Livro: A Vaca na Estrada

044 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

De Katmandu a Pokhara

Sempre escutara falar que é de Pokhara, à beira de um lago lindão, que se tem uma das mais lindas vistas do Himalaia. É de Pokhara, igualmente que partiam as diferentes trilhas para caminhadas pelo Cordilheira do Himalaia. Assim, quis, portanto, checar. Pokhara fica a 7 ou 8 horas de ônibus de Katmandu.
Abaixo: Mapa de Pokhara

Os ônibus de Katmandu para Pokhara

Na própria Freak’s Street havia uma agência de viagens que vendia passagens de ônibus e vans entre a capital e Pokhara. Em geral eram, entretanto, veículos caindo aos pedaços. Dei sorte, porém, e peguei um pequeno ônibus comprado de europeus. Ou seja, relativamente ainda bem conservado. Assim, os nepaleses, já se sentiam no direito de apelida-lo de “pullman” ou “de lux bus“.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é NEPAL-ÔNIBUS-8-OK.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Um dia todo de ônibus

A estrada, asfaltada, porém, mal cuidada, acompanhava um afluente do rio Narayani até uma grande ponte, a única destinada a suportar o tráfego de veículos. Ali cruzamos para a outra margem, na direção a Pokhara. A viagem era meio longa. Creio que encarei umas oito horas de trajeto. Por sorte, as paisagens espetaculares compensavam, porém, a aventura.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é pokhara-estrada.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Encontro com Kim

Numa parada, numa espécie de lanchonete, meu ônibus estacionou ao lado de outro na mini-estação rodoviária onde paramos. Deparei, assim, com Kim no ônibus do lado, voltando para a Katmandu. Foi uma surpresa para nós dois. Nos abraçamos felizes por nos rever. Contou-me que, sozinha em Pokhara, me esperando por mais de dez dias começou a se entediar.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

A falha fora, aliás, toda minha. Mea culpa, mea maxima culpa… Eu espera estar em Pokhara em uns quatro ou cinco dias. Demorei, porém, muito mais no rafting e na visita ao Chitwan, do que pensava. Ou seja, solitária, cansada de me esperar, num impulso, Kim decidira regressar a Katmandu. Ao me encontrar, resolveu voltar até Pokhara comigo, mudando, assim, de ônibus.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Pokhara

Quando estive pela primeira vez em Pokhara, o lugar era apenas um povoado junto de um lago. Pokhara, porém, se desenvolveu muito com o turismo. Assim, é um dos pontos de partida mais conhecidos para quem vai fazer trekking. De Pokha partiam também as expedições para escalar o Anapurna, um dos mais altos picos do Himalaia. Sua rua principal é lotada de lojinhas de suvenires e de equipamentos para camping, montanhismo e trekking.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é POKH-MONTANHA-NEVE-67-ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

O Lago Pewa

Junto à avenida, o Lago Pew é uma das atrações de Pokara. É possível alugar canoas para percorrê-lo, como fizemos. As neves eternas do Annapurna refletidas nas águas do lago compõem um visual maravilhoso. Por isso mesmo, passamos horas percorrendo o lago. Nós o atravessávamos em todos os sentidos para achar algum recanto especial para desembarcar. É onde parávamos para comer um sanduíche ou bebericar uma cerveja. Depois e falar da vida, dessa nossa experiência pela Ásia.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Passeando pelas vizinhanças

Durante boa parte do tempo dessa estada em Pokhara, ficávamos, passeando pelos arredores, sobretudo aproveitando das incríveis vistas das montanhas himalainas. Assim, de longe, apreciávamos os cumes esbranquiçados, cercados pelos tons avermelhados do outono. Frequentemente, porém, ficávamos preguisosamente, tomando sol junto do Pewa. As partes mais afastadas eram, aliás, boas para nadar, mas as águas eram geladas. Afinal, o inverno se aproximava.

De barco, remando, é possível, assim,alcançar quase qualquer parte das margens, onde há pequenas aldeias e “praias” de pedregulhos. Navegando não longe das margens víamos coluna de nepaleses em filas, que passavam carregando seus enormes cestos. Exatamente como eu vira a moça fazer no Vale de Katmandu, ou seja com uma correia na testa.
De nosso alojamento existia um caminho fácil até o Pewa, ao longo de um riacho que desaguava no lago.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Os lodges de Pokhara

Do outro lado da trilha, as placas em inglês indicavam os diferentes lodges, e hotéis de diferentes preços. Sempre anunciando confortos nem sempre verdadeiros. No que estávamos, por exemplo, a hot water existia, mas apenas se fosse encomendada comuma boa antecedência. Mesmo assim, às vezes, esqueciam completamente do pedido e tínhamos que descer para reclamar.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Quando isso acontecia, o patriarca da casa dava umas rápidas ordens em nepali e logo um garoto ia correndo buscar um balde e enche-lo d’água para esquentar. Uma hora depois, aproximadamente, a água estava bastante quente e era então levada até o rústico banheiro do quarto onde só existia uma ducha fria, junto com uma cuia. Essa era a hot water.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Atualização:

Muitos anos depois, quando voltei a Pokhara, notei que a qualidade e variedade de hotéis havia melhorado muito. Há hoje hotéis modernos bem melhores, mais caros igualmente. Nos pequenos hotéis baratos, entretanto, alguns velhos problemas não foram ainda bem resolvidos. Por outro lado, o Nepal, já há alguns anos, tem atraído turistas mais exigentes e endinheirados que exigem hotéis mais luxuosos.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada”

O frio chegando

Eu notara em Katmandu e em Pokhara que as montanhas da Cordilheira do Himalaia, antes quase todas azuladas, ganhavam picos cada vez mais nevados. Enfim, era o avanço do outono e o inverno que se aproximava. Ou seja, pareciam gigantes brancos nos espiando, e que a cada dia chegavam mais perto. Um visual mais lindo ainda porque refletido no lago Pewa.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

Pokhara, o mesmo clima underground de Katmandu

Pokhara, como todos os locais frequentados por estrangeiros, tinha muitos igualmente barzinhos e cafés onde o pessoal se reunia. Em resumo, o mesmo “psicoclima” de Katmandu, Herat e outras mecas dos aventureiros dos longos caminhos. Nesses barzinhos conhecemos casais, alguns, aliás, há meses na estrada. Outros há mais de um ano vagabundeando pelo oriente.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Pokhara

*****

BLOGS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Relato de viagem, de Paris ao Nepal Viagem para Katmandu, no Nepal
* Compras em Katmandu, Nepal

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Passeios pelo Vale de Katmandu Pokhara, no Nepal, aos pés do Himalaia
Bhaktapur, a Idade Média Nepalesa
Patan, cidade medieval no Vale de Katmandu

*****

* Katmandu no cinema e nos livros *  Chegando ao Nepal * A cidade e suas tribos
* Katmandu de bicicleta Nepal na História * Os confrades mochileiros
* O terraço dos filósofos * Os meninos de rua de Katmandu Hinduísmo, sadhus e Budismo
* Vivendo e aprendendo * Mudança de Vida * Perambulando pelo Vale de Katmandu
* De bicicleta pelos arrozais * Novos lugares, novas amizades * A descida do rio Narayani
* Pokhara * O caminho de volta * Um ano fora de casa perambulando pela Ásia 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar antes de viajar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

03 De Paris a Katmandu de carro “A Vaca na Estrada” – Rumo a Ankara

Sonhos de Viagem

Galeria de Fotos Marrocos

Sonhos de Viagem

Ubatuba, Norte

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x