

Países baratos e incríveis: Cambodia

Sonhos de Viagem

Serviços úteis para turistas (e paulistanos!) em São Paulo

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x