Dicas de Viagem

Onde se hospedar em São Paulo: que tal pegar um flat?

Quais as vantagens de se hospedar em um flat?

Os flats, ou apart hotels são, em nosso entender, uma excelente opção de hospedagem em São Paulo. A grande diferença é terem sala e cozinha.
Há flats que só alugam por temporadas de dois ou três meses, ou até por um ano. Ou seja, esse tipo de Flat em São Paulo é útil, por exemplo, para quem veio fazer um curso ou tratamento médico na capital paulista. Há igualmente flats que alugam apartamentos por poucos dias, com um sistema semelhante ao dos hotéis. Essa categoria de flats é a mais indicada para quem veio para São Paulo para fazer compras ou participar de reuniões de negócios.

Flats, perfeitos para casais

Os flats são, da mesma forma, indicados igualmente para casais de férias que procuram se hospedar onde possam se sentir em casa, dispor de um ambiente mais íntimo, poder preparar pratos etc. Aliás, é bom lembrar que São Paulo, pelo seu lado cultural, atrai muitos casais de turistas, brasileiros e mesmo de outros países, que desejam desfrutar das atrações que a cidade oferece.

Em uma cozinha assim bem equipada, com fogão, forno, micro-onda e geladeira é possível fazer qualquer prato

Flats, mobiliados e equipados

Os flats são sempre alugados com mobília, roupa de cama e banho, igual a um hotel. E tem ainda a faxineira que passa pela manhã para limpar e arrumar o apartamento. Basta você pendurar no trinco do lado de fora aquele aviso, como nos hotéis: “Limpar apartamento por favor”. Se não quiser ser incomodado vire o aviso ao contrário “Não perturbar, por favor”. Ao contrário dos hotéis, porém, os flats possuem uma mini-cozinha com geladeira, (ou frigo-bar), micro ondas, muitas vezes um pequeno fogão, pratos, panelas, talheres e outros equipamentos de cozinha, como abridores de vinho, cerveja e de latas etc. Há sempre uma TV (quase sempre a cabo) na sala e, às vezes uma segunda televisão no quarto. O banheiro tem, normalmente tamanho razoável, com box.

Banheiro completo com box

Só para os sortudos

Se você der sorte de alugar um flat de um proprietário que habita o local quando está no Brasil, mas costuma permanecer vários meses no exterior, encontrará um flat equipadíssimo, com gostinho de residência. Assim, talvez um PC que você poderá usar, uma biblioteca com bons títulos, som e até wi-fi e Netflix.
Mas, claro você ficará responsável pelos equipamento e conservação do imóvel. Ou seja, quando você aluga um flat, a administradora faz uma vistoria. Você terá que assinar um termo de responsabilidade e repor equipamentos que quebrar ou danificar. Normal, não?

Bureau e computador à disposição dos hóspedes

Examine direito os equipamentos

Muitos flats são fracos no se refere a equipamentos culinários. Outros são sofisticados, tem de tudo, como panelas, frigideiras, escorredor de macarrão, assadeiras etc. Em alguns casos, a pia da cozinha tem água quente, o fogão tem 4 boca e forno. Os equipamentos de cozinha são completos, tem até fritadeira air-flyer, panela japonesa de fazer arroz. Mas isso é não é padrão.

Exemplo de cozinha bem equipada

Outro detalhe importante é, se possível procurar um flat num andar elevado, livre da poluição, ventilado. São os mais agradáveis (exceto para aqueles que têm fobia de altura…) Muitos, no Plazza, por exemplo, possuem varanda com espaço para uma rede ou uma mesa para duas pessoas e cada um prepara seu próprio café matinal. Outros, como o Bella Vista tem cafeteria com ótimo café da manhã com buffet, pago a parte. Voltaremos ao tema mais adiante.

Flat nos Jardins com varanda: você pode levar sua esposa ou companheira para almoçar ou jantar fora toda noite!

Como alugar um flat

Você pode alugar um flat indo diretamente à recepção, como em um hotel, ou reservando pelo Booking, por exemplo. O flat pode também ser reservado por meio de uma imobiliária. Nesse caso é feito um contrato semelhante ao de locação de uma casa ou imóvel. Embora o contrato estabeleça um período de locação com data para a liberação do imóvel, geralmente esse período pode ser estendido ou a imobiliária se encarrega de achar um outro apartamento no mesmo imóvel.

Essencial: cozinha equipada com geladeira, fogão, forno, micro onda e quarto confortável:

As melhores regiões de São Paulo para alugar um flat

Para a maioria das pessoas os melhores bairros para alugar um flat são os Jardins e proximidades da avenida Paulista. Há muitos flats para se alugar nessa região de São Paulo, a mais práticas da cidade, pois tem de tudo. Ou seja, possui igualmente uma grande facilidade de meios de transportes para tudo quanto é canto da cidade. Outros bairros são também indicados, como, por exemplo, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Pinheiros, Moema, Campo Belo e Bela Vista. Tudo depende das necessidades do locatário. Se for fazer um tratamento médico procure um flat nas proximidades de sua clínica ou hospital. Na região da Paulista e Bela Vista ficam os principais hospitais, como Beneficiência Portuguesa, Sírio-Libanês, AC Camargo, Hospital Santa Catarina, além de muitas clínicas particulares.

Mapa da região da av. Paulista, Bella Vista e Jardins

Flats em São Paulo: dois exemplos com perfis diferentes próximos da Paulista

Av. Paulista e arredores, uma das melhores regiões para se hospedar na cidade de São Paulo

Para selecionar esses dois exemplos visitamos mais de uma dezena de flats em diferentes regiões de São Paulo, podendo compara-los. Assim, igualmente em Paris e Londres visitamos estabelecimentos que lembram um pouco os flats brasileiros e, como somos da área de turismo ficamos atentos aos detalhes para poder comparar. São Paulo tem centenas de flats espalhados por toda a cidade, alguns mais bem equipados, outros menos, alguns super bem situados, outros mais afastados. É, portanto muito importante escolher muito bem sua localização, escolher bairro seguro e bem frequentado, longe da bagunça. E, evidentemente evite flats próximos à zona de prostituição, desagradável.

The Plazza

Situa-se na Brigadeiro Luiz Antônio, no sofisticado bairro do Jardins, quase esquina com a rua Batatais, a meio caminho do Ibirapuera e avenida Paulista. Ou seja, é um dos flats mais bem localizados e também numa das regiões mais seguras de São Paulo. Seu salão, elegantemente decorado, com poltronas de couro legítimo (como vimos em Paris e Londres!) tem um sutil toque bristish, conseguindo ser ao mesmo tempo elegante e aconchegante. Muitos flats que visitamos são decorados com mal gosto e cores berrantes, cafonas. Falta finesse… O The Plazza tem ainda piscina, academia e quadra de esporte.

Piscina do The Plazza

Possui ainda salão de festa e churrasqueira, nesse caso alugados por um preço razoável, para quem quer reunir os amigos na comemoração de um aniversário, por exemplo. Alguns apartamentos possuem uma deliciosa varanda com vista. Ou seja, combina com o gosto da maioria das pessoas que curte andares mais altos, os mais valorizados. Possui bar e restaurante, por hora fechados no pós pandemia. Finalmente, convém ressaltar: é bem administrado, possui equipe de funcionários simpáticos e prestativos. Ajudam até mesmo a subir com as compras do mercado e devolvem o carrinho no Pão de Açúcar, bem do lado!

Recepção elegante com sofás de couro

Varanda faz toda a diferença

Sim, varanda faz toda a diferença. Mas tem um detalhe: o que realmente vale a pena é ter uma varanda em andar alto com vista, mas sem ser devassado. Em andar baixo esqueça, exceto, se você prefere mesmo andares mais baixos. Afinal, cada um seu gosto!. Em andares elevados você tem privacidade, é mais agradável em qualquer época do ano. Além disso, em noites quentes, principalmente com uma bela lua cheia, você poderá tomar uma cerveja ao ar livre ou mesmo jantar.

As vantagens da varanda

Hóspedes e moradores proprietários

No The Plazza moram proprietários e também hóspedes que alugam os aptos por períodos de um mês, seis meses, ou um ano, por exemplo. Bem pertinho do Plazza funciona uma feira livre na sexta-feira. Há vários restaurantes nas proximidades, geralmente com serviços de entrega. Os quartos dispõe de TV a cabo e, possuem bons espaços de armários. Os elevadores são panorâmicos, clássicos, bem conservados. Para informações sobre aluguéis no The Plazza indicamos a imobiliária que sempre trabalhou muto bem conosco: – Aquino Flats, R. Pamplona, 1445 – conj. 94 e 95 – tel. 3052-0742 ou tel. 99973-7289, das 8h às 18h.

Quarto no The Plazza

Residencial Bella Vista Suites

O Residencial Bella Vista Suítes fica entre os bairros da Liberdade e Bela Vista, uma localização muito prática, perto de tudo. Esse flat tem um perfil diferente do The Plazza. O Residencial Bella Vista é muito procurado por pessoas que fazem tratamentos médicos no A. C. Camargo, no Hospital Sírio Libanês, ou outros hospitais próximos. Também é um endereço indicado para quem quer participar de eventos e feiras que ocorrem na região ou vai fazer uma prova de concurso público nas faculdades Fecap e Unimove. Embora atraia um público que aluga apartamentos por longos períodos, recebe igualmente muitos hóspedes que ficarão em São Paulo uns poucos dias.

Entrada do Residencial Bella Vista Suite

Os apartamentos, têm quartos de bom tamanho, confortáveis e práticos, possuem TV a cabo na sala. Todas as unidades do Residencial Bella Vista têm wi-fi. Os apartamentos do Residencial Bella Vista dispõe de uma micro-cozinha com pia, frigobar, microondas, e utensílios de cozinha. O prédio abriga igualmente uma lavanderia comunitária com preços acessíveis. Na cobertura existe piscina, sauna seca e academia.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é BV-SALA-E-QUARTO.jpg
Residencial Bella Vista Suites

Café da manhã

Embora você possa preparar seu café da manhã no flat, o Residencial tem salão com um breakfeast caprichado, estilo buffet, pago à parte, com vários tipos de pães, bolos, frutas, iogurte, queijo branco, ovos mexidos, frios e etc…. Como as suítes do Residencial Bella Vista dispõe de micro-ondas, muitos hóspedes preferem tomar seu café da manhã de pijama no apartamento mesmo. Mas, é sempre bom saber que, se bater uma preguiça, é só descer até a cafeteria e se servir.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 01-BELLA-CAFE-DA-MANHA.jpg

Comer no apartamento

Embora os apartamentos tenham um micro-ondas e geladeira, o que permite preparar um lanche, muitos hóspedes preferem pedir comida por aplicativos. De qualquer modo, nas vizinhanças do Residencial Bella Vista há restaurantes de diferentes categorias e também mercados com pratos prontos. Os restaurantes e pizzarias das proximidades têm serviços de entrega. Você pode, portanto comer comida quentinha no seu apartamento. Peça na recepção o telefone das pizzarias próximas.

A cozinha do Residencial Bella Vista Suites

Turismo gastronômico em São Paulo

Só para lembrar: a gastronomia paulistana é de primeiríssima qualidade. Aliás, o bairro de Bela Vista foi colonizado principalmente por italianos. É onde se come algumas das melhores pizzas de São Paulo. Sem falar das típicas cantinas italianas, como badalada Pizzaria Moraes, a Cantina Montechiaro e o Famiglia Mancini Trattoria e vários outros bons endereços para quem comer bem. Va bene così?

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ITALI-Pizza-34.jpg

O Residencial Bella Vista Suites: prático igualmente para turistas

Também é prático para quem vem fazer turismo em São Paulo, pessoas que pretendem conhecer o famoso bairro japonês (ou, mais exatamente, nos dias de hoje, bairro “oriental”, com lojas e restaurantes não somente japoneses, mas também chineses e coreanos). O Residencial Bella Vista é, da mesma forma, interessante para os que curtem uma boa peça de teatro. Afinal, fica perto dos teatros Bibi Ferreira, o Teatro Renault, e o Teatro Nice. Assim, você curte caminhar por São Paulo, dá para ir até mesmo a pé. O Bella Vista também não fica longe de outras atrações de São Paulo, como o museu do MASP, o Parque Ibirapuera onde funciona um Planetário, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e outras atrações. Finalmente, para quem quer fazer compras, o Bella Vista fica perto de vários shoppings e grandes lojas na avenida Paulista e região. A 400ms apenas do Residencial Bella Vista fica a estação de metrô São Joaquim, da linha azul.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MASP-CERTO.jpg

O interessante no Residencial Bella Vista é que muitos de seus apartamentos são também ocupados por pessoas que moram no flat e acabam se encontrando no salão e se conhecendo. Finalmente, o corpo de funcionários é bastante competente e simpático. Muitos trabalham no Bella Vista há anos e mantém uma relação amical com esses hóspedes, habitués do Residencial.

Recepção do Residencial Bella Vista

Reservar

Se você pretende visitar São Paulo em períodos de grandes eventos, como shows musicais, paradas gays ou feiras importantes, é recomendável, cuidar de sua reserva com alguma antecedência, já que nessas ocasiões pode estar trudo lotado. Afinal, muitos hóspedes de outro estados ou do interior de São Paulo acabam indicando o Bellavista e o The Plaza aos amigos que costumam vir a São Paulo.

Escolha e reserve seu hotel

Curtiu nossas dicas? Vejam também assuntos relacionados

BLOGS DE TURISMO SOBRE O BRASIL

* Ubatuba, uma das cidades mais antigas do Brasil * Ubatuba, praias ao norte da cidade
Ubatuba, praias ao sul da cidade * Onde se hospedar em São Paulo? Que tal pegar um flat?
Foz do Iguaçú

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O BRASIL
Mercadão Municipal * Zona cerealista, opção de compras com bons preços
* Melhores restaurantes de São Paulo 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

TURISTAS EM SÃO PAULO:
Dicas para viagens de turismo, compras ou negócios à capital paulista

Para qualquer viagem pelo mundo

Nossos blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem,

Nossos videos

 Como escolher o destino que combina com você? * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo. Uma frase em diversos idiomas circulando no painel: “Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”.

Posts Relacionados

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – A arte na Índia

Sonhos de Viagem

Conheça Capri, a pérola do turismo italiano

Sonhos de Viagem

Mercadão de São Paulo: Guia Completo de Compras e Turismo

Sonhos de Viagem