Dicas de Viagem

Mulheres viajando sozinhas

Você tem coragem de encarar?

Vai embarcar nessa aventura?

Quem é você?

Mulheres viajando sozinha

Para tomar a decisão de partir pelo mundo recomendamos em primeiro lugar que a mulher reflita sobre sua personalidade, seus medos, suas experiências de vida e igualmente, sua capacidade em lidar com situações inesperadas à milhares de quilômetros de casa. Ou seja, quem é você. Não, não é preciso pagar um psicólogo para isso, basta se conhecer. Algumas dirão: não é uma aventura que combina comigo. Ok, então não entre nessa. Muitas mulheres, porém, se conhecem o suficiente para saber que podem encarar sem maiores preocupações esse tipo de experiência.

Por que uma mulher não pode viajar sozinha?

Em minhas viagens pelo mundo cruzei mais de uma vez com mulheres viajando sozinhas ou com uma amiga, sem precisar de companhia masculina. Enfim, se for viajar com uma amiga, escolha alguém que combine com você e também com um orçamento de viagem compatível com o seu. De qualquer modo há vários quesitos que devem ser considerados. Vamos lá:

O que é bom saber

Comunicação: Do you speak english? Parlez-vou français?

Seja mulher, seja homem, a capacidade de se comunicar é muito importante: falar a língua do país que pretende visitar ou, pelo menos dominar o inglês. Claro, se estiverem em duas e a amiga dominar outros idiomas, tudo bem. Aliás, isso vale também para homens: comunicação é vital. Assim, aventurar-se sozinha ou sozinho pelo mundo falando apenas português é, portanto, complicado. Ou melhor, a escolha de destinos é mais reduzida.

Você só fala português?

Temos Portugal, um país lindo e bastante seguro (pelo menos para os padrões brasileiros). Depois, temos também os países de língua espanhola – Espanha e América Latina. Afinal, quase todo brasileiro consegue se comunicar relativamente bem fazendo uso de um “portunhol” básico. Finalmente, sobram as excursões organizadas. Mas, nesse caso você não vai estar viajando sozinha.

Portugal: você entende quase tudo o que falam por lá…

A escolha do destino: países a evitar se você estiver sozinha

Essa escolha não deve considerar apenas a facilidade de comunicação. O fato é que o machismo existe no mundo inteiro. Não gosto de generalizar, mas nossa experiência de viagem nos mostrou que é prudente, mulher viajando sozinha, ou com uma amiga, evitar a maioria dos países muçulmanos. Amigas minhas que se atreveram a viajar sozinhas tiveram problemas em alguns países: assédio, passada de mão, essas coisas. Tentativa de estupro, porém, nunca ocorreu. Isso é mais comum no Brasil mesmo!

Os mão-boba

Mesmo na Índia, de maioria hindu, nas grandes cidades é comum uma passada de mão nas turistas em aglomerações. E, muito dificilmente você vai saber quem foi o safado. Mesmo se você estiver com marido ou namorado isso acontece. Eu viajei com uma namorada, que sempre se queixava dos mão boba. Apenas uma vez conseguimos, em Nova Delhi descobrir os autores da ofensa. Eram dois e fortinhos, não tinha como eu encará-los sozinho. Por sorte tive a solidariedade de alguns indianos indignados com a atitude de seus compatriotas. Um deles me sugeriu chamar a polícia. Imediatamente os dois malandros sumiram na multidão.

Os países mais seguros

Países europeus, Estados Unidos, Canadá , Japão, Argentina, Chile, e Uruguai, por exemplo, são, normalmente países mais seguros. Mas é interessante saber que os serviços de imigração nos USA e Europa encaram com certa desconfiança mulheres jovens e bonitas que viajam sozinhas, por conta própria. O ideal é vestir-se discretamente, ter hotel reservado e meios de comprovar que tem como pagar suas despesas.

França, um país bastante seguro

Como a mulher brasileira é vista no exterior ?

Em muitos desses países a mulher ocidental é vista como “fácil”. Aliás, a imagem a brasileira, em parte graças ao carnaval com muitas mulheres semi-nuas ou até com o seios de fora, também é super sexualizada. Essas imagens do carnaval correm o mundo. Mesmo na Europa a mulher brasileira é vista como bonita, sensual e liberada. Vamos encaixar aqui uma historinha verdadeira. Temos uma amiga nissei que viajou pela Itália sozinha. Não é preciso lembrar que os italianos são grandes galanteadores.

Carnaval carioca

O direito da mulher viver suas aventuras

Claro que muitas mulheres podem curtir uma aventura amorosa na viagem. Ela é a única dona de seu corpo. Nada demais.
Uma anedota: Perguntamos à nossa amiga o que ela respondia quando lhe indagavam se ela era japonesa ou brasileira. Ela riu e disse: “Quando o italiano era bonito eu falava que era brasileira. Quando era feio eu respondia que era japonesa”. Explica-se: as japonesas são vistas normalmente como mais reservadas e talvez menos dispostas a aventuras.

Por que não?

De qualquer modo, embora todas mulheres que viajam sozinhas detestem abordagens inconvenientes, a maioria gosta de conhecer homens que elas consideram interessantes e agradáveis. É óbvio que rolam namoricos de viagem. Faz parte… Temos uma amiga francesa, socióloga, que quando viaja sozinha quer sempre ter um amiguinho do país. Diz que isso a ajuda a entender a cultura local. Esperoemos que ela não faça nada disso no Afeganistão…

Algumas dicas de viagem

A melhor época do ano para viajar

Viajar sozinha sai mais caro do que em duas ou três pessoas. Afinal, você não tem com quem dividir suas despesas. Por isso mesmo, se você não estiver nadando em dinheiro, viaje na baixa estação (primavera e outono), quando tudo é mais barato – hotel, passagens aéreas etc. Além disso, as temperaturas são igualmente mais agradáveis. Sem falar das lindas paisagens outonais dos parques europeus nessa época.

Jardin de Luxembourg em Paris

Os golpes mais manjados

Na verdade, mulheres viajando sozinhas, ou com amigas, quase sempre acabam fazendo amizades e mesmo achar companhia para prosseguir a viagem. É comum, sobretudo entre mochileiros dividirem um quarto num hotel. Cabe a você, moça, saber escolher um companheiro de viagem bom caráter. Em todo caso, é bom saber de dois golpes famosos em Paris e outras cidades europeias. O assédio é bravo. Moças novas, deslumbradas com Paris podem ter a tendência se iludir com certas cantadas. Geralmente o galã nem é francês e nem mesmo europeu.

O tal jantar romântico à luz de velas

Um golpe manjado é o convite para o jantar na casa do bonitão. Só que, frequentemente não se trata de um romântico jantar à luz de velas. Quatro ou cinco amigos do dono do apartamento podem estar também a espera-la. O prato principal é a jovem turista… Outro golpe é convite para uma noite num hotel. No dia seguinte você pode descobrir que seu cartão de crédito ou a bolsinha de dinheiro da cintura desapareceram. Diga-se de passagem é também aplicado em homens cativado pela loiraça da mesa ao lado num café. O famoso “boa noite Cinderela”… Felizmente esses golpes são raros, mas podem ocorrer. Vá devagar com as novas amizades

Vá devagar com as novas amizades

Um bom papo, saber mais sobre um novo amigo, o que ele faz na vida, é recomendável. Ainda, falando de segurança, é bom saber que turistas estrangeiros, principalmente mulheres viajando sozinhas são as vítimas favoritas dos marginais. Ou seja, evite, principalmente à noite, andar por ruas desertas. Igualmente, cuidado com sua bolsa no metrô (há batedores de carteira nos transportes em toda a Europa).

Trens noturnos

Mulheres viajando sozinhas podem, eventualmente ter problemas em trens noturnos mesmo na União Europeia e nos USA. Se o vagão for sistema de cabines com belixes, comuns na Europa, procure uma já ocupada por um casal ou por mulheres. Porém, você estiver sozinha e o vagão estiver meio vazio escolha uma cabine desocupada, mas, sempre tranque por dentro.

Trem na Europa

Metrô em horários tardios

Estações de metrô afastadas e em horários tardios são outro ponto de assédio comum em toda a Europa. Porém, mesmo as estações quase desertas sempre tem alguns passageiros aqui e ali. Assim, evite sentar perto de homens sozinhos. Em grupo, ou mesmo em dois, tornam-se ainda mais atrevidos em seus avanços. Por isso procure, na estação, sentar-se perto de outras mulheres ou de casais.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é metro_01.jpg
Metrô – Paris, França, em alguns horários tardios as estações podem estar meio vazias

Onde se hospedar

Por isso mesmo, cuidado igualmente com o bairro onde vai se hospedar. Não estamos nos referindo ao hotel apenas, mas também de sua localização. Normalmente regiões centrais, principalmente o centro histórico, são as mais seguras, principalmente se você pretende sair à noite. Ou seja, você deve se sentir segura para voltar para seu hotel a qualquer hora.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é HOTEL-PARIS.jpg
Hotel no Quartier Latin, localização prática e segura

Mulheres viajando sozinhas: os assédios indesejáveis

É inevitável nesse mundo ainda machista: mulheres viajando sozinhas sofrem assédios indesejáveis. Isso ocorre em toda a Europa, por exemplo, e, na maioria das vezes por fulaninhos saídos sei lá de onde. Lembro-me uma vez em que eu viajava com uma namorada. Peguei uma gripe brava e ela saiu em busca de uma farmácia comprar aspirina e xarope. Mal colocou a ponta do nariz para fora do hotel já foi abordada. Sempre aquele papo: “D’ou venez vous? (De onde você vem?). Ela não respondeu, mas o fulano passou a acompanha-la, insistindo. Perguntou se ela falava francês. (Falava, e muito bem, mas se fez de desentendida). Ela, então, tomou uma decisão inteligente: caminhou para um lugar movimentado, onde havia um policial. O importuno logo desapareceu.

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela (vídeo)

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x