Brasil

Melhores praias de Ubatuba ao sul da cidade

Saiba, antes de mais nada, que quase todas essas praias têm acesso pela Rio-Santos, com algumas exceções que mencionaremos mais adiante.
Para alcançar todas as demais, porém, você tem duas possibilidades, dependendo de onde estiver hospedado – se estiver na cidade. (Portanto, olhe o mapa para entender melhor). Dessa forma, se estiver perto do centro pegue, a rua da Rodoviária Litoranea, a Maria Vitória Jean, direção à Rio-Santos. Assim, ao chegar na rotatória entre à esquerda, sentido Caraguatatuba.

Se estiver no sul da cidade de Ubatuba

Se, porém, você estiver no sul da cidade siga a praia do Itaguá e entre à direita na larga avenida que sai da praia e termina, uns quinhentos metros adiante, numa grande rotatória. Há placas. Ou seja, a alcançar a rotatória, é só pegar a esquerda e seguir em frente na direção de Caraguatatuba.

Pela Rio-Santos você acessa quase todas as praias de Ubatuba

Sem acesso pelo Rio-Santos

Itaguá

A Praia de Itaguá fica, em sua maior parte, na região sul da cidade. Acompanha, entretanto, toda a avenida litorânea. Só uma pontinha norte dela, porém, o pessoal chama de “praia do Cruzeiro”, essa em frente à rua lateral da Igreja, onde há uma feira de artesanato. Itaguá, a “praia da cidade” é de acesso mais fácil, porém, pouco procurada para banho. É, portanto, mais utilizada para caminhadas. Assim, os quiosques com comidinhas e bebidas se concentram na sua parte sul.

Praia do Itaguá, apelidada de “praia da cidade”, em frente a Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Praia do Tenório

Fica ao sul da cidade. No final da Itaguá, de quem vem do centro, entre a esquerda na rua Capitão Felipe, que leva ao trevo da Rio-Santos. Portanto, fique atento. Do lado esquerdo, algumas quadras mais adiante, para você verá uma placa indicando a praia. Infelizmente, porém, a Praia do Tenório, muito agradável a algumas décadas, está toda ocupada por um condomínio e casas de luxo. Costuma ficar lotada na temporada. Em suma, tem pelo menos onde comer ou tomar uns drinks.

Praia do Tenório, Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Praia Vermelha do Centro

Situa-se logo à esquerda da Praia do Tenório. Não é, entretanto, lotada como sua vizinha. Assim, apesar de ter uma pequena faixa de areia é uma das mais bonitas. É entretanto, uma praia de tombo, com ondas bem grandinhas. Por isso mesmo, uma praia preferida por surfistas. Portanto, se você não é do ramo, muito cuidado. Enfim, a infra-estrutura (cervejinha gelada, uns comes), é mínima.

Praia Vermelha do Centro – Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Acesso pela Rio-Santos

Praia Grande

É a primeira praia que você verá à sua esquerda na grande rotatória ao entrar na Rio-Santos na direção de Caraguatatuba.
Essa praia, que acompanha a Rio-Santos, faz jus ao nome, ou seja, é realmente extensa, com quase dois km de comprimento.
Por ficar perto da cidade, porém, é sempre lotada.

Praia Grande, Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Assim, igualmente, é uma das praias mais frequentadas de Ubatuba. O outro lado da estrada em frente a praia é todo ocupado por predinhos de apartamentos de temporada.

É igualmente cheia de quiosques, fica lotada nos feridos e na alta estação, sendo difícil achar onde estacionar. É o tipo de praia que, nós, Ketty e eu, por exemplo, evitamos ir na alta temporada, Carnaval, Semana Santa, etc. Tem ondas de tamanho médio a maior parte do tempo.

Praia Grande de Ubatuba (Foto Giovanna Parpinelli)

Praia das Toninhas em Ubatuba

A Praia das Toninhas com 1,5 km de extensão, fica imediatamente após a Praia Grande, continuando na direção sul, a caminho de Caraguatatuba. Assim, é uma das praias de Ubatuba com mais hotéis, pousadas e casas de aluguel. Em suma, quase toda sua orla é ocupada por quiosques de bebidas e salgadinhos. Essa é outra praia muito frequentada. Na temporada e feriados fica difícil achar lugar para instalar um guarda-sol. Tem igualmente muitas ondas, normalmente, porém, não representam perigo.

Praia das Toninhas – Ubatuba – (Foto: Giovanna Parpinelli)

Praia da Enseada

Tem um perfil parecido com a Praia das Toninhas, com um quilômetro de extensão, e boa faixa de areia. Possui quiosques (mais numerosos do lado esquerdo da praia). Serve a drinks e aperitivos. Está igualmente um tanto construída. Quem vem de ônibus precisa caminhar um pouco mais (uns 300 ms apenas) até chegar a praia. Fica, porém, um tanto lotada na alta temporada. Tem ondas, mas normalmente não muito grandes.

Praia da Enseada, Ubatuba – (Foto: Roseli Dalrri)

Santa Rita em Ubatuba

É uma praia pequena e menos lotada e agradável. Fica dentro de um condomínio e a mais ou menos a um km da Rio-Santos.
Uma de nossas praias preferidas, com águas límpidas e calmas. Propositalmente, não é cheia de de quiosques, porém, eventualmente você depara com vendedores proponho salgados e refrigerantes.
Antes de mais nada, saiba, é uma praia onde é difícil estacionar. Um truque é procurar chegar cedo. É possível, porém, estacionar perto da Praia do Perequê  Mirim, mais adiante, e subir a escadaria de madeira à esquerda, que dá acesso a Praia de Santa Rita. Diga-se passagem, da escadaria o visual é lindo. Na praia, além de condomínios, existem hotéis e pousadas.
Por ficar mais afastada da Rio-Santos, não é, entretanto, muito prática para quem não está motorizado.

Acesso à praia de Santa Rita, em Ubatuba (Foto Roseli Dalrri)

Perequê Mirim

Outra prainha muito simpática, com uns 800 metros de extensão, bem sombreada, com águas super calmas, no fundo de uma baía, um pouco ao sul da Praia de Santa Rita. Perfeita, portanto, para famílias com crianças.
Uma de nossas preferidas em Ubatuba.
Possui infraestrutura de hospedagem. Localiza-se perto da Rio-Santos e, assim, do outro lado da pista, você encontra mercados e certo comércio. Ainda mais, situada junto da Rio-Santos tem ônibus fácil para Ubatuba. É, igualmente, uma praia onde é mais fácil achar onde estacionar, mesmo que seja do outro lado da Rio-Santos.

Perequê, Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Praia do Lamberto, em Ubatuba

É uma praia pequena, muito sombreda, com uma boa faixa de areia, águas calmas, muito verdes e transparentes. Ainda mais: fora da temporada é bastante vazia. Possui, entretanto, pouca infra-estrutura, mesmo na alta estação. Se for o caso leve lanche e uma térmica com suco. Sempre lembrando, é claro, de recolher seu lixo ao partir.
O acesso é pela Rio-Santos, onde muitos preferem deixar o carro. Na alta estação, porém, é meio complicado achar onde estacionar. 

Praia do Lamberto, Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Saco da Ribeira

Embora tenha a Praia do Flamengo bem do lado, o Saco da Ribeira, a 15 km de Ubatuba é principalmente uma baía abrigada transformada em marina. Assim, você ira deparar com centenas de embarcações de diferentes tamanhos, lanchas, veleiros, escunas, e barcos que realizam excursões pelas ilhas próximas. Se você não sabe onde deixar seu iate quando for a Ubatuba, fica a dica: o Saco da Ribeira é o lugar certo…
Enfim, é um dos principais pontos onde contratar excursões pela costa ubatubana e ilhas próximas. Há, porém, outros locais de onde partem excursões: Praia Maranduba, Saco da Ribeira, Enseada, Itaguá etc.

Pôr-do-sol no Saco da Ribeira, Ubatuba (Foto: Eliseu Costa)

Lázaro

Com, 1,5 km de extensão, é uma das mais agradáveis praias de Ubatuba, a 15,5 km da cidade.
Tem águas calmas, boa faixa de areia, mar muito verde, uma certa infraestrutura com barzinhos servindo aperitivos e bebidas. Felizmente, porém, sem aquele excesso de barraquinhas como a Praia Grande.
Principalmente fora da coqueluche dos feriados e férias, é uma boa opção. Fica a quase 500 metros da Rio-Santos, onde há mercado e algum comércio bem útil. Da mesma forma, tem ônibus fácil para Ubatuba e maior facilidade para estacionar do que a maioria das praias mais próximas à cidade.
Possui igualmente algumas pousadas, mas, principalmente casas de temporada.

Praia do Lázaro, Ubatuba

Sununga

É uma pequena praia na ponta esquerda da Praia do Lázaro, de acesso fácil por esta última. Tem, porém, pouca infraestrutura.
Trata-se de uma praia de tombo, com ondas enormes e traiçoeiras. Portanto, não é um lugar onde levar crianças. Mesmo perto da arrebentação junto da areia você pode ter surpresas. Em suma, se você entrar no mar apenas alguns metros já pode ser arrastado pela corrente. Isso já aconteceu comigo. Portanto, se ocorrer o mesmo com você o melhor, se você sabe nadar, o truque é alcançar o paredão do lado direito da praia (o morro entre Sununga e Lázaro) e escapar por ali. Nessa praia, caminhando em frente, com o mar à sua direita, fica a famosa Gruta que Chora, de cujo teto está sempre pingando água. Se você emitir um som forte, causando ecos, os pingos se tornam mais numerosos.

Praia do Sununga, perto da Praia do Lázaro em Ubatuba: ondas perigosaS

Domingas dias

É uma irmãznha menor da Praia do Lázaro, com uns 400 metros de exensão, mar calmo, boa faixa de areia. Possui, igualmente, águas calmas, transparentes. Pequena e mais afastada do cenro de Ubatuba – uns 16 km, não costuma estar lotada, exceto nos picos de temporadas e feriados. Tem ônibus para o centro de Ubatuba. O estacionamento do condomínio, para a quem vem de carro, é pago. Porém, próximo da praia. Entretanto, só conte com isso na baixa temporada, salvo se tiver muita sorte.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é DOMINGAS-DIAS-OK.jpg
Praia de Domingas Dias – Ubatuba (Foto de Giovanna Parpinelli)

Praia Dura

Essa praia, a 20 km de Ubatuba, com 1.700 metros de extensão, não tem um mar especialmente bonito. Suas areias muito compacta,s são, porém agradáveis para caminhadas. Comenta-se, igualmente, que as águas do rio escuro que desemboca no canto esquerdo da Praia Dura esteja poluindo o mar por ali.  Pode ser, entretnato um problema passageiro, já solucionado. Por isso mesmo, se for dar um mergulho prefira o canto direito da praia. Como, igualmente, não possui quase nenhuma infra-estrutura, não é muito frequentada por turistas.

Praia Dura, Ubatuba (Foto: Eliseu Costa)

Lagoinha

Águas calmas e rasas, assim, preferida por famílias com crianças. Bem ao sul de Ubatuba, a pouco mais de 20 km da cidade, é, porém, próxima da Rio-Santos. Dessa forma, de acesso fácil. Tem ônibus para o centro de Ubatuba. Se você estiver motorizado, saiba que o  estacionamento é pago.
O fato da Praia da Lagoinha localizar-se longe do centro, faz com que seja menos procurada e, portanto, mais tranquila. Há algumas poucas pousadas, porém a infraestrutura é limitada e mais concentrada do lado direito da praia. Ainda mais, sem banheiro!.
Possui, do lado esquerdo, um rio de água doce, um ponto favorável.

Praia da Lagoinha, em Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Maranduba

Praia de areias brancas e aguas calmas. É praticamente uma continuação da Praia da Lagoinha, separada apenas por um pequeno promontório junto ao mar. Fica, entretanto, bem longinha de Ubatuba, (25 km), por isso mesmo, embora possua boa infraestrutura – mercado, comércio etc, é menos lotada, mesmo na alta temporada.
Possui boas opções de hospedagem, pousadas bem simpáticas. O estacionamento para quem não está hospedado nas pousadas é pago.
Há ônibus de Ubatuba para a Praia de Maranduba.

Praia de Maranduba, Ubatuba (Foto: Giovanna Parpinelli)

Saiba mais sobre Ubatuba:

BLOGS DE TURISMO SOBRE O BRASIL

* Ubatuba, uma das cidades mais antigas do Brasil * Ubatuba, praias ao norte da cidade
Ubatuba, praias ao sul da cidade * Onde se hospedar em São Paulo? Que tal pegar um flat?
Foz do Iguaçú

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O BRASIL
Mercadão Municipal * Zona cerealista, opção de compras com bons preços
* Melhores restaurantes de São Paulo 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

037 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Hinduismo, sadhus e budismo

Sonhos de Viagem

025 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Delhi

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – A arte na Índia

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x