Itália

Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo

O que visitar na Toscana: os lugares que não se pode perder

Florença

Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo já é muita coisa… Em outras palavras, é cereja que não acaba mais! Portanto, o melhor é começar pelo essencial, ou seja, Florença, a capital e maior centro urbano da Toscana e também uma das mais importantes cidades italianas desde o Renascimento. Assim, seu centro histórico é maior, compatível com o tamanho da cidade.

Mapa da Toscana

O melhor é ter em mãos um mapa e organizar-se para poder apreciar as inúmeras obras de arte a céu aberto. Florença é também muito animada, mesmo à noite com seus cafés e restaurantes lotados.
Enfim, o volume de informação sobre a capital toscana nos obrigou a preparar dois post exclusivos sobre a cidade: “Florença” e Atrações Turísticas em Florença“. Dê uma olhada.

Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo: Florença, Ponte Vecchio

Siena

Acessível de ônibus a partir de Florença, Siena, é outra cidade toscana de alto interesse, visitada por gente do mundo inteiro. Seu centro histórico medieval é inteiramente preservado, um labirinto de ruelas pracinhas e passagens, todo o caminho rodeado de imóveis seculares. Siena, igualmente, devido ao se interesse e atrações, nos obrigou a preparar uma postagem exclusiva sobre Siena, outro cidade que pode ser incluída entre os melhores destinos na Toscana. Veja: Siena

Siena, centro histórico

Pisa

Pisa não atrai turistas em razão do quadrilátero de ruas (herança dos romanos), de seu centro histórico. A principal atração é mesmo sua torre inclinada na Piazza dei Miracoli, também chamada de Piazza del Duomo. Torres existem muitas na itália e, ainda mais, muito bonitas. Mas, visualmente inclinada, somente a de Pizza, alvo de muitas fotos de turistas fingindo estar sustentando a torre para que não desabe. Existem, enfim, outras atrações em Pisa e o passeio ao longo do Arno, que não se pode perder. Por isso mesmo temos um blog exclusivo sobre Pisa, um dos melhores destinos na Toscana.

Lucca

Lucca, finalmente, é outra das principais cidades toscanas, um dos melhores destinos na Toscana igualmente de grande interesse turístico, toda cercada de largas muralhas, o que a distingue das demais cidades toscanas de muros mais antigos, que datam da Idade Média, mais altos e menos largos. Além disso, Lucca conserva um interessante centro histórico, mas com imóveis de diferentes época e torres que precisam ser visitadas. Por isso mesmo, é outro destino que teve direito a uma postagem exclusiva. Veja: Lucca.

Centro histórico de Lucca

O charme das cidadezinhas e aldeias medievais da Toscana.

Além das principais cidades que mencionamos, a Toscana tem igualmente lindas cidadezinhas e aldeias espalhadas por seu território. São invariavelmente medievais e, quase sempre rodeadas de muralhas. Não se pode entrar de automóvel em nenhuma dela, mas do lado de fora, aos pés das muralhas existem estacionamentos. Elas também são servidas por linhas de ônibus. De qualquer modo, enfim, como dissemos, são pequenas e podem ser visitadas em um bate-e-volta de Florença ou outra das principais cidades toscanas. Veja: San Gimignano.

San Gimignano, na Toscana

Monteriggioni

Essa cidadezinha murada merece estar entre os melhores destinos na Toscana.
Quando estávamos em Siena, aproveitamos para visitar San Gimignano e outros povoados próximos. Ora, em nosso caminho ficava Monteriggioni, um vilarejo com menos de nove mil habitantes – todo o distrito, incluindo as áreas rurais. Essa encantadora cidadezinha entre Siena e o Valle d’Elsa tem um inconfundível estilo medieval super bem preservado. A região que atravessamos é área de plantação de girassóis. É um amarelo só, dos dois lados da estrada. O percurso de mais ou menos 250 quilómetros, tomou umas três horas. Sem pressa, porém, e curtindo o visual. Apesar de minúscula, essa cidade também possui uma postagem exclusiva. Merece! Veja Monterigionni

Monteriggioni, Toscana

Montalcino

Montalcino, fica a aproximadamente 40 km ao sul de Siena, percurso que cobrimos em cinquenta minutos. De longe, você já enxerga a cidade sobre uma colina, como todas as localidades da época. Herança dos tempos medievais, ela é protegida com muralhas do século XIII e um castelo do século XIV. É possível, aliás,l subir e caminhar sobre os muros da fortaleza, com um belo visual dos arredores.
A cidade, de traçado medieval possui pouco mais de cinco mil habitante e é um lugar agradável para se caminhar. Só as suas ladeira incomoda um pouco, são cansativas de encarar. A praça central de Montaiclno é a Piazza del Popolo, com belos imóveis, lojas e lugar onde comer ou tomar uma taça de vinho. Repare junto da praça o Palazzo del Priori (a prefeitura atual) e sua alta torre a Torre dell’Orologio. O Duomo, do século XVI, também merece uma olhada. Esse duomo em estilo neoclássico que você vê hoje data de 1834. Não tem, portanto, nada a ver com a igreja original que existia no lugar.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é montalcino-licenciavel-montagem.jpg

Vinhos famosos

Montalcino é famosa principalmente por seus vinhos e atrai principalmente quem é ligado na nobre bebida. Seu vinho mais famoso é o Brunello de Montalcino, produzido com uvas Sangiovese Grosso. Trata-se de um vinho que deve ser envelhecido pelo menos por uns cinco anos, embora o envelhecimento de algumas garrafas possa levar até trinta anos. Muitas dessas vinícolas possuem também de restaurante de alta gastronomia, com cada prato do menu sendo acompanhado do vinho certo. Em qualquer bar na cidade, aliás, servem bons vinhos. A visita a uma vinícola interessa principalmente aos que desejam comprar umas garrafinhas do vinho.

Montepulciano

Montepulciano, toda de pedra, com uns quinze mil habitantes, data da época dos etruscos. Ou seja, a localidade já era habitada antes do século IV a. Como suas irmãs toscanas do período medieval, fica igualmente no alto de uma colina, no caso, a mais alta da regione. A cidade localiza-se a pouco mais de cem quilômetros de Florença, um trajeto de uma hora e meia, e a aproximadamente sessenta quilômetros de Siena. Há trens e ônibus de Florença e Siena até Montepulciano. O mais fácil e direto é o ônibus. O trem exige baldeação e você terá ainda que tomar um táxi da estação de Chiusi, a mais próxima de Montepulciano.

Montepulciano, na Toscana

Uma volta ao passado medieval

A cidade chama a atenção por sua arquitetura com edifícios medievais e renascentistas. Seu duomo do século XVI fica bem no centro, na Piazza Grande, uma das mais interessantes da cidade. É um prazer flanar por suas ruelas e pequenas praças. Situada numa elevação, há vários lugares na cidade de onde se tem uma linda vista dos vales vizinhos, Orcha e Chiana. Uma outra atração em Montepulciano é conhecer suas vinícolas. Afinal, a cidade é famosa por seus tintos, como o badalado Vino Nobile de Montepulciano.

Arezzo

Arezzo é uma cidade toscana maiorzinha, com aproximadamente cem mil habitantes, situada a setenta quilómetros de Siena, um pouco mais de quarenta minutos de viagem. De Florença é só um pouquinho mais longe, uns oitenta quilômetros, que podem ser percorridos em mais ou menos uma hora. Há também trem e ônibus de Siena para Arezzo. Como a estação ferroviária de Siena é meio afastada do centro histórico, o ônibus é mais fácil. Todo o centro histórico de Arezzo é interessante e merece ser visitado, mas o que de fato não se pode perder é a Piazza Grande, rodeada de edifícios medievais e renascentistas. É, enfim, o point, com lojas, bares e restaurantes. Um lugar para se comer algo, como nós fizemos, aproveitando para acompanhar o movimento.

Melhores destinos na Toscana”

A Giostra de Saracino, uma festa medieval

A cidade de Arezzo é também conhecida por sua festa medieval, a Giostra del Saracino, que ocorre duas vezes por ano, primeiro no terceiro sábado do mês de junho, depois, igualmente, no primeiro domingo, em setembro. Trata-se, assim, de uma festa com representações de duelos, com guerreiros com armaduras e as pessoas vestidas com roupas medievais. Se você se interessa por feiras de antiguidade, procure visitar Arezzo no primeiro final de semana do mês e a badalada Fiera Antiquaria di Arezzo. Veja o site: Giostra del Saracino

Giostra del Saracino, em Arezzo

Temos ainda em Arezzo alguns atrações que, dependendo de seu interesse, não devem ser desprezadas. É o caso do Museo Archeologico Mecenate que funciona no antigo o Mosteiro de São Bernardo, do século XIV. Nos tempos romanos havia ali um anfiteatro do início do século II dC. O acervo arqueológico desse museu é para muitos, o mais rico de toda a Toscana. E, se você tem disposição para subir ladeira, poderá visitar a Fortezza Medicea, construída por decisão de do Medici em meados do século XVI. Cosimo I, entre 1538 y 1560 a mando de Cosimo I de Medici. Perto fica o Duomo de Arezzo, sua catedral, que começou a ser construída, (esbanjando do mármore!) no século XIII . Só foi terminada, porém, cerca de 300 anos depois, já no século XVI. Seu interior é muito bonito, decorado com esculturas e afrescos.e o Duomo.

Os girassóis da Toscana

Termas de Saturnia

Muita gente ignora completamente que a Toscana possui algumas termas. São elas Montecatini Terme, Chianciano Terme e Saturnia. Esta última, Saturnia, é também conhecida como Cascate del Mulino, pois ali funcionava um moinho, hoje desativado, todo de pedra. Recomendo, em primeiro lugar, conhecer Saturnia. Afinal, Saturnia é uma das mais belas termas da Toscana, com piscinas em degraus, com águas termais quentes (37,5 graus) de tons azul-turquesa. E, ainda mais, ao que parece, essas água com diversos sais minerais, são ótimas para a saúde: aparelho digestivo, pele, aquelas dorzinhas no joelho… Há mais de dois mil anos, aliás, os antigos etruscos e romanos já conheciam os benefícios das águas termais de Saturnia e costumavam frequenta-las. Ao que parece, chegaram a construir ali algumas instalações.

Saturnia num dia tranquilo fora da alta temporada. Na alta estação conte dez vezes mais gente, no mínimo!

Procure visitar as termas no momento certo

Em suma, é um charme! Não estávamos acostumados a deparar com termas tão lindas quanto as de Saturnia. E, você vai se espantar: são grátis! Mas, convém alertar. Sendo lindas e, ainda mais, grátis, todos querem aproveitar. Aquele espírito “de graça até injeção na testa…). Na alta estação ficam, portanto, lotadas, a ponto de incomodar. Assim prefira visitá-las fora da alta temporada. E se você estiver na alta temporada evite ir a Saturnia aos sábados e sobretudo aos domingos. Não é, portanto, só turista que quer usufruir dessas água. Os italianos igualmente.

Algumas dicas sobre Saturnia

Assim, como nos final de semana não trabalham, vão às termas. Uma outra opção é, na alta temporada chegar cedo ou frequentar as termas à noite, uma experiência diferente. Bom, finalmente, um conselho: se pretende banhar-se nas termas, traga maiô, sandália de borracha, toalha etc. Traga também uma bolsa para colocar seu celular e/ou máquina fotográfica. A Itália é um país bastante seguro, mas furtos acontecem. Só traga, entretanto, o necessário. Se você tiver colar ou pulseria de prata, deixe no cofre do hotel. As águas sulfurosas de Saturnia escurecem qualquer objeto de prata.

Melhores destinos na Toscana As termas de Saturnia

Não se esqueça, é em meio a natureza, ou seja, você tem que trazer tudo o que você precisa: traje de banho, chinelos, toalha, etc … Finalmente, há alguns hotéis em Saturnia, mas a maioria das pessoas, porém, acaba fazendo um bate-e volta até as termas.

Agora que você já sabe quais são os melhores destinos na Toscana, veja o que precisa saber para viajar pela região. Acesse: Toscana, todas as dicas

Veja também:

BLOGS DE TURISMO SOBRE A TOSCANA E LUGARES QUE PODEM SER VISITADOS A PARTIR DE FLORENÇA

* Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo * Toscana, as melhores dicas Siena * Florença
* Atrações turísticas em Florença * Centro da Itália * Pisa * Lucca, a cidade das bicicletas
Monteriggioni, na Toscana, pequena, mas encantadora 

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ITÁLIA

Hotel na Itália O que fazer, dicas e roteiros no sul da Itália * Conheça Bari, na Puglia * Lecce na Puglia
Alberobello na Puglia * Nápoles  * Matera, na Basilicata  * Capri * Pompéia * Ercolano
Costa Amalfitana sul da Itália  * Atrações arqueológicas em Roma *  Dicas sobre Roma
Os loucos costumes da Roma dos Césares  * Roma, os melhores bairros onde e hospedar
 * Vinhos na Europa * Lago Maggiore Lago di Como * Dicas sobre Veneza

GALERIA DE FOTOS : A MELHOR MANEIRA DE ESCOLHER O DESTINO QUE COMBINA COM VOCÊ:
Galeria de fotos: norte da Itália 
Galeria de fotos: Centro da Itália 
Galeria de fotos: sul da Itália

Todas cidades toscanas tem ótima estrutura hoteleira, mas sobretudo no verão é mais seguro reservar.

Escolha e reserve seu hotel na Toscana

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

Monteriggioni, na Toscana, pequena, mas encantadora

Sonhos de Viagem

Toscana, todas as dicas

Sonhos de Viagem

Pisa

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x