Quem Somos

Quem somos – Sonhos de Viagem

Sobre o Canal Sonhos de viagem

A ideia de criar o canal “Sonhos de Viagem” nos veio à cabeça pela primeira vez durante uma aventura de carro pela Itália. Assim, navegávamos pelo Lago Maggiore em um traghetto, quando Ketty, deslumbrada com a paisagem, disse que queria fazer um vídeo com o celular para mandar para sua mãe, em homenagem ao Dia das mães.

 Esse vídeo, posteriormente, foi colocado em sua página do Faceebook e assistido por muita gente ligada em viagem. Logo choveram comentários. Amigos falavam que devíamos fazer um canal de Youtube profissional sobre nossas aventuras pelo mundo.
No começo nos divertíamos com os comentários. Começamos, porém, a pensar no assunto. Afinal, por que não? Era um desafio! Ambos já viajamos muito, conhecemos vários países, temos portanto certa experiência.

Ketty no Lago Maggiore, na Itália

Canal “Sonhos de Viagem”, uma ideia cozinhada em fogo brando

Temos material fotográfico sobre mais de 60 países, e eu, a experiência de jornalista, escritor e co-gestor por 15 anos, do site Manual do Turista, hoje administrado por Bebel Enge, nossa parceira.
Igualmente, Ketty e eu, fotografamos há anos. Essa experiência, portanto, nos ajudaria muito.

Assim, a ideia do canal foi cozinhada em fogo baixo durante vários meses, até que tiramos da gaveta um velho plano nosso: passar um bom tempo percorrendo a América do Sul de ônibus. Era, assim, a oportunidade para começar a filmar.

A aventura tomou seis meses. Começamos pelas cataratas de Iguaçu, onde passamos uns dias, antes de atravessar a fronteira para a Argentina.

Assim, o plano era de uma viagem sem pressa. Pegar um Airbnb, ou nos instalar em um hostel. Sem Passaríamos, dessa forma, uns dez dias em cada lugar. Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia nos esperavam.

A gatinha Mercedes tentou embarcar conosco: foi uma triste despedida

Era engraçado: em alguns lugares onde tínhamos nossa casa, sempre um gatinho nos adotava. As vezes trabalhávamos à mesa com o notebook com um filhote desses do lado. Quando partíamos queriam ir conosco! Um deles no seguiu até a rodoviária, ali perto.

Depois de passeios os de barco na cachoeira, debaixo das cataratas de Fóz de Iguaçu

Os primeiros videos – Sonhos de Viagem

Lembro-me que, em São Paulo, amigos franziram a testa ao saber de nossa viagem de ônibus pelo continente. Seis meses de busão pela América do Sul, você acham que têm quinze anos?” Claro que não, pelas fotos vocês podem ver que já temos dezesseis…
Nessa viagem, portanto, foram feitos nossos primeiros vídeos. Correu bem, nos divertimos e filmamos adoidados! Depois da aventura sul-americana passamos alguns meses em São Paulo e partimos novamente.

Paris, em primeiro lugar (un cas d`amour...), depois Nepal, Camboja, finalmente, a Tailândia, onde estamos agora, retidos na Ilha de Samed a 200 km de Bangkok, sem poder voltar ao Brasil por causa do corona…

Morando na Tailândia – Sonhos de Viagem

Enfim, alugamos uma casa na ilha de Koh Samed e trabalhamos em nosso notebook muitas horas por dia, até o final da tarde, quando vamos à praia. Na volta toca a trabalhar de novo, preparando a pré-edição de novos vídeos ou escrevendo matérias para nosso blog em elaboração.
O fato é que nos surpreendemos com o sucesso e a receptividade de nossos vídeos. Dessa forma, isso só nos incentiva a produzir outros e, sempre que possível, cada vez mais interessantes.

Presos em uma ilha a 200 k ao sul de Bangkok, trabalhamos, vamos à praia, trabalhamos

Devido ao Corona Virus muitos brasileiros em viagens pelo mundo ficaram, como nós, presos em diversos países, sem poder voltar ao Brasil. A ‘Revista Época’ Negócios‘ resolveu fazer matérias sobre a situação desses brasileiros. Dessa forma, fomos descobertos pela revista, que nos entrevistou. A entrevista resultou na matéria: “Blogueiros que iriam passar seis meses viajando ficam presos em ilha paradisíaca”. A entrevista fez sucesso, muitos amigos e seguidores elogiaram.

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/coronavirus-blogueiros-que-iriam-passar-seis-meses-viajando-ficam-presos-em-ilha-paradisiaca.html

Uma situação surrealista: o destino nos deu um limão, estamos fazendo nossa limonada!

Na tranquilidade da ilha aproveitamos para a analisar a surrealista situação do mundo em que vivíamos e traçar planos. Vimos que, com um simples notebook podemos perfeitamente trabalhar em qualquer lugar do mundo, em Paris, em Katmandu, ou nesta ilha. Por que não fazê-lo? Assim, sem perder o vínculo com o Brasil, onde sempre ficaremos alguns meses, decidimos nos tornar cidadãos do mundo em tempo integral. Ou seja, ficar um mês no Algarve, dois talvez em Katmandu, um ou dois meses na Grécia, sei lá, um mês no Vietnã. Quem sabe algum tempo em Marte! Afinal, somos cada vez cidadãos do Planeta Terra, uma vez que podemos trabalhar onde queremos.

Nosso escritório de trabalho na Tailândia. A cem metros de uma praia tropical…

Qual o objetivo de nossos vídeos?

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem”, que igualmente se enquadram no tópico turismo.

Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes,  a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Quem somos, a cultura e costumes nos atraem: Templo em Bangkok, Tailândia

Nosso conceito de viagem

Quando temos oportunidade conversamos com gente da terra. Ketty tem um interesse natural por esse lado da viagem e eu como cientista social igualmente. Fazer turismo, no nosso entender é conhecer a cultura do país. Assim igualmente, sempre procuramos ler sobre os lugares que visitamos. Ou seja, essa mesma visão do tema “viagem” nossos seguidores vão encontrar em nossos vídeos.

Cavalgada na Patagônia Andina

Um gostinho de aventura

Por outro lado, a viagem que curtimos bastante é aquele que combina com nosso gosto pela aventura. Assim, voar em um power-paraglider junto do Himalaia, ou voar de balão, passear de jet-esqui numa praia de águas cor de turquesa. Ou igualmente, fazer passeios de barcos, participar de mergulho nas água tépidas e muito azuis do sul da Tailândia. Assim também, realizar um safari de camelos no Rajastão, ou andar a cavalo em Torres del Paine, no Chile.

Realizamos inúmeros passeios pelos arquipélagos do Sul da Tailândia, sempre em barcos abertos, que nos levavam aos lugares mais bonitos onde podíamos mergulhar e apreciar os peixes nadando no meio dos corais. Nas vizinhança há igualmente cavernas inundadas pelo mar, que você pode, com cuidado dar uma olhada. Em suma, cultura e aventura podem muito bem conviver juntas!

Em Samed, na Tailândia

Outras boas aventuras

A experiência do power-paraglider junto do Hilmalaia, no Nepal, foi uma aventura inesquecível. Assim, do alto, presos por cintos de segurança num assento estreito, vimos o chão oitocentos metros mais abaixo, o lago, uns templos budistas e a cidade de Pokhara. Já guiei alteriormente ultra-leve no interior de São Paulo. Embora os aparelhos se parecem, o sistema são diferentes. Desta vez eu era o pssageiro, o piloto, na minha frente era russo.

Voando em um power paraglider em Pokhara, no Nepal

Abraçando tigres

Em, Chiang Mai, no norte da Tailândia, tomamos coragem e entramos em um recinto a céu aberto no Santuário dos Tigres. Queríamos chegar perto e tocar esses animais enormes que todo mundo morre de medo. Confesso entretanto que, paramos na porta e olhamos um para o outro e depois para o tigre, visível dali. Respiramos fundo e tomamos coragem. Assim, mesmo com um frio na barriga, entramos.

Você entraria na área com animais soltos, no Santuário? Não me diga que você
tem medo de gatinhos como esse…

Nosso público

São vídeos que atendem bastante a expectativa de dois grupos de pessoas. Um deles engloba os que se interessam por outros países e querem saber mais sobre eles. Em suma, os curiosos e os estudiosos.

Os vídeos servem igualmente para aqueles que querem e podem viajar, mas estão indecisos sobre os lugares que gostariam de visitar. O vídeo, portanto, funciona como um tira-teima. Sugerimos, antes de mais nada, que assistam não somente os nossos vídeos, mas igualmente os de outros youtubers, antes de se decidirem por um destino. É, portanto, o que nós mesmos fazemos quando pensamos em visitar um lugar que não conhecemos ainda: assistimos vídeos e galerias fotográficas sobre vários países!

O início de nossa viagem pela América do Sul

Lúcio Martins Rodrigues – Sonhos de Viagem

Lúcio Martins Rodrigues, que morou muitos anos na França, é diplomado em Ciências Econômicas e Sociais pela École des Hautes Études da Sorbonne, em Paris. Ex-professor universitário, vem se dedicando nos últimos tempos à redação de livros de viagem e matérias jornalísticas de temas turísticos. Assim, já escreveu diversas reportagens para o turismo do Jornal da Tarde, do grupo Estado e para a revista Horizonte Geográfico.

Paris-Katmandu de carro: a grande aventura

Lúcio igualmente coo-autor e coordenador dos guias de viagem e turismo da série GTB (Paris, Nova York, Argentina, Itália, Peru e Bolívia, Chile e Portugal entre outros títulos), e, junto com Bebel Enge, um dos responsáveis durante quase quinze anos, pelo site
Seu gosto pela escrita não é, portanto, de hoje; ele é igualmente autor de A Vaca na Estrada”, do romance histórico “O Ouro Maldito dos Incas e do romance “Putzgrila”, além de muitas matérias para jornais revistas geográficas.

Informação on-line substitui guias em papel

Anos mais tarde o conteúdo dos pesados guias de viagem em papel foi, no mundo todo, sendo substituído pela informação on-line. Dessa forma, todo esse enorme conteúdo sobre viagens e turismo por diversos países passou a ser disponibilizada gratuitamente pelo site Manual do Turista (www. manualdoturista. com.br).
Dessa forma O Manual do Turista se tornou um dos mais importante sites de turismo brasileiro, com mais de 1.700 posts.
Tendo Lúcio que se dedicar exclusivamente ao Canal Sonhos de Viagem, o site Manual do Turista passou em 2018 a ser administrado por Bebel Enge, nossa parceira. Hoje, Lúcio administra, juntamente com Ketty, não apenas o canal Sonhos de Viagem mas também esse blog, com o mesmo nome.

O conteúdo de quinze títulos sobre viagem, turismo e dois romances
de Lúcio Martins Rodrigues foi disponibilizado no site Manual do Turista

Flanando pelo mundo

Desde seus tempos de estudante até hoje, Lúcio já esteve em dezenas de países. Já viajou inúmeras vezes pela Europa, pelas Américas do Norte, Central e do Sul, inclusive o Caribe, pelo norte da África e bastante tempo pela Ásia, incluindo destinos inusitados, como a Birmânia (Myanmar) e Nepal. O Nepal principalmente é sua paixão, onde se sente em casa e fez, inclusive amizades por lá.

Entrevista na TV Gazeta, para o programa “Todo Seu”, de Ronnie Von

Lúcio já deu inúmeras entrevistas sobre viagem e turismo em canais de televisão. O livro ‘Ouro Maldito dos Incas foi objeto de uma entrevista do autor no programa “Todo Seu” de Ronnie Von, na TV Gazeta, de São Paulo.

Algumas dessas viagens se destacam pela aventura:. Dessa forma, Lúcio foi de Paris a Katmandu de carro, com um amigo francês, aventura que deu origem ao livro “A Vaca na Estrada“. Posteriormente percorreu a famosa Route 66 de Nova York até São Francisco. Em outra ocasião foi, de carro, de Paris até o Mar Vermelho, na Jordânia. Depois de uma permanência de um ano nos Estados Unidos, desceu por terra da Califórnia até o Brasil. Finalmente, com Ketty, viajou por vários países da Europa: Rep. Tcheca, Áustria, Liechtenstein, Suíça, França e Itália.

Ketelin Parpinelli – Sonhos de Viagem

Ketty embarcado para mais uma aventura

Formada hotelaria e trabalhando na área de turismo há muitos anos, Ketty embarcou com o Lúcio neste projeto, que lhe permite, além de viajar pelo mundo, continuar trabalhando na área de turismo e viagens.

Na verdade começou sua vida de viajante há muitos anos quando embarcou para o Japão e viveu no país durante 16 anos. Com facilidade para língua, aprendeu rapidamente a falar a escrever japonês. Assim, pode arrumar emprego na prefeitura de Aichi-ken, acolhendo os brasileiros que trabalham por lá e quase não falam a língua.
Durante sua permanência no Japão Ketty visitou vários países da Ásia, aumentando grandemente seu conhecimento sobre o conhecimento Asiático.

Quem somos ? Esportes na natureza é conosco !


Finalmente, os dois viajaram por vários países da Europa: Rep. Tcheca, Áustria, Liechtenstein, Suíça, França, Itália e, em seguida, de ônibus, percorreram toda a América do Sul. Foram assim, seis meses de estrada. Depois de um tempo em São Paulo, e partiram novamente. Desta vez para Paris e, logo depois, para a Ásia. Na Tailândia acabaram, por causa da pandemia, retidos durante aproximadamente um ano em uma ilha (Koh Samed) a uns 250 km ao sul de Bangkok. Um pequeno paraíso tropical onde Lúcio já estivera anteriormente.

Como não havia nenhum caso de Covid na ilha, estrangeiros não podiam entrar ou sair de Koh Samed… O que fazer? Alugaram uma casinha e ficaram morando por lá. Como tinham wi-fi puderam trabalhar nos blogs, mas foram obrigados a adiar o sonho de visitar o Vietnã, Laos e Buthão, porque as fronteiras estavam fechadas.

Prisioneiros num paraíso tropical

Veja igualmente outros lugares do Brasil

Galeria de fotos Brasil Nordeste *** Galeria de Fotos Brasil Sul

DICAS DE VIAGEM: o que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você falaLidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo
 * Viajar avião: as dicas * Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você?  * A bagagem certa para cada viagem
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem Como viajar barato pelo mundo?
 * Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Site oficial de Turismo de Portugal

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e, sem sermos religiosos sua religião. Só para entender…

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo, as frases cada momento em um idioma:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar

Posts Relacionados

Dicionário de francês para viajantes

Sonhos de Viagem

Países baratos e incríveis: Índia

Sonhos de Viagem

Conheça Capri, a pérola do turismo italiano

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x