Europa

Conheça Herculano, (Ercolano) Guia Completo

Muita gente acredita que basta ver Pompéia, muito maior, do que Herculano, para entender como eram as cidades romanas em seus peeríodos áureos. Nós, porém, pensamos o contrário: as duas visitas se completam em vários aspectos. Dessa forma, depois de visitar Pompéia, tomamos um lanche rápido no carro mesmo e embicamos rumo a Herculano, já pertinho de Nápoles.

Herculano (Erculano), no sul da Itália

Trem

Os trens para os dois sítios arqueológicos partem de Nápoles da estação Garibaldi, ferrovia Circumvesuviana. A viagem até Herculano é rápida. Ou seja, toma pouco mais de vinte minutos. É, aliás, o mesmo trem que vai a Pompéia – mais vinte minutos de viagem.

A visita a Herculano

Panorama de Herculano (Erculano), no sul da Itália

Bem menor do que Pompéia, a cidade de Herculano, sua vizinha, pode, assim, ser visitada mais rapidamente, mesmo por aqueles que não têm pressa.
Herculano e Pompéia tinham igualmente um perfil diverso. Herculano, junto do mar, e que teria fundada por Hércules (êita imaginação…) era mais rica. Seu porto transformou a cidade em importante centro comercial. A prova disso é o grande número de potes de cerâmica destinados a transportar cereais e vinhos.

Construções em Herculano (Erculano), sul da Itália

A grossa camada de lama protegeu o acervo encontrado em Herculano, no sul da Itália

Por estar situada quase no meio de uma área urbana habitada nos dias de hoje, as escavações tiveram, assim, que ser mais cuidadosas. Porém, devido ao fato de estar enterrada sob uma camada mais espessa de lama, Herculano teve assim, que ser explorada com um pouco mais de dificuldade. De qualquer modo, as escavações trouxeram a luz muitos objetos de metal e igualmente de madeira, utilizados pelos romanos na sua vida diária. Ou seja, cerâmicas, porcelanas, vasos, tigelas e outros artefatos puderam ser expostas ao público no Museu Artqueológico de Nápoles.
E, igualmente, ao contrário de Pompéia onde tudo o que era orgânico foi carbonizado edesapareceu, em Pompéia, encontraram alguns móveis de madeira usados na época.

Herculano (Erculano), no sul da Itália

As obras de restauração em Herculano

Aparentemente Pompéia, muito maior, e que atrai mais visitantes, foi objeto de muitas restauranções, principalmente de murais e igualmente de painéis com pinturas. Muitos foram levados para o Museu Arqueológico de Nápoles. Com Herculano aconteceu o mesmo. Equipe de restauradores acompanhados por arqueológos especializados em história romana, orientaram as restaurações. Recuperaram, assim, em parte, mais menos o aspecto que tinham antes da erupção do Vesúvio.

Herculano (Erculano), restaurações

Atrações turísticas em Herculano

Como já falamos, Herculano foi menos destruída do que Pompéia. Por isso mesmo, vale a pena conhecer algumas de suas ricas residências, como a Casa dei Cervi, a Casa del Mosaico de Nettuno, a casa del Átrio, a casa Tremezzo Carbonizzato e outras. A casa del Bicentenário guarda uma curiosidade: nela foi encontrada uma cruz, que sinaliza o lento, porém constante avanço do cristianismo no Império Romano.

Herculano (Erculano), residência patrícia

As termas

Seu teatro e as termas, relativamente bem preservados, são também visitas obrigatórias. As termas são particularmente interessantes, com suas piscinas, cada uma com uma diferente temperatura. Isso há aproximadamente dois anos atrás! Na ala feminina havia água morna e quente, na masculina existia igualmente tanque de água fria, o chamado frigidarium.

Herculano (Erculan) ,, as termas

Os primeiros corpos descobertos

Em Herculano, da mesma forma que em Pompéia, foram encontrados moldes de corpos de gente apanhada pela núvem escaldante. Aliás, os primeiros corpos descobertos durante as escavações em toda área em torno do Vesúvio, foram encontrados em Herculano. Posteriormente, novas escavações relevaram outras tétricas descobertas.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ESQUELETO-99-1024x598.jpg
Herculano (Erculano), moldes de corpos atingidos pelos gases escaldantes do Vesúvio

Em primeiro lugar, a lava não só matou as pessoas, mas também eternizou aquele momento trágico. Assim, os corpos modelados pela lava, viraram cinzas dentro dos moldes. Dessa forma, se tranformaram numa espécie de estátuas ocas que depois foram preenchidas com gesso pelos arqueólogos. A visão desses moldes, entretanto, chega a ser chocante. Ou seja, mostra o desespero e as posições que estavam essas pessoas quando atingidos pelos gases escaldantes.

Os que tentaram fugir e morreram no fluxo piroclástico

Bem mais recentemente, em 1990, foram encontrados duas centenas de corpos de homens e mulheres de todas as idades em torno do antigo porto de Herculano. Ou seja, os arqueólogos acreditam que essa gente tentava fugir de barco por esse porto quando foram atingidos por pelo fluxo piroclástico, que chegou até o mar.

Perto de Herculano (Erculano) fica Pompéia com o Vesúvio ao fundo

Turismo bem organizado

Apesar de ser um sítio arqueológico muito menor do que Pompéia, o turismo em Herculano é, porém, muito bem organizado. Em suma, você encontra onde estacionar, toilettes, lojinhas e inclusive uma livraria com todo tipo de livro sobre Herculano, Pompéia, o Vesúvio, a erupção. Nessas lojinhas vendem até cartas de baralho com reproduções de figuras eróticas encontrados em algumas residências. (Não é, entretanto, é o tipo de lembrancinha ideal para você presentear vovó Maricota.)
Escritório de Turismo de Herculano (Ercolano) : C.so Resina, 39 – 80056 Ercolano (NA)

Veja outras matérias sobre a Itália:

Assuntos Relacionados:

  1. Hotel na Itália – Itália geral
  2. O que fazer, dicas e roteiros: sul da Itália
  3. Conheça Bari, na Puglia  sul da Itália
  4. Turismo em Lecce – Puglia  sul da Itália
  5. Alberobello no sul da Itália  sul da Itália
  6. Matera, na Basilicata  sul da Itália
  7. Turismo em Lecce – sul da Itália
  8. Conheça Capri, a pérola do turismo italiano – sul da Itália
  9. Costa Amalfitana, na Itália  sul da Itália
  10. VIDEO – Costa Amalfitana
  11. Nápoles – sul da Itália
  12. O que fazer em Pompéia – sul da Itália
  13. VIDEO – Pompéia e seus corpos petrificados – sul da Itália
  14. Ercolano – sul da Itália
  15. Centro da Itália
  16. Atrações arqueológicas em Roma – centro da Itália
  17. Os loucos costumes da Roma dos Césares – centro da Itália
  18. Roma, os melhores bairros onde e hospedar – centro da Itália
  19. Nossas dicas sobre Roma na Itália – centro da Itália
  20. Florença – centro da Itália
  21. Atrações turísticas em Florença – centro da Itália
  22. Dicas sobre Veneza – no norte da Itália 
  23. Lago di Como – norte na Itália
  24. Lago Maggiore, viagem pelo norte da Itália

Que outras cidades e regiões da Itália você pensa em visitar?

A Itália é o primeiro destino turístico mundo. Aliás, sempre mencionamos que a Itália não é um país para apenas se visitar, mas principalmente para se frequentar. Para conhecer mais ou menos a Itália precisamos de várias viagens. Podemos selecionar, por exemplo somente as cerejas do bolo e para isso precisamos de, no mínimo, um mês. Ou então optar por macro-regiões, como o sul, o centro, ou o norte do país. Por isso mesmo, precisamos nos hospedar nas regiões mais práticas em cada cidade que pretendemos visitar, ou seja, perto de tudo o que interessa, com acesso fácil às atrações. E também, desembarcar numa cidade com pelo menos umas duas noites de hotel já reservadas. Em sites de reserva como o Booking.com, por exemplo, você confere preços, vê fotos do hotel e sua localização.

Escolha e reserve seu hotel

Posts Relacionados

Galeria de fotos: Nepal

Sonhos de Viagem

O que é jet-lag ?

Sonhos de Viagem

O que Fazer em Pompéia na Itália

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x