Dicas de Viagem

O que é jet-lag ?

Jet lag é provocado pela diferença horária entre o local de embarque e seu destino em longas viagens de avião no sentido leste-oeste ou vice-versa, com longitudes muito diferentes das brasileira . É mais cedo nos países a oeste do Brasil e mais tarde nos lugares a leste. Se a viagem for no sentido norte-sul, com latitudes diferentes, mas com longitude semelhante à do Brasil, (não existindo, portanto, diferenças horárias), não há jet-lag. Para entende mais sobre esse papo de latitude e longitude, dê uma olhada na postagem sobre geografia.

Por que em viagem de avião e não em outro meio de transporte?

É simples, o deslocamento por via aérea é muito rápido e provoca algo como “um choque horário” em nosso relógio biológico, agravado por um certo mal estar provocado por uma longa permanência dentro do avião. Se essa diferença horária for pequena, de duas horas, de São Paulo a Lima, no Peru, por exemplo, isso afeta pouco nosso relógio biológico. Mas se for diferença de muitas horas, como do Brasil para a Austrália, Nova Zelândia, ou Japão, isso bagunça demais nosso organismo.

Nova Zelândia, para lá da linha da data no Pacífico

Ou seja, é três ou quatro horas da tarde e você quer dormir, e pode ter vontade de jantar pela manhã. Claro que nosso organismo vai se adaptando, mas isso pode tomar uns dias. Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns se adaptam mais rapidamente, outros precisam de mais tempo e necessitam de algum medicamento, ou de alguma química, seja para dormir, seja para se manter acordado. Mas evite tomar esse tipo de medicamento a olho, sem conversar a respeito com seu médico.

Existem medicamentos que ajudam a dormir mais facilmente, mas você precisa de receita

Ainda no avião as companhias aéreas procuram amenizar os efeitos do jet lag servindo as refeições em horários mais aproximados aos de seu destino. Também podem manter as luzes acesas ou apagadas mais cedo ou mais tarde do que o normal para seu organismo já ir se adaptando. O que recomendamos é, a bordo, tentar moderar seu apetite e evitar igualmente bebidas alcoólicas, em especial as destiladas, como whisky , por exemplo.

Álcool não!

Água é bom beber bastante, pois mantém seu corpo hidratado uma vez que o ar que circula no avião é muito seco. Aliás, as dicas que passamos aqui podem amenizar os efeitos do jet-lag, mas algum mal estar talvez seja inevitável, lembrando igualmente que que esses efeitos variam de uma pessoa para outra. Normalmente as pessoas acostumadas a viajar superam mais rapidamente esse mal-estar.

Avião: ar seco

Finalmente, é possível que você precise de um despertador para conseguir acordar. Tenha um com você, pode ser o do celular mesmo. Mas, não é necessário nos primeiros dias acordar às sete da manhã (no horário local). Ou seja, caindo de sono você nem vai aproveitar direito programa nenhum. À medida que você vai se adaptando pode ir acordando um pouco mais cedo, se pretende aproveitar mais o dia.

Grécia: vai curtir ou dormir?

Claro, você estará fazendo seu relógio se adaptar meio na marra… Mas, se não procurar se adaptar ao horário local talvez durma o dia todo e passe a noite acordado. O ideal, aliás, não é procurar adaptar apenas o sono, mas também sua alimentação para não ficar com vontade de tomar sopa no café da manhã ou café com leite e pão com manteiga na hora de jantar.

Oito da manhã: vai uma sopinha?

Viagens para lugares a leste

Se você viajar em lugares situados leste do Brasil, como Europa e Ásia, por exemplo, procure dormir o mais cedo que puder, mesmo utilizando algum medicamento, sempre, é claro, depois de falar com seu médico. Queremos, igualmente, lembrar que ler acaba normamente dando sono. Ler um bom livro ajuda. E, ainda mais, você se tornará também mais culto!

Ler pode ajudar você a dormir

Viagens para lugares a oeste do Brasil: resista ao sono

Quando você viaja para lugares a oeste do Brasil, procure dormir o mais tarde possível, mesmo que seja tomando café, bebendo coca-cola ou guaraná em pó (sem exagerar!) para tentar manter-se acordado.

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
*  Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
*  Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem
* Turismo LGLB
Bagagem
Vai viajar? Qual as dicas mais importantes sobre hospedagem no mundo todo?
Documentação de viagem
* Segurança em viagem
* Quem entende de Geografia viaja melhor e mais barato

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

NOSSO

.

Qual o problema da diferença entre os fusos horários?

Até aí, aparentemente tudo bem. Porém, quando for hora de os parisienes dormirem, você não terá sono; só conseguirá adormecer de madrugada; e, caso não recorra a um despertador, terá um choque ao acordar no dia seguinte, ver que é mais de meio-dia e sua manhã foi perdida. Duas alternativas: usar o despertador e enfrentar o mal estar do jet lag (sono + cansaço do voo + alterações de apetite) até se adaptar; ou viver em um ritmo totalmente diferente do que as pessoas do local vivem, perdendo metade do dia que você poderia estar aproveitando.

Porém, quando se viaja para o oeste, onde é mais cedo, por exemplo, de São Paulo para a Cidade do México, o jet lag se manifesta ao contrário. Quando os restaurantes ainda nem estiverem abertos para o jantar, você já estará morrendo de sono. Ou você resiste ao sono o máximo que puder e se adapta ou vai passar todas as tardes de sua viagem dormindo e ficar sem jantar.

Posts Relacionados

Ubatuba, uma das cidades mais antigas do Brasil

Sonhos de Viagem

Viajar pela Tailândia

Sonhos de Viagem

027 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Khajuraho, o tantrismo no hinduísmo

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x