Livro: A Vaca na Estrada

042 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Dakshinkali

Novos lugares, novas amizades. Era agradável conhecer gente. Mas, alguns passeios eu fazia sozinho. Assim, um dia resolvi visitar Dakshinkali a cerca de 20 km de Katmandu. Era onde, durante festivais hinduístas, peregrinos levam galinhas, cabras ou mesmo búfalos para serem sacrificados. Embora não seja o tipo de espetáculo que me agrade, tive curiosidade em conhecer o lugar. Em suma, seguindo a mesma lógica que me levou até a cidade sagrada de Benares, na Índia.
Esse era, ainda mais, em razão das paisagens, um dos mais belos passeios a se fazer nas proximidades de Katmandu,. Em suma, podia-se visitar num bate-e-volta, partindo cedo da capital.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

As cerimônias

Assim, um dia, sabendo que as cerimônias começam muito cedo, peguei coragem e, apesar do frio, acordei de madrugada. Depois de caminhar até perto do Ratna Park, onde ficava a estação de ônibus, tomei uma espécie de mini-van até Dakshinkali. Era um veículo de três rodas, bem detonada, e lotada de nepaleses. Muitos deles, aliás levavam animais para serem sacrificados para a deusa Kali.
Eu era o único estrangeiro ali.A senhora do lado trouxera uma galinha. O galináceo, instlara-se, assim, no meu colo… Depois de rodarmos algum tempo pelo fundo do vale, mergulhados em uma espessa névoa, começamos a subir uma encosta de montanha.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

O Himalaia ensolarado

Repentinamente, como por magia, a neblina foi desaparecendo. Foi, assim substituída por um belo dia claro, ensolarado e de céu de azul intenso. Da janela do micro-bus eu avistava os picos nevados brilhantes da Cordilheira do Himalaia. As nuvens que cobriam o vale estavam agora um tanto abaixo de nós. Lembravam um tapete de espuma de sabão numa tina d’água.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Um visual privilegiado

Rolávamos devagar pela estradinha cheia de curvas que rodeava o vale. Como pano de fundo, ao lado da estrada eu tinha o fantástico visual das montanhas com seus altos picos. Podia, dessa forma, curtir a cordilheira bem mais de perto, aliás. Eram, iigualmente picos bem mais brancos do que eu conseguia avistar a partir de Katmandu, com o sol se refletindo nas neves. Ao descer em em Dakshinkali passei rapidamente ao lado da fila de nepaleses com seus animais no colo e segui até o templo.

Degola em linha de montagem

Os bichos, galinhas ou cabritos eram degolados um após outro, como numa linha de montagem, em frente à imagem da divindade. Búfalos eram igualmente sacrificados. Animais muito maiores davam pórém, mais trabalho; O sangue era esguichado sobre a figura de Kali. Sabia, por ter lido a respeito, que a carne dos animais era pelo menos consumida. Meno male

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Os banhos públicos em Katmandu

Katmandu tinha suas curiosidade quase medievais. Assim, via constantemente fontes públicas onde os nepaleses se banhavam, homens, mulheres e crianças, geralmente em momentos diferentes do dia. Afin,al a maioria das casas não possuía água encanada. As mulheres nepalesas conseguiam tomar banhos completos enroladas em tecidos, lavando parte por parte do corpo.Com a rara habilidade, porém, de mostrar muito pouco suas intimidades.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Lavavam também os cabelos negros, longos e bonitos em grandes potes de bronze, em banhos sucessivos, em que a espuma do sabão ia, aos poucos, desaparecendo. Interessante, aliás, porque nenhuma delas usava produtos de beleza nem xampus caros, apenas água fria, quase gelada, e apenas sabão comum.Todas elas, porém, tinham belos cabelos brilhantes.

Novos lugares, novas amizades: a neo-zelandeza Kim

É verdade que aventuras isoladas eram super comuns entre mochileiros. Afinal, Katmandu era uma festa… Porém, muitos acabavam tendo uma namoradinha fixa. Ou seja, amizade, namoro, seja o que for. Em suma algo mais parecido com um “relacionamento”. Enfim, mesmo que fossem apenas durante um ou dois meses. Ou seja, o tempo em que passariam na capital nepalesa até o momento de voltar para seu país de origem.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Assim, nessas andaças sem rumo por Katmandu acabei conhecendo uma neo-zelandesa loirinha e bem-humorada com quem fiz amizade. Assim passamos primeiro a passear juntos. Depois a namorar e, finalmente, a dividir um mesmo quarto em nosso hotel.
Um dia, saindo de Katmandu em direção a Swayambhunath, vimos no céu uma aura como um arco-íris. Vários estrangeiros com quem conversei observaram o fenômeno.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Mensagem de Buda?

Não era, entretanto, uma mensagem de Buda, para nenhum de nós, como as deslumbradas do terraço dos filósofos acharam. Em suma, tratava-se simplesmente de um raro o “halo solar”. Em suma, um tipo um tanto incomum de arco-íris. Esse fenômeno pode ocorrer em um dia parcialmente nublado e com nuvens, iluminadas por raios de sol da tarde. Seja como for, foi uma cena rara e linda pairando sobre a stupa do Templo dos Macacos.

Templo dos Macacos

Na realidade Kim e eu, encaramos mais de uma vez a trilha a pé que, de Katamandu, levava ao templo budista. Eu já estivera por lá algumas vezes, mas era um lugar onde eu sempre voltaria. Só me desanimava, porém, encarar aquela escadaria brava que levava até o topo da montanha. Assim, a solução era ir parando, sentar na mureta lateral, parar para tirar foto do templo no alto. Enfim, ir devagar, tomando fôlego…

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Havia uma subida de carro até perto do templo, no alto. Infelizmente, porém a pé, não tinha jeito, tínhamos mesmo que encarar a desanimadora escaderia. Junto dela havia sempre um nepalês fumando displicente seu shiloom entupido de hash. Sempre nos cuprimentava sorridente com um “namasté” apenas murmurado. Respondíamos com a mesma cordialidade:
— Namasté!

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Curtindo o visual vo Vale de Katmandu

Finalmente, no alto, junto da enorme stupa budista, Kim e eu, nos sentávamos na muretinha em torno do santuário. Junto a um abismo, permanecíamos longos minutos em silêncio, aproveitando assim vista privilegiada do vale. No outono os picos que rodeavam o vale já estavam ainda mais nevados e mais lindos. Em razão da distância, todo o vale e as montanhas distantes pareciam azuis. Enfim, uma vista de paz que nos transmitia uma tranqulidade interior.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

Katmandu vista de longe

Os templos em Katmandu, ao longe, destacavam-se, dessa forma, nos céus da cidade do outro lado do rio, parada no tempo. A capital nepalesa parecia assim ter atravessado a idade da Terra, como um museu vivo. Perto de nós, ao redor da stupa, os monges tibetanos, com seus hábitos cor de vinho circulavam, em torno da stupa, fazendo mover seus moinhos de orações e recitando seus mantras.

A Vaca na Estrada” – Novos lugares, novas amizades

*****

BLOGS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Relato de viagem, de Paris ao Nepal Viagem para Katmandu, no Nepal
* Compras em Katmandu, Nepal

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Passeios pelo Vale de Katmandu Pokhara, no Nepal, aos pés do Himalaia
Bhaktapur, a Idade Média Nepalesa
Patan, cidade medieval no Vale de Katmandu

*****

* Katmandu no cinema e nos livros *  Chegando ao Nepal * A cidade e suas tribos
* Katmandu de bicicleta Nepal na História * Os confrades mochileiros
* O terraço dos filósofos * Os meninos de rua de Katmandu Hinduísmo, sadhus e Budismo
* Vivendo e aprendendo * Mudança de Vida * Perambulando pelo Vale de Katmandu
* De bicicleta pelos arrozais * Novos lugares, novas amizades * A descida do rio Narayani
* Pokhara * O caminho de volta * Um ano fora de casa perambulando pela Ásia 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar antes de viajar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

As principais: atrações em Paris

Sonhos de Viagem

“Seguro de Viagem”

Sonhos de Viagem

03 De Paris a Katmandu de carro “A Vaca na Estrada” – Rumo a Ankara

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x