Dicas de Viagem

Tudo sobre viagem de avião

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é avião-lu-e-ketty-foz.jpg
Viagem de avião, rumo ao outro lado do mundo

Mesmo quem não curte, é difícil de escapar de uma viagem de avião, se for perambular pelo mundo. Para ir todos a lugares distantes, dentro do Brasil mesmo, na América do Sul, Europa, Ásia, América do Norte ou Ásia, sem dúvidas a viagem de avião é uma ótima opção. Ainda mais, representa uma economia de tempo e pode se tornar barata também. Igualmente, o que recomendamos é sempre que uma viagem durar mais do que 8 horas tomar um vôo noturno, você dorme e acorda em seu destino.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é AVIAO987.jpg
Viagem de avião: às vezes a melhor opção, ou mesmo a única

O avião é igualmente útil quando você vai viajar vários países distantes entre si, num mesmo continente. Tudo depende de seus planos.
Assim, você chegou em Paris, mas quer visitar Estocolmo, por exemplo. A viagem por terra é interminável. Já fiz uma vez. Não estava, entretanto querendo visitar apenas Estocolmo, mas igualmente outros países norte da Europa. Por outro lado, se quisesse visitar apenas a capital sueca, ou se tivesse pouco tempo, sem dúvida que tomaria o avião.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Aeroporto-de-Calama.jpg
Ufa, embarcando, enfim!

Dicas: viagem de avião

Há alguns anos você podia mudar à vontade o dia de seu voo. Hoje se alterar a data de embarque pagará uma salgada multa, quase igual ao preço do bilhete. Da mesma forma, não vendem mais passagens abertas como antigamente. As datas de ida e de retorno têm que ser fornecidas no momento da compra do bilhete. Isso nos retira igualmente a liberdade de alterar planos, incluir países, ou cancelar voos. Aliás, as empresas aéreas têm se comportado da forma mais vil possível com seus passageiros. Esse negócio de ter que pagar uma salgada multa se quiser mudar a dia do vôo pode ser bom para as empresas aéreas, mas é um inferno para o passageiro.

Viagem de avião, indo paa a Europa

Diferenças de preços nas passagens aéreas

  • Um detalhe importante sobre transporte em viagem: as passagens são muito mais em conta na baixa estação, ou baixa temporada  (outono e primavera). Assim também, a baixa estação é a melhor época para se viajar em quase todos lugares do mundo, exceto em países muito quentes, mais agradáveis no inverno (Índia etc), ou muito frios, (norte da Europa, extremo sul da América do Sul, bem como o norte do Canadá), com temperaturas amenas no verão.
  • Em muitos lugares há substanciais diferenças de preço nas tarifas aéreas, dependendo do dia da semana em que você irá embarcar. Em muitos lugares a passagem é mais barata na terça-feira.  Na sexta-feira, por exemplo a passagem aérea pode ser bem mais cara.
  • Passagens aéreas compradas com antecedência costumam ser bem mais baratas.
  • Vôos diretos costumam ser mais caros. Conexões podem não ser confortáveis, mas, por isso mesmo, as passagens pode estar mais baratas.
  • Pesquise a fundo na Internet. Já achei passagens super baratas para um monte de destinos no mundo. Frequentemente muitas boas ofertas aparecem de madrugada.

Bagagem de mão

  • Coloque na bagagem de mão, o que você vai levar consigo dentro da cabine tudo o que for caro, importante, frágil, máquina fotográfica, tablete, documentos pessoais, medicamentos de uso continuo etc.
  • Lembrando-se que as bagagens de mão, são apenas até 5 kgs.
  • Você não poderá levar dentro da cabine, queijos e frutas de odor forte, objetos cortáveis, nada tóxico. Nem mesmo água pode!
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Avião.jpg
Avião na Tailândia

Mais dicas sobre viajar de avião

  • Transporte em viagem: sobre compras pela internet. Se você não conhece o site e não é uma indicação de nenhum amigo, cuidado. Muitas vezes anunciam preços tentadores. Você compra. Na hora de pagar  somam custo de bagagens e taxas e jogam o preço lá para cima.
  • É bom também chegar de 2 a 3 horas antes do embarque, principalmente quando se trata de um voo internacional. 
  • Em muitos vôos é possível reservar sua poltrona no momento da compra e reserva. Informe-se.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é BLOG-AEROPORTO-650-366.jpg
Sala de espera: confirme sempre sua porta (gate) de embarque

Você gosta de viajar de avião?

Conheci gente que adora andar de avião. Utilizo, muito o avião durante minhas viagens porque não tem outro jeito. Antes de mais nada, o avião é rápido e prático.
Por outro lado, viajar de avião, na classe econômica, principalmente em viagens longas e durante o dia não é o que mais gosto. O espaço para as pernas é quase vez mais apertado, a pressão no avião incomoda um pouco, o ar condicionado me ataca a rinite. Finalmente, as horas não passam! Frequentemente, mesmo na primeira classe um voo longo pode ser cansativo.

Aeroportos cada vez mais modernos igualmente ajudam a tornar sua viagem de avião mais segura

O que você pode fazer para sua viagem ser mais agradável:

Durante toda sua viagem de avião, beba bastante água – se possível, sem gás – ou então beba sucos de fruta. Não abuse das bebidas alcoólicas, principalmente de destilados. Lembre-se também que álcool é diurético.

Ao reservar peça uma poltrona no corredor onde se pode esticar um pouco as pernas. Se conseguir reservar assento na primeira fileira ou junto da saída de emergência, ótimo. Ali o espaço para as pernas costuma ser maior. Certas companhias cobram um extra por esses lugares.

Se você não é do tipo de pessoa que dorme com facilidade, peça a seu médico que lhe receite algum medicamento específico, leve, mas que o ajude a pegar no sono durante o voo.

Muita gente tem problema de ficar com pés inchados em avião, ainda mais nas longas viagens. Por isso mesmo calce sapatos confortáveis quando fora viajar. Se mesmo assim seu pé continuar inchado não tire o calçado. Pode ser que não consiga vesti-los quando desembarcar.

Pronto para levantar vôo

Você tem medo de viajar de avião?

Então, antes de mais nada saiba que é o meio de transporte mais seguro que existe. Você corre mais perigo no táxi entre sua casa e o aeroporto do que dentro de um avião.

• Durante o vôo você pode escutar um filme ou escutar música, isso ajuda a relaxar. Mas, se você gosta de ler, é um bom momento para se dedicar à leitura. Outra coisa: ler ajuda a dormir.

• Algumas empresas aéreas oferecem internet a bordo do avião. Confirme para saber se deve levar seu tablet ou note-book com você. Isso também distrai.

O jet Leg

• As viagens no sentido leste-oeste e vice-versa, em lugares com diferentes latitudes, resultam em diferenças de fuso horário entre o aeroporto onde você irá embarcar e aquele onde você irá desembarcar. Claro que tudo depende do horário de verão no Brasil e na Europa. Lá costuma ser 4 ou 5 horas mais tarde. Do Brasil para boa parte dos países asiáticos frequentemente a diferença horária é mais do dobro disso. Quando é 8 horas da manhã em São Paulo é 20 hs em Bangkok, por exemplo. Cerca de 11 horas mais tarde na Ásia. 

Avião para vôos de curta distância no Nepal

Dicas finais sobre viagem de avião

• Evite trajes demasiadamente informais, sobretudo nas grandes viagens internacionais. Roupas muito leves como camisetas ombros de fora ou bermuda e chinelo de avião, blusas demasiadamente decotadas, mini-saias exageradas vem ser evitadas. Em primeiro lugar o serviço de imigração pode implicar com seu excesso de formalidade, em segundo o ar condicionado do avião é friozinho.

Viagem de avião

• Dentro de um avião estamos mais confinados. Dessa forma, certas regras de educação devem ser observadas. Não fale alto, ninguém precisa saber de sua vida; quando for utilizar o toillet, lembre-se que no corredor há muitos precisando igualmente utiliza-lo. Assim também, antes de abaixar o encosto de sua poltrona, verifique se o passageiro no banco atrás está comendo. Se estiver com crianças, não permita que elas molestem outros passageiros.

• Talvez todos saibam, mas, desde já é bom avisar: atualmente é proibido fumar em aviões em todos os lugares do mundo. Assim, mesmo nos banheiros há detectores de fumaça.

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo 
Viajar avião: as dicas * Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela (vídeo)

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

DICAS SOBRE CUIDADOS NA MÍDIA SOCIAL

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

O que é jet-lag ?

Sonhos de Viagem

Quais lugares são caros para se viajar e quais são baratos?

Sonhos de Viagem

Melhores Aplicativos de Viagem

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x