Dicas de Viagem

El Calafate e Glaciar Perito Moreno

Sobre el Calafate

El Calafate, com cerca de 20 mil habitantes, situada na Patagônia, junto do lago Argentino. A cidade é um dos polos do turismo no sul do país. Assim, tem várias atrações, como passeios de barco no lago ou cavalgadas em estâncias próximas à cidade. Esses passeios de um uma tarde toda, dão direito geralmente uma autêntica parrilla (churrasco) com direito a vinhos e ao famoso Cordero patogônico, uma iguaria da região.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é PERITO-MORENA-ESTRADA-0K.jpg
O Glaciar Perto Moreno, visto da estrada

Glaciar Perito Moreno

A maior atração de El Calafate é, entretanto, o grandioso Glaciar Perito Moreno, atração imperdível, a cerca de 60 km da cidade. A quantidade de água acumulada na geleira que recebe o degelo dos Andes é considerada uma das mais importante reservas de água doce do planeta.

O Glaciar Perito Moreno faz parte do Parque Nacional de los Glaciares criado em 1937, próximo à cidade de El Calafate, na Argentina, exatamente na fronteira dos dois países. Na realidade o parque tem mais de 350 geleiras, mas a que realmente importa é o Glaciar Perito Moreno.

Como visitar El Calafate

Há vôos de Buenos Aires (3h45) e mesmo de Bariloche, ( 1h45). Dessa forma, mesmo nós, fãs de ônibus, já avisamos, o ideal para se visitar El Calafate é mesmo pegar um avião. Afinal, as viagens de ônibus na região são cansativas e os vôos não são caros. Ainda mais, se você soube procurar promoções e viajar na baixa estação. El Calafate possui um aeroporto moderno inaugurado no ano 2.000, que substituiu o velho Aeroporto Lago Argentino.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é PERTO-MORENO-OK-3430.jpg
Glaciar Perito Moreno, perto de El Calafate, uma muralha de gelo.

Quando visitar El Calafate

El Calafate pode ser visitada diante todo o verão, no final da primavera e no começo do outono. A cidade tem temperaturas amenas a maior parte do ano. No Glaciar Perito Moreno, entretanto, faz frio mesmo no verão. Assim, por isso mesmo traga roupas quentes.

Hotel em em El Calafate: onde se hospedar

O melhor lugar para se hospedar em El Calafate é a grande avenida que atravessa a cidade, (Avenida del Liberdador) ou nas ruas vizinhas. É por ali, portanto, que há opções de hospedagem de todo tipo, das mais elegantes às mais simples. Para aqueles que optaram por uma viagem econômica, há hostels ,confortáveis por preços acessíveis.

Como visitar o Glaciar Perito Moreno

Nós preferimos ir por conta própria e alugamos um carro por um dia só. É igualmente possível tomar um táxi até o Glaciar, combinando de antemão o valor da corrida e quanto horas pretende ficar por lá. A outra opção, menos atraente, porém, do nosso ponto de vista pelo menos, é pegar uma excursão.

De onde apreciar o glaciar

Se for apenas apreciar a geleira de um belvedere bem em frente, pode ser uma visita rápida. Assim, do belvedere você assiste os blocos de gelo caiando na água, onde se transformam em mini-icebergs. Há igualmente passeios de barcos que passam relativamente perto (pero, no mucho, no mucho…) da muralha de gelo. Afinal, o tempo todo pesados blocos de gelo se soltam do glaciar. Dentro do barco, há lanches e bebidas e é aquecido. Entretanto, quando você sai no tombadilho para fotografar, que percebe o frio intenso que vem do paredão de gelo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é PERITO-MORENO-00431-OK.jpg
Glaciar Perito Moreno, perto de El Calafate

Caminhada sobre o glaciar Perito Moreno

Para os mais aventureiros há ainda a aventura de se caminhar sobre o glaciar. Mas isso é feito com um guia a e com equipamentos próprios, você não poderá fazer essa aventura por sua conta. Terá que contratar o passeio em uma agência de turismo. E, antes de mais nada, saibam: um mínimo de forma física é indispensável.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é perito-moreno-foto-K-OK.jpg

Glaciar Perito Moreno, uma represa natural

O Glaciar funciona como uma gigantesca barragem junto do Lago Argentino, fazendo com que as águas ali represadas comecem aos poucos a subir. Dessa forma, forçam a parede de gelo, até abrirem uma passagem. Assim, com a enorme pressão exercida pela água, chega um momento em que ela se rompe. Isso pode ocorrer a qualquer momento quando a pressão da água supera a parede de gelo. Não adianta, portanto, você ir las especialmente para observar o fenômeno: o rompimento da barragem, que provoca um enorme estrondo, pode ocorrer em 2 ou 3 anos ou demorar mais de 15 e ocorrer qualquer hora do dia. Por isso mesmo, apenas uma vintena de pessoas estava por ali quando a barragem se rompeu pela última vez..

E os comes ?

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é cordeiro-el-calafate-ok.jpg
Cordeiro patagônico, especialidade de El Calafate ( © Melina Melas)

El Calafate é famoso por seu cordeiro patagônico, assado lentamente, durante horas sobre um braseiro. Assim, a carne se torna ainda mais macia e praticamente derrete na boca. Quando você perambula pela cidade e passa pelos restaurantes da Avenida de la Independência já vê peças de cordeiro e outras carnes assando em mega-churrasqueiras. É a famosa parrilla argentina.

Dicas

El Calafate é um bom lugar para comprar blusões de couro e pulôveres de excelente qualidade, e preços bem acessíveis. Bem melhor do que em Buenos Aires ou Bariloche, por exemplo. A maioria das lojas fica nessa avenida principal, a Avenida de la Independência, que já mencionamos.

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA

* Galeria de fotos: Argentina * O que visitar em Salta, na Argentina? * O que fazer em Buenos Aires * Argentina, melhores lugares * Salta O que fazer em Buenos Aires * Bariloche * Mendoza * Vinhos na América do Sul
Mar del Plata * Cataratas de Fóz do Iguaçu * Comida em viagem na América do Sul * Ushuaia, na Terra do Fogo

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA

Perito Moreno, na Patagônia Argentina * Quebrada de Humahuaca * Os parques nacionais do oeste argentino
Ushuaia * Mar del Plata * Viagem para Bariloche * Bastidores da Viagem * Buenos Aires * San Juan – Ischigualasto
* Parque Nacional Talampaya, Prov. de la Rioja * Mendoza * O início da viagem pela América do Sul
Ushuaia, Terra do Fogo * Viagem para Bariloche * Cavalgada em Bariloche * Mar del Plata
* Os cantores de rua que alegram Buenos Aires * Perambulando por Buenos Aires Pontos top de Buenos Aires

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

Melhores Aplicativos de Viagem

Sonhos de Viagem

San Gimignano

Sonhos de Viagem

Quem somos – Sonhos de Viagem

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x