América do Sul

Ushuaia – Terra do Fogo (Fim do Mundo) – Argentina

Ushuaia, na Terra do Fogo, foi nosso próximo destino depois de El Calafate. Diga-se de passagem, aliás, Ushuaia é um dos destinos importantes do turismo argentino. Queríamos igualmente, na Terra do Fogo, realizar vídeos para nosso canal do Youtube “Sonhos de Viagem”.

Porto de Ushuaia


Desta vez, porém, excepcionalmente, não tomamos ônibus. Evitaríamos, assim ter que encarar pelo menos dois dias de viagem, ou parar em rio Gallegos, uma cidade sem muito interesse turístico. Teríamos, portanto, que passar uma noite nessa cidade litorânea e tomar outro ônibus no dia seguinte.

A cidade mais astral do planeta

Êita frio!

Depois, de Rio Gallegos, enfrentaríamos, ainda mais, pelo menos mais 10 horas de viagem, passando pelo território chileno. Vimos, porém, que havia voo direto de El Calafate a Ushuaia e que as passagens era muito baratas. Escolhemos, portanto, o avião.

Uma cidade entre o mar e os Andes

Antes de mais nada entenda a cidade. Ushuaia ocupa uma pequena faixa junto do oceano com ruas paralelas entre o mar e os Andes. São ladeiras, cada vez mais íngremes até o sopé da cordilheira. Bem junto do litoral, com acesso ao porto, fica igualmente a Av. prefectura Naval Argentina, que acompanha a costa. Ali funciona o escritório oficial de turismo.
Subindo em direção aos Andes ficam a av. Imaipú e a San Martin, as duas principais artérias comerciais da cidade.

Ushuaia, espremida entre os Andes e o mar

Época ideal para visitar Ushuaia

A Ciudad del Fin del Mondo, na terra do Fogo, é considerada a cidade mais astral do planeta. Por isso a alcunha deCidade del fin del Mondo. Os chilenos, entretanto, discordam um pouco disso, mas não vamos entretanto nos intrometer nas discórdias entre los hermanos…).

Inverno e verão

Se você não pensa em esquiar, você poderá visitar Ushuaia em qualquer época do ano. Porém, em primeiro lugar, tenha sempre em mente que em Ushuaia, devido á sua latitude (75 graus Sul) faz frio o ano todo. Por outro lado, o auge do verão é um pouco menos frio. O momento ideal, portanto, para você visitar Ushuaia caso não pense em praticar esportes de inverno. Ainda mais, no verão os dias são bem longos. Escurece por volta de onze da noite. Duas da manhã está clareando de novo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MAFRIO-CULO-PINGUIM.jpg
Até os argentinos acham Usauia muito fria…

Outono e primavera

O comecinho do outono ou o final da primavera, é igualmente uma boa época para você visitar Ushuaia. Da mesma forma, o final do outono já é bem frio e o início da primavera igualmente.
Recomendamos porém que, não importa a época do ano, se você você pretende visitar traga roupa apropriada ao frio. Um blusão (de couro, se possível, nossa preferência, o nylon não nos agrada) pulôver cachemir, quente, porém não pesado, calça de veludo grosso ou de lã e roupa polar, a chamada “segunda pele” para usar por baixo de tudo. Trata-se daquele conjunto negro grudado no corpo que o deixará com cara de bailarino russo. Enfim, uma proteção indispensável em Ushuaia, sobretudo nos meses frios..

E as roupas?

Recomendamos trazer, em qualquer época do ano roupas adequadas ao frio. Nós trouxemos jeans, por exemplo, porém sempre vestindo calça polar por baixo. Para quem não sabe é uma roupa térmica colada ao corpo, por isso mesmo também chamada de segunda pele. Existe igualmente camisetas de mangas compridas feitas com mesmo material de mangas compridas. Os sapatos devem ser quentes e impermeáveis, com sola de borracha. Não esquecer luvas, gorros, etc.

Hospedagem cômoda

Nas duas avenidas centrais e na Prefeitura Naval encontramos de tudo: casas de câmbio, agências de viagens, barzinhos, confeitarias, restaurantes e um variado comércio.
A região central, não longe do porto, é, portanto, perfeita para se hospedar. Ou seja, evite, portanto, lugares, afastados, mesmo porque Ushuaia tem ladeiras cansativas.

Quanto mais perto do centro, melhor

Evite lugares afastados, mesmo porque Ushuaia tem ladeiras cansativas. Nós achamos um hostel a 4 quadras do porto, e mesmo assim, encarávamos sempre um pequeno trecho de ladeira cansativa. A diária nos custou uns 18 dólares.
Uma recomendação importante para se localizar: se vier de avião pegue informações e um mapa no escritório oficial de turismo. Há outro escritório de turismo na cidade: Oficina Central de Turismo: Prefectura Naval Argentina 470

Ushuaia vista do porto

Como ir

Para quem vem do Brasil

Avião

Desde já recomendamos. É o mais indicado.
Para quem vem do Brasil, uma conexão em Buenos Aires é quase sempre obrigatória. Ao comprar a passagem é bom conferir em qual aeroporto você vai descer em Buenos Aires (há dois) e em qual vai embarcar para a Terra do Fogo. Ás vezes o tempo de conexão é curto. Uma vez que fui para Ushuaia de avião parei dois dias em Buenos Aires. Logo, se você não conhece a capital argentina, é uma oportunidade para visitar a cidade.

Chegando a Ushuaia

Carro

Carro próprio -Você pode também pegar seu carro e descer do Brasil até Ushuaia. Só um porém: você viu a distância? Só vale a pena para quem dispõe de muito tempo e está percorrendo a Argentina inteira de carro.
Alugar um carro em Ushuaia -É o mais prático para aqueles que querem conhecer apenas a Terra do Fogo. Há várias locadoras na cidade. Normal, Ushuaia é uma cidade voltada para o turismo.

geleira vista do navio

Navio

Estive novamente em Ushuaia em um cruzeiro marítimo que deu toda a volta na América do Sul, de Santos a Valparaíso, no norte de Santiago. (Não há cruzeiros somente até Ushuaia).
Uma boa experiência do cruzeiro foi visualizar a cidade de longe, junto aos picos nevados dos Andes. Lindona! Além disso, nesses cruzeiros pudemos igualmente apreciar alguns glaciares mais afastados de Ushuaia, raramente incluídos nas excursões locais.

Ushuaia vista do mar

Esportes inverno em Ushuaia

Ushuaia é um dos destinos favoritos por aqueles que curtem esportes de inverno. Lá pela metade de junho já começa a nevar forte. A estação de inverno se entende até primeira semana de outubro. Em suma: é a estação com a mais longa temporada de neve da Argentina.Além disso sua neve é considerada de primeira qualidade.

Cerro Castor

Cerro Castor a 1.500 m snm, a 25 km de Ushuaia, é a estação de esqui de Ushuaia. Em primeiro lugar, Cerro Castor, tem ótima infraestrutura de turismo voltado para esportes de inverno, hospedagem, meios de elevação e qualidade das pistas. Dessa forma, tem atraído cada vez mais turistas na temporada de inverno.

Por último o Cerro Castor pode ser visitado em qualquer época do ano, se você não pensa em esquiar.

Paisagem nos arredores de Ushuaia

Como ir de Ushuaia ao Cerro Castor

Transfers – A maioria dos hotels tem um esquema de transfers até o Cerro Castor. Transfers são igualmente oferecidos por agências de turismo.

Táxi – Essa é outra opção, mas, é claro, custará mais caro. Convém, portanto, informar-se de preços antes e dar uma barganhada.

Alugar carro – O carro tem a vantagem de lhe oferecer ampla liberdade e não é caro, sobretudo se você estiver num pequeno grupo.

Dica de segurança: Se alugar carro, muito cuidado com verglas, essa fina camada de gelo liso extremamente escorregadio, que pode ser formar no asfalto. Portanto, não corre, rode devagar.

Outras atrações

El Tren del Fin del Mundo

Esse trenzinho histórico, que parte da estação próxima á entrada do Parque Nacional da Terra do Fogo, uma das atrações mais manjadas de Ushuaia, foi construído em 1910. No passado o trenzinho levava alguns prisioneiros da penitenciária de Ushuaia cortar madeira para abastecer cidade. Hoje transporta turistas que querem visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo. Fiz esse passeio mais de uma vez em diferentes viagens.

Durante todos esses passeios íamos filmando, preparando vídeos para nosso Canal do Youtube “Sonhos de Viagem“.

Parque Nacional da Terra do Fogo

Antiga penitenciária

Podemos dizer que Ushuaia nasceu com seu presídio, inaugurado em 1902. Posteriormente, em 1946 foi desativado. No presídio, pode-se ver as celas e imagens da vida dos prisioneiros, alguns condenados por motivos políticos. Até mesmo a vida de alguns prisioneiros é bastante curiosa. No mesmo local funciona igualmente o Museo Maritimo, que merece uma olhada. https://museomaritimo.com/es

antigo presídio de Ushuaia

Passeios de barcos

Esses passeios você contrata nos quiosques do porto de Ushuaia. Assim, há várias opções, alguns chegam em ilhas ocupadas por grandes colônias de lobos marinhos, pinguins e outras aves marítimas.

Lago Escondido e Lago Fagnano

As vistas são fantásticas, com picos nevados e lagos glaciais de águas esverdeadas. O ideal é alugar um carro, já que as excursões são feita a toque de caixa. Cuidado, entretanto, se for alugar carro no inverno. A pistas é escorregadia e há trechos junto a precipícios. Se for rodar na neve procure portanto alugar um 4X4 of-road.

Porto de Ushuaia

Glaciar Martial

Se você não tem muito tempo e deseja conhecer um glaciar, saiba que há um junto da cidade, onde você pode ir de táxi (é subida) e voltar a pé. Lembro-me que entrar no glaciar no verão tivemos que caminhar uns dois quilômetros dentro da área do glaciar, ladeira acima.
Junto da entrada do Glaciar há uma espécie de lanchonete. Voltamos gelados e paramos ali para tomar um chocolate quente.

Subindo rumo á geleira

Gastronomia

Além dos deliciosos churrascos de bife de chorizo ou cordeiro patagônico, comuns em quase toda a argentina, uma especialidade de Ushuaia é a centolla, ou seja, o caranguejo gigante de águas frias. Não é, porém, um prato muito barato, mesmo em Ushuaia, mas é melhor do que lagosta, mais delicado.

Você pode comprar o caranguejo vivo, escolher num pequeno aquário junto á porta do estabelecimento. Embora ele seja servido inteiro, é mais vantagem pedir a centolla a provençale. Vem sem a casca, servem apenas a carne do caranguejo temperada ao alho e azeite de oliva.

Assista nosso vídeo do Canal do Youtube Sonhos de Viagem, dê seu like, compartilhem com seus amigos, e apertem o sininho para novas notificações;

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA

* Galeria de fotos: Argentina * O que visitar em Salta, na Argentina? * O que fazer em Buenos Aires * Argentina, melhores lugares * Salta O que fazer em Buenos Aires * Bariloche * Mendoza * Vinhos na América do Sul
Mar del Plata * Cataratas de Fóz do Iguaçu * Comida em viagem na América do Sul * Ushuaia, na Terra do Fogo

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE A ARGENTINA

Perito Moreno, na Patagônia Argentina * Quebrada de Humahuaca * Os parques nacionais do oeste argentino
Ushuaia * Mar del Plata * Viagem para Bariloche * Bastidores da Viagem * Buenos Aires * San Juan – Ischigualasto
* Parque Nacional Talampaya, Prov. de la Rioja * Mendoza * O início da viagem pela América do Sul
Ushuaia, Terra do Fogo * Viagem para Bariloche * Cavalgada em Bariloche * Mar del Plata
* Os cantores de rua que alegram Buenos Aires * Perambulando por Buenos Aires Pontos top de Buenos Aires

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…




Posts Relacionados

Viagem para Argentina – Melhores lugares

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x