Fundada em 1582 pelos espanhóis, originalmente chamava-se Muy Noble y Leal Ciudad de San Felipe de Lerma en el Valle de Salta. Assim, o nome, comprido demais virou simplesmente “Salta”. Seu nome, segundo alguns historiadores deriva da palavra aymará sagta, que significa “bonita”. Enfim, de fato é uma cidade graciosa, com belas praças com muitas construções coloniais e algumas igrejas muito bonitas.
Busão de La Rioja para Salta, na Argentina
A viagem de ônibus de La Rioja para Salta, na Argentina, seria de aproximadamente nove horas. Perfeita, portanto, para se fazer à noite, de bus-cama, se possível, ou pelo menos no semi-cama.
Assim também, todos os ônibus de longa distância existem toilettes a bordo. Na Argentina e Chile o serviço rodoviário foi quase sempre satisfatório.
Later-chek-out
Como o chek-out nos hotéis é geralmente até meio dia, ou mesmo antes, costumávamos solicitar um later-chek-out. Na baixa estação isso é comum. Fizemos o mesmo em Salta. Logo, pagamos meia diária a mais e abandonamos o quarto lá pelas cinco da tarde, quando seguimos para a o Terminal de Buses, a rodoviária.
Dessa forma, jantamos no terminal, compramos algo para beber e umas empanadas. Portanto, no ônibus, lá pelas onze, pegamos no sono e só despertamos quando já chegámos nos arredores da cidade.
Salta, na Argentina: hotel bem localizado
Ficamos um hotel sem nada de especial, porém bem localizado, com acesso fácil à praça principal e ruas adjascentes. Uma região da cidade repleta de lojas, restaurantes, agências de viagem, casas de câmbio, assim como todo um variado comércio.
Na praça ficava igualmente um prático escritório oficial de turismo, onde conseguimos um bom mapa.
Anote a dica – Em quase todas as cidades do mundo é mais prático se hospedar em região central.
Salta, na Argentina possui igualmente lojas com belas peças de artesanato em cerâmica, tecido ou madeira espalhadas por seu centro histórico. O problema, portanto, seria transportar muita tralha através da América do Sul, ainda mais numa viagem de busão. Ainda mais, havia o risco de quebrar as peças mais frágeis.
Teleférico de San Bernardo
Resolvemos logo depois, subir no teleférico de San Bernardo, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade a partir de um bar-restaurante no alto da colina, onde todo mundo se instala para tomar uma cerveja. Do alto tínhamos uma visão panorâmica da cidade. Assim, pudemos perceber que, fora do centro histórico todas as construções são modernas. Há muitos edifícios e as ruas formando quarteirões retangulares.
Tren de las Nubes
Eu já estivera em Salta há alguns anos, determinado a fazer a viagem que liga a cidade ao povoado de San Antonio de los Cobres pelo famoso Tren de las Nubes. Não tive sorte. Enfim, perdi a aventura.
As viagens foram suspensas por causa de problemas técnicos na velha ferrovia que começou a ser construída em 1920 e tomou 27 anos para ser completada. Assim, o turismo de Salta perdeu sua principal atração.
O trem que perdeu a graça
Passou um tempo em obras. Eu soubera, entretanto, ainda no Brasil que voltara a funcionar e pensei: desta vez não vou perder! Porém, as coisas mudaram, o trem que saía de Salta e ia até o vilarejo de Santo Antonio de los Cobre não faz mais esse trajeto. Sai de Santo Antonio, vai até o famoso viaduto La Polverilla, fica parado ali meia hora e volta para a cidadezinha. Dessa forma, você volta para Salta de ônibus. Ou seja, maior enganação! Conto do vigário para turista ingênuo. Desistimos de fazer o passeio.
Salta, aliás, apesar de ser uma cidade simpática e agradável não é repleta de atrações turísticas. O trem era a principal. Enfim, Salta era caminho obrigatório para alcançarmos Tilcara, na Quebrada de Humahuaca, uma viagem de algumas horas de busão, feita durante o dia.
BLOGS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA
* Galeria de fotos: Argentina * O que visitar em Salta, na Argentina? * O que fazer em Buenos Aires * Argentina, melhores lugares * Salta * O que fazer em Buenos Aires * Bariloche * Mendoza * Vinhos na América do Sul
* Mar del Plata * Cataratas de Fóz do Iguaçu * Comida em viagem na América do Sul * Ushuaia, na Terra do Fogo
VÍDEOS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA
Perito Moreno, na Patagônia Argentina * Quebrada de Humahuaca * Os parques nacionais do oeste argentino
Ushuaia * Mar del Plata * Viagem para Bariloche * Bastidores da Viagem * Buenos Aires * San Juan – Ischigualasto
* Parque Nacional Talampaya, Prov. de la Rioja * Mendoza * O início da viagem pela América do Sul
* Ushuaia, Terra do Fogo * Viagem para Bariloche * Cavalgada em Bariloche * Mar del Plata
* Os cantores de rua que alegram Buenos Aires * Perambulando por Buenos Aires * Pontos top de Buenos Aires
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.