Planeje sua Viagem

A bagagem certa para sua viagem

Bagagem de compartimento e bagagem de mão – o que vai onde

Que mala levar?

Isso depende do tipo de viagem que você vai fazer. Se for, por exemplo, percorrer a trilha inca ou fazer trecking no Nepal, o melhor é, sem sombra de dúvida, a mochila. Porém, atenção, estamos falando de uma mochila pequena, que não seja pesada demais. E também é bom lembrar que deve escolher roupas e sapatos adequados a esse tipo de aventura.

Mochila para a viagem certa

Mas, se for visitar cidades europeias, com calçadas decentes, leve mala de rodinha. A roda surgiu na mais remota antiguidade justamente para as pessoas não fazerem força, carregando coisas nas costas. Em suma, em Paris, Londres ou Zurich você não precisa ficar brincando de Indiana Jones e circulando o dia todo de mochila nas costas. A mala ou mochila também devem ser leves e resistentes e com chave.

Mala de rodinha: em cidades é a mais prática

Finalmente, temos a mala-mochila. Tem rodinhas embutidas se precisar, e também alça para ser carregada nas costas. É nossa preferida.
Evite também, seja mala, seja mochila peças, muito grandes. Para que viajar com uma mala enorme, trambolhosa, um inferno para ser rebocada ou para subir num trem, por exemplo. E evite, igualmente, não apenas malas muito grandes, mas, igualmente levar mais de uma mala de compartimento. É sempre bom ter uma mão livre.

Nem malas gigantescas nem numerosas…

O que achamos muito prático é ter igualmente uma bolsa de algodão à tiracolo ou mochilinha pequena e dobrável com um mínimo de coisas, se você for passar uns dois ou três dias em algum lugar, deixando o resto da tralha mais pesada no hotel onde vai retornar. Pode ser útil também numa viagem de ônibus ter consigo algumas coisas a bordo. Essas mochilinhas servem também como bagagem de mão quando você tomar avião.

Bagagem prática para compartimento

Fazendo as malas

Antes de mais nada, um conselho: evite excesso de bagagem. Ainda no Brasil selecione a roupa que pensa em utilizar considerando clima e tipo de lugar que vai frequentar. Não é preciso querer dar show de elegância só porque vai a Paris. Em quase todo lugar do mundo turistas se vestem de modo prático, tipo tenis, jeans e blusão de nylon, às vezes de couro, nossa preferência. Com um casaco de couro de boa qualidade você pode ir praticamente em qualquer lugar. Se fizer questão de mais elegância, se for numa festa, algo assim, use sapatos de couro e um lenço fino (foulard) de pescoço.

Blusão de couro, prático para quase qualquer viagem

O certo é você traçar seu figurino aqui no Brasil antes de partir.Vai levar o pulover preto para usar com jeans? O importante é não levar um monte de roupas diferentes para tentar combiná-las por lá. (Será que essa blusinha rosa-cheguei combina com uma calça cor de abóbora?) Ou seja, coloque na mala roupas que você já sabe que vão bem entre si. Lembrando que, as roupas de tons beje, azul-marinho, cinza, ou negro combinam com quase tudo. Enfim, o conjunto jeans+camiseta continua sendo o uniforme imbatível dos viajantes.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-289.png
Jeans, semprep ráticos em viagem

Dica: se quiser evitar que suas roupas se amassem, separare-as dobradas dentro de pequenos sacos plásticos ou enrolem-nas como na foto. O ideal, aliás, é levar roupas de tecidos que não amassem, é muito mais prático. Nós do “Sonhos de Viagem”, particularmente, gostamos de camisetas de malha de algodão ou de lãzinha de gola roulê que, além de tudo, são elegantes com um blusão ou blaser.

A arte de arrumar uma mala

A roupa polar

Outra coisa: no frio bravo apenas de jeans ninguém aguenta. O que fazemos é utilizar por baixo uma roupa polar. Roupa polar é uma roupa térmica justinha no corpo, como uma segunda pele. Ela nos deixa parecidos com um bailarino ou bailarina russa, a roupa é super justinha no corpo… Talvez, quando nos olhemos no espelho achemos até engraçadas essas roupas polares. Mas, funcionam muito bem nos climas frios. Ainda bem que são usadas por baixo de tudo. Ou seja, você não vai se exibir assim na rua nem corre o risco de ser contratada (o) por algum agente do Balé Bolshoi de Moscou.

Roupa polar usada por baixo quebra um grande galho no inverno em países frios

Nos climas frios

Nos climas realmente frios é bom usar calça de lã ou de veludo grosso, vestimentas que devem igualmente ser usadas com roupa polar por baixo. Há pullover leves, de lã caxemir, mas bastante quentes, e que você pode usar debaixo de um casaco de couro, por exemplo. Pulovers pesados são frequentemente incômodos debaixo de um casaco de nylon ou de couro, nos deixando volumosos como ursos. Enfim, o importante é não passar frio. Por isso mesmo, é bom pensar em proteger também os pés, com sapatos forrados e meias de lã, e a cabeça com gorro igualmente forrado, com abas que protejam o rosto.

Invernão pesado só com roupras adequadas

A arte de viajar só com o necessário

Nós sempre viajamos com pouco abagagem. Normalmente levamos só dois jeans se não estivermos em pleno inverno. Normalmente funciona assim: um jeans nós vestimos, o outro fica na prateleira do hotel ou foi enviado para a lavanderia. Mulheres podem, concessão ao glamour feminino, levar uma saia, além dos jeans.Homens sóse você for escocês… No que diz respeito a calçados, nós levamos apenas um par de tenis, outro de sandália e um para de sapato mais social, de couro, para as chamadas grandes ocasiões.
Importante: no frio e em lugares chuvosos evite solado de couro, que enxarca e gela os pés, o que faz um mal tremendo. Utilize sempre um reforçado solado de borracha

É importante igualmente que o calçado que será usado na viagem seja confortável

Tudo depende do tipo de viagem que estamos fazendo. Às vezes levamos apenas um sapatenis e sandália. No conjunto, mesmo que pensemos em viajar meses, ou mesmo um ano, pensamos em bagagem para uma semana. Ou seja, sujou, manda lavar. E, peças íntimas, bem como meias, lavamos no banheiro do quarto na torneira da pia mesmo. Em outras palavras, não é preciso trazer de volta para o Brasil um monte de roupa suja. Finalmente, para climas quentes, dois maiôs e duas bermudas está bom demais. Na verdade passamos quase um ano em uma ilha tailandesa só de maiô e ocasionalmente vestindo uma bermuda, roupa ideal tanto para climas tropicais como para usar também no verão em qualquer cidade européia. Ou em São Paulo, na rede, esprando para sumir de novo pelo mundo…

Bermuda super útil nos climas mais quentes

Sempre o mesmo esquema: uma peça no corpo, outra no armário ou lavando. E, evidemente, se vai ficar em lugar de praia deve trazer chapéu ou boné, óculos escuros e protetor solar. Por último tenha em conta que, durante a viagem, se numa emergência precisar de uma camiseta ou um tenis pode comprar esse tipo de coisa em qualquer canto do mundo. Às vezes muito barato, como no Nepal, quando pagamos dois dólares por uma camiseta.

Camisetas a dois dólares em Katmandu

Vamos começar pela bagagem de compartimento, sua mala maior.

A bagagem de compartimento é a mala principal, maior, que você despacha ao fazer o check-in. Hoje, cada vez mais, depois de sequestros e atentados em aviões no mundo todo, o tipo de coisa que vocêr pode levar consigo para dentro do avião está cada vez mais controlado. Assim, reserve espaço na bagem de compartimento. Não se trata apenas de objetos ponteagudos, facas, canivetes, tesouras, mas igualmente vidros com algum produto químico (acetona, moças, não pode!). Nem água pode levar! Se você estiver com sede tem que pedir água para a aeromoça.

Canivetes utilitários como esse suíço são igualmente proibidos
a bordo de qualquer voo.

Na mala de compartimento você leva basicamente roupas e sapatos, além de objetos proibidos na bagagem de mão. Tome cuidado, entretanto com objetos quebráveis, visto a forma como manipulam as bagagens dos passageiros. Embale tudo muito bem. Se um vidro de perfume ou uma garrafa de bebida quebrar, lá se vão suas roupas. O ideal é sempre embalar tudo em sacos plásticos.

Vinho e perfume: transportar na bagagem de compartimento, mas super bem embalados e dentro de sacos plásticos. Pensou no desastre se quebram?

As malas hoje em dia se parecem demais, a maioria é preta, azul-marinho ou marrom, por exemplo. Assim, é fácil confundir. Por isso mesmo sempre colocamos uma fita colorida firmemente amarrada na alça, de modo a tornar nossa bagagem visível bem de longe. Mais costumeiramente também colocamos um papelão rígido com o logotipo do “Sonhos de Viagem”. Se você tem um logotipo seu, de sua empresa ou mesmo pessoal, pode igualmente utiliza-lo. De longe já vai reconhecer sua mala! Naturalmente, coloque seu nome bem visível e mesmo um fone de contato para caso de extravio. Também é bom tirar uma foto de sua bagagem no celular mesmo. Inclusive porque traficantes estão inserindo drogas na bagagem de passageiros, como aconteceu com duas brasileiras que, sem culpa, foram presas na Alemanha. Assim fica mais fácil provar qual é a sua mala de fato e também poder recupera-la mais fácilmente em caso de extravio.

Nosso logo

Outros itens para qualquer viagem

Em todas nossas viagens temos sempre dois necessaires: um de toilette, com shampoo, sabonete, desodorante, absorvente, lâmina de barbear, acetona, lixa e alicatinho de unhas, algodão, pinça, fio dental, pasta de dentes etc. No necéssaire de utilitários leve carregador de bateria, pilhas de reserva, benjamin, uma extensão, sempre útil em certos hotéis, agulha e linha, caneta bic, rolo pequeno de durex, barbante, cola super bond. Cola sdper bond? Vão rir. Pois é, mas uma vez com uma topada eu descolei a sola de meu sapato no Cambodia. Eu tinha super bond e consertei. Ficou ótimo!

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é bolsa.jpg
O precioso nécessaire

Bagagem de mão

Hoje em dia o limite aceito para bagagem de mão, essa que pode ser levada para dentro do avião, deve pesar no máximo dez quilos e deve ser pequena. Nela você deve colocar tudo o que for quebrável, como máquina fotográfica, carregador de celular, por exemplo, documentos importantes, objetos valiosos ou preciosos como a foto da sogra ou algo assim. Também é bom ter uma muda de roupa, como uma camiseta, uma ou duas peças íntimas, etc, para uma emergência se ocorrer extravio de bagagem. Quase sempre bagagens extraviadas são recuperadas. Mas isso pode tomar dois ou três dias.

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
 Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x