Europa

Costa Amalfitana, na Itália | O que fazer, dicas e roteiros:

Sobre a costa Amalfitana

A Costa Amalfitana, na Itália, que começa ao sul de Nápoles, estende-se por aproximadamente cinquenta quilômetros, desde Vietri sur Mare, até a Península de Sorrento, onde fica a cidade de mesmo nome. A partir de Nápoles, ela pode ser percorrida de ônibus, de carro ou de barco.
Prepara-se para fortes emoções. De um lado paisagens deslumbrantes. De outro, junto da estrada, o abismo de centenas de metros, aguardando os descuidados…
Cenário de filmes famosos, clássicos (em preto e branco) foram rodados pela Costa Amalfitana. Super charmosa, é um dos destinos mais procurados em toda a Itália em razão de sua beleza natural, caracterizada por rochedos abruptos sobre o mar. E, não é por acaso que a Unesco declarou a região Patrimônio da Humanidade.

Costa Amalfitana, Sul da Itália

Como ir

Não há voos diretos do Brasil para a Costa Amalfitana. Você terá que tomar um avião para Roma e de lá tomar um trem para Nápoles (sai mais barato e mais rápido do que a conexão aérea). De Nápoles há ônibus, trens e barcos para todas as localidades da Costa Amalfitana. Da Costa Amalfitana, sobretudo se você estiver de carro poderá também visitar Pompéia e Herculano.

Costa Amalfitana, sul da Itália

Como visitar a costa Amalfitana

Vínhamos do extremo sul da Itália. Ou seja, entramos na Costa Amalfitana por Vietri Sul Mare, sempre acompanhando o oceano, à nossa esquerda. Assim, avançávamos pela tortuosa estradinha escavada no paredão rochoso de toda a Costa Amalfitana, com seu mar azulão de dar gosto. Em suma, uma paisagem simplesmente inesquecível, que tornou a Costa Amalfitana um dos principais destinos dos que visitam a Itália.

Planejando a visita pela Costa Amalfitana e proximidades

Uma das primeiras coisas que fizemos foi, portanto, estender sobre a cama um mapa do sul da Itália. Afinal, tivemos a precaução de comprar um no aeroporto de Fiumicino, logo ao desembarcar na Itália. Assim, planejamos roteiros. Sem pressa.
Durante dois ou três dias iríamos, portanto, simplesmente flanar pela Costa Amalfitana, visitando tudo o que estivesse em nosso caminho, como Maiori, Minori e Atrani. A idéia, porém, era nos dedicarmos a Amalfi, em primeiro lugar.

Visitar a Costa Amalfitana de carro

Se você pretende alugar um carro, saiba que há muitas locadoras de veículos em Nápoles. Considere, porém, que guiar no sul da Itália, é tarefa para motoristas cuidadosos… Pessoalmente adoro o jeitão alegre do povo de Nápoles, uma gente que parece de bem com a vida. Isso, entretanto, não me impede de ficar preocupado com a criatividade dos napolitanos ao volante.

De Nápoles para a Costa Amalfitana

Vindo de Nápoles, para alcançar a Costa Amalfitana, tendo o mar à sua direita, siga à na direção de Sorrento, pegando a A3, depois a S145, rumo ao sul – direção de Positano. Em Positano, cidade muito graciosa, que igualmente merece uma visita, siga pela SS163, direção Amalfi e Salerno.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA-AMALFITANA-CARRO.jpg

Onde estacionar?

Sabíamos que o estacionamento na Costa Amalfitana era algo complicado e, assim, na nossa primeira visita a Amalfi fomos a pé até a cidade para sondar a situação. Ao chegar deparamos com os estacionamentos gratuitos quase lotados. Isso na baixa temporada. Fico imaginando a encrenca que deve ser conseguir uma vaga para estacionar na alta estação.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é costa-amalfitana-estacionamento.jpg
Estacionamentos quase sempre lotados: um problema na Costa Amalfitana

Visitar a Costa Amalfitana de barco

A outra opção é o barco de Nápoles para Amalfi e outros lugares. Desta vez, porém, podendo apreciar a Costa Amalfitana com tranquilidade e igualmente de outro ângulo., de baixo, avitada do mar. Enfim, há barcos de Nápoles, para todas as cidades da Costa Amalfitana, como Sorrento, Amalfi, Positano etc. Essas embarcações, porém, podem não funcionar se as condições do mar, em um dia tempestuoso, não forem as melhores. Isso ocorre mais costumeiramente durante o inverno. Porém nós, no outono, já pegamos alguns dias de mar agitado, com ondas invadindo o estacionamento.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é BARCO.jpg
Barco, uma boa opção nos dias de mar tranquilo

Evite o mar barco em dia de mar agitado

Não diríamos que chega a ser perigoso, afinal, se houver risco os barcos nem chegam a deixar seus portos. De qualquer forma não é muito agradável navegar em dia de mar agitado. Fica difícil até para quem deseja tirar boas fotos. Ainda mais, se você tiver estômago sensível poderá igualmente se sentir nauseado. Um comprimido de dramin sempre ajuda, mas não é o ideal tomar barco com tempo ruim.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é costa-amalfitana-amalfi-mar-agirado.jpg

Barco e carro duas experiências diferentes na Costa Amalfitana

Nós visitamos a Costa Amalfitana de carro, depois de barco. São experiências completamente diversas. Vale a pena tentar fazer uma vez de carro (ou ônibus) e outra de barco para aproveitar de visuais diferentes do lugar. O visual dos povoados que parecem pendurados nos rochedos que acompanha a Costa é ainda mais impressionante apreciado mais de longe, do oceano, de onde você tem uma visão panorâmica da Costa Amalfitana. De carro, entretanto, você pode procurar um belvedere onde para e fotografar quando quiser. Uma dica: cuidado onde estacionar, a estrada é estreita e perigosa. Procure se puder um belbedere.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA_AMALFITANA-ONDAS.jpg
Costa Amalfitana, no outono.

Igualmente, o barco valeu muito a pena, porque eu já andava meio cansado de ficar com os olhos fixos naquela estrada estreita e cheia de curvas. Assim pude relaxar, abrir uma cerveja e desfrutar daquela paisagem única.
Em cada localidade junto do porto, você verá as placas com as bilheterias de compras de passagem para todos lugares na Costa Amalfitana.

Minori, ao sul de Amalfi

A melhor época para visitar a Costa Amalfitana

Nós viajamos pela Costa Amalfitana no mês de novembro. Não estava frio, apenas fresco, principalmente à noite. Alguns dias, porém, eram ventosos e éramos obrigados a vestir uma jaqueta de couro.
Eu já estivera antes na Costa Amalfitana, em pleno verão. Os dias eram ensolarados e quentes, às vezes, o calor incomodava. O excesso de turistas igualmente.
De modo geral primavera e outono têm temperaturas bem mais agradáveis. Evite o auge do verão . No inverno o mar pode estar agitado e tornar impossível  passeios entre as localidades da Costieira.

Costa Amalfitana, Sul da Itália

Onde se hospedar na Costa Amalfitana

Escolha e reserve seu hotel na Costa Amalfitana

Essa é uma das principais dúvidas do turista, afinal desde Positado e Sorrento , no extremo norte da Costa até o extremo sul da Costa Amalfitana, o que não falta é opção do hotéis ao bordo da estrada em encostas bem em frente ao mar, com lindas vistas.
Olhando o mapa vimos que a partir de Amalfi, por exemplo, era possível visitar não apenas a Costa Amalfitana, porém, igualmente seus arredores. Assim, resolvemos fazer de Amalfi a nossa base. Essa antiga república marinara é, aliás, uma das cidadezinhas mais graciosas e interessantes da Costa Amalfitana. Ou seja, de visita obrigatória.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA-AMALFITANA-CIDADE.jpg

Amalfi, uma localização perfeita

Ainda mais, Amalfi é uma cidadezinha tranquila, fácil para nos locomovermos a pé. Aliás, rodar carro por suas ruelas estreitas, nem pensar! Uma vez o fizemos. A ruazinha, suficientemente larga para nosso veículo, foi se estreitando cada vez mais, até que ficou impossível avançar. Tivemos que voltar de ré, tomando extremo cuidado para não arranhar o automóvel.
Por outro lado, fora do meio urbano, o carro era o meio de transporte perfeito para visitar tudo nas proximidades de da cidade de Amalfi.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA-AMAFITANA-AMALFI-1.jpg
Amalfi, a principal cidade da Costa Amafitana

Nossa procura de hotel na Costa Amalfitana

Fugindo ao nosso costume, desta vez, excepcionalmente, por estarmos no auge da baixa estação não tínhamos reservado nada. Estávamos, entretanto, de carro, dava para dar um rodada e pesquisar. Uma sucessão de hotéis espalhava-se ao longo de nosso caminho. Assim, quando demos uma parada, onde o acostamento era mais largo, vi que do outro lado da estrada existia um hotel. E a vista era magnífica.

Um preço surpresa

Fiquei na dúvida, o hotel jeitão de elegante e caro, ou seja, acima de nosso orçamento de viagem. Resolvi, entretanto, apenas por curiosidade, perguntar o valor da diária, já notando que o estacionamento do hotel, do outro lado da pista, estava meio vazio, com apenas três automóveis. Quando me aproximei da recepção dei uma olhada de canto de olhos para a tabela se preços das habitações. Tudo acima de 200 euros…

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é costa-amalfitana-vista-do-hotel.jpg

Quase dei meia volta. A recepcionista, porém, já me cumprimentava com um buongiorno sorridente. Retribuí o cumprimento e perguntei o preço. Informou-me, um pouco surpresa, porém, de ver gente como nós, simples turistas, falando com ela em italiano. A ragazza disse que o hotel tinha uma área em reforma e que, assim, estava quase vazio. Acrescentou que poderia me fazer oitenta euros se ficássemos mais de 3 dias. Mal acreditei. Não era um pequeno desconto. Era um mega desconto!
A tal reforma era em outra ala, longe de onde iríamos ficar. Em suma: os trabalhos não nos incomodaram em nada.
Ainda mais, tínhamos estacionamento gratuito na frente do hotel.

Apenas oitenta euros!

Uma varanda com vista do Mediterrâneo

Nossa intenção era ficar pelo uma semana na Costa Amalfitana. Assim, poderíamos visitar toda a essa costa maravilhosa bem facilmente. Dessa forma, resolvemos nos instalar nesse hotel como nossa base para visitar tudo de carro, visto o lugar estratégico onde nos hospedamos. Pegamos um quarto magnífico com terraço voltado para o Mediterrâneo, com direito a um amanhecer colorido.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA-AMALFITANA-HOTEL-DUPLA.jpg

Café da manhã perfeito

Um lauto café da manhã, estilo bufett, estava incluído na diária, incluindo diverso tipos de frutas, queijo, variedade de pães, frios, ovos mexidos. O clima também estava uma delícia, uns 22 graus, temperatura de avião.Durante o dia uma camiseta e um blusão leve bastavam. Estávamos apenas a dez minutos de caminhada Amalfi, situada a somente um km mais ao sul, descendo a encosta.

Atrações na Costa Amalfitana

Amalfi, nossa base

Amalfi é a pérola do turismo da Costa Amalfitana, o tipo de lugar imperdível tanto por sua localização como pela atrações na cidade e nas proximidades. Com pouco mais de 5.000 habitantes atualmente, tem um rico passado. Foi, já no final da Idade Média, uma  importante republica marinara independente, que disputava o domínio do comércio no Mediterrâneo com Gênova e Veneza.

Costa Amalfitana, Sul da Itália

Amalfi pode, de fato, ser uma base muito prática para se visitar todo o litoral amalfitano.

Resolvemos, ainda mais, acrescentar atrações no alto da colina, mas junto do oceano, como Ravello. Da mesma forma, incluímos em nosso roteiro lugares a uns 40 km costa, como Pompéia e Herculano, que valem a pena visitar a partir de Amalfi se você estiver de carro (assim, em uma hora de automóvel é possível, num bate e volta, dependendo do trânsito visitar Pompéia e Herculano)

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é AMALFI-001.jpg

Nossas compras

Especiarias divinas

Chama a atenção em Amalfi as inúmeras lojinhas vendendo especiarias deliciosas e, em geral pouco conhecidas dos brasileiros, além de frutas secas e frescas e guloseimas tentadoras. Vendem igualmente azeites de oliva virgem em pequenas garrafas, cada um com um “perfume” especial, como laranja, tangerina, menta, por exemplo. Trouxemos vários!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é C-AMALFITANA-1500-80554-1024x768.jpg
Amalfi, na Costa Amalfitana, no sul da Itália, especiarias divinas

E os doces e sorvetes?

As confeitarias na Itália são famosas, em toda Península Italiana, de norte ao sul do país. Ou seja, uma tentação capaz de desmoralizar qualquer regime. Parávamos em frente de uma daquelas vitrines, namorando aqueles doces um bom tempo, antes de nos decidir. Afinal eram todos uma tentação. Folheados de chocolate com creme, tortas criativas… De babar! Isso sem falar nos sorvetes os mais variados.

Para trazer para o Brasil

Vimos igualmente diversas lojas que vendiam patés de todo tipo que tinham em comum o fato de serem deliciosos. Isso sem falar em geleias, doces, compotas. Quase sempre dispunham de embalagens ideais para viagens, podendo ser transportadas na mala de compartimento dos aviões sem risco. Amantes de gastronomia, tivemos que nos controlar para não sobrecarregar em demasia nossas mochilas.

Atrações em Amalfi

Duomo di Sant’Andrea

Amalfi tem algumas atrações que merecem uma visita. É o caso do Duomo di Sant’ Andrea. É simplesmente impossível você não deparar com ele ao visitar Amalfi: é grandioso. Sua construção, iniciada no século IX a.C, chama a atenção de arquitetos e pessoas ligadas em arquitetura. Afinal, reúne elementos de diferentes estilos, – bizantino, barroco e normando com influências árabes.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é COSTA-AMALFITANA-DUOMO.jpg
Duomo de Amalfi

Museo de la Carta

O Museo de la Carta, ou Museu do Papel, em Amalfi funciona em uma antiga fábrica de papel semi-artesanal do século XVI. É interessante, aliás conhecer o processo de fabricação de papel na Idade Média, um sistema semi-manual, com o uso de algumas máquinas movidas por energia hidráulica. Dessa forma, gigantescos martelos de madeira movido por rodas d´água esmagavam a matéria prima, como trapos, restos de algodão e cânhamo (fibras de maconha usadas também na fabricação de tecido). Na época não sabiam que aquilo servia para fumar, como alguns outsiders fazem hoje em dia…
A fábrica vende papel artesanal em sua loja.

Museo de la Carta

As encantadoras cidadezinhas próximas de Amalfi

As cidadezinhas próximas de Amalfi, como Atrani, Minori e Maiori, são uma espécie de continuação da Costa Amalfitana para quem pega estrada em direção a Salerno, mais ao sul. Ou seja, Atrani, por exemplo, fica praticamente grudada a Amalfi e nem sempre sabemos os limites entre as duas. Atrani pode ser visitada a pé a partir de Amalfi. Minori fica três quilômetros de Amalfi e Maiori um quilômetro mais para frente. É o tipo de passeio que, quem curte caminhar, encara facilmente.
Todos esses lugares são muito semelhantes, com suas construções brancas, ruelas e pracinhas.

Atrani, na Costa Amalfitana

Ravello

A poucosquilômetros de Amalfi, pegando a esquerda, se o mar estiver à sua direita, você irá deparar com placas indicando Ravello. Antes de mais nada, saiba, que terá que enfrentar uma subida íngreme e cheia de curvas. Por sorte são menos de oito km de estrada.
Um problema, porém, é achar onde estacionar. Assim, o melhor é deixar seu carro um pouco antes da cidade, junto à estrada mesmo. Você pode, igualmente, tomar um ônibus em Amalfi, e chegar a Ravello sem dificuldade.

Descendo a montanha rumo a Amalfi, vista panorâmica dos pequenos povoados das encostas

O festival de música de Ravello

Ravello é famosa por seu festival de música, iniciado no ano 1954, em homenagem ao compositor alemão Richard Wagner que visitara e se encantara com a cidade quando a visitou no longínquo ano de 1880. Inicialmente o festival era voltado exclusivamente para a música clássica. Mas os tempos mudaram. Hoje o Festival inclui uma diversos outros gêneros musicais, como música de câmara e até jazz e outros estilos modernos. Atualmente a programação de Ravello está ainda mais diversificada e inclui danças e shows artísticos. O festival se estende desde o final de abril ao início de outubro.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ravello-dupla.jpg

A Cidade da Música

É em Ravello, na Vila Rufolo, que ocorrem todos os verões festivais de música clássica em um lindo jardim de frente para o Mar Tirreno. Assim, Ravello é conhecida como “Cidade da Música”.
Outra Villa linda em Ravello, é a Villa Cimbrone, com espetaculares jardins e sofisticada arquitetura.
Por ficar situada num dos pontos mais elevados da Costa Amalfitana, as vistas do litoral e das montanhas próximas, com minúsculas aldeias, são lindas.

Vladimir Shklyarov e Maria Shirinkina no Festival de Ravello

Positano

Positano tem apenas uns quatro mil habitantes, mas é uma das principais cidades da Costa Amalfitana. Positano ficou famosa depois que serviu de cenário para algumas tomadas do velho clássico “La Dolce Vita“. Na realidade, é a preferida por muitos ricos e famosos desde a década de 1950. Por isso mesmo, é repleta de boutiques de luxo, de alta costuma, que reúne novos talentos. Da mesma forma, é conhecida por sua gastronomia sofistica e, diga-se de passagem, frequentemente cara.

Positano, na Costa Amalfitana

Uma cidade na vertical

A cidade é curiosa,igualmente, por ter sido construída quase na vertical em terraços irregulares. Possui apenas uma longa rua que começa na rodovia elevada junto dos penhascos, desce até o centro e continua, desta vez subindo a encosta e retornando à rodovia.
Junto ao mar, na sua praia, ficam diversos restaurantes, lotados no verão, com todo mundo disputando mesas de frente para o oceano. Afinal, a baía com seu pequeno porto, onde desembarcam passageiros vindos de Nápoles, e de toda a Costa Amalfitana é uma graça.

Positano, na Costa Amalfitana

Sorrento

Sorrento, na Costa Amalfitana, na Itália, é um dos principais destinos turísticos da região, e que não podíamos perder nesse roteiro pelo sul da Itália. Afinal, a cidade tornou-se conhecida desde os tempos do Grand Tour, a partir do século XVI. Ou seja, um tour pela Itália realizado por personagens como Goethe, Nietzsche, Byron, Keats, Wagner e Ibsen. A cidade fica do outro lado da península do o mesmo nome, na ponta sul da Costa Amalfitana, do ponto vista geográfico não faz parte desse trecho do litoral amalfitano. Na prática, porém, ela tem o mesmo ambiente, a mesma arquitetura de outros localidades e paisagens, até certo ponto, semelhantes, salvo pelo fato de Sorrento ficar à beira do mar, mas sobre penhascos, um inegável charme.
Assim, frequentada desde a década de 1950 pelos ricos e famosos, tornou-se um centro de alta cultura, o que explica o grande número de boutiques sofisticadas.
Turismo: : [email protected]

Sorrento, na Costa Amalfitana

Veja outras matérias sobre a Itália:

Assuntos Relacionados:

  1. Hotel na Itália – Itália geral
  2. O que fazer, dicas e roteiros: sul da Itália
  3. Conheça Bari, na Puglia  sul da Itália
  4. Turismo em Lecce – Puglia  sul da Itália
  5. Alberobello no sul da Itália  sul da Itália
  6. Matera, na Basilicata  sul da Itália
  7. Turismo em Lecce – sul da Itália
  8. Conheça Capri, a pérola do turismo italiano – sul da Itália
  9. Costa Amalfitana, na Itália  sul da Itália
  10. VIDEO – Costa Amalfitana
  11. Nápoles – sul da Itália
  12. O que fazer em Pompéia – sul da Itália
  13. VIDEO – Pompéia e seus corpos petrificados – sul da Itália
  14. Ercolano – sul da Itália
  15. Centro da Itália
  16. Atrações arqueológicas em Roma – centro da Itália
  17. Os loucos costumes da Roma dos Césares – centro da Itália
  18. Roma, os melhores bairros onde e hospedar – centro da Itália
  19. Nossas dicas sobre Roma na Itália – centro da Itália
  20. Florença – centro da Itália
  21. Atrações turísticas em Florença – centro da Itália
  22. Dicas sobre Veneza – no norte da Itália 
  23. Lago di Como – norte na Itália
  24. Lago Maggiore, viagem pelo norte da Itália

GALERIA DE FOTOS : A MELHOR MANEIRA DE ESCOLHER O DESTINO QUE COMBINA COM VOCÊ. Gostou do sul da Itália? Conheça outras macro-regiões italianas:
Galeria de fotos: norte da Itália 
Galeria de fotos: centro da Itália 
* Galeria de fotos: sul da Itália

As cidades italianas costumam ter ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Itália

Posts Relacionados

Lua de mel em Istambul

Sonhos de Viagem

06 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Afeganistão

Sonhos de Viagem

05 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – o Irã que conhecemos

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x