Livro: A Vaca na Estrada

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é CAPA-A-VACA-NA-ESTRADA-2.jpg

Lembro-me de que, em uma de minhas viagens, conversando com outros estrangeiros alguns na mesa torceram o nariz quando alguém comentou sobre Mumbai. Ou seja, não é todo mundo que curte Mumbai. Enfim, a cidade tem relativo interesse, porém, é um tanto quente a agitada.
Abaixo: Mapa de Goa

Assim, todo mundo riu quando alguém lembrou que Mumbai tinha pelo menos uma coisa de bom: era de lá que se ia a Goa… É verdade, enfim. Dessa forma, princípio, os viajantes que passam por Mumbai, exceto quando a trabalho, o fazem porque vão tomar uma conexão para outro lugar. Em outras palavras, quase sempre para as paradisíacas praias de Goa.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GOA-UM.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

O paraíso tropical da velha Goa

Ou seja, Goa é onde belas praias selvagens repletas de coqueirais representam o lado “sombra e água fresca” da Índia, que os europeus, principalmente, adoram. Acho, porém, que as praias podem impressionar a eles, mas não a nós, brasileiros que dispomos de algumas mais belas praias do mundo.
O mar em Goa é bonito. Suas águas, porém, não têm aqueles belos tons de azul ou verde do litoral nordestino e, menos ainda, aquelas impossíveis cores que vemos no Caribe e na Polinésia. De qualquer modo, mesmo assim, Goa é bastante agradável.
Nos anos 1970 e 1980 existia, aliás, um verdadeiro eixo mochileiro Goa-Katmandu.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

O eixo mochileiro Katmandu-Goa

Em resumo, os mochileiros passavam o verão no Nepal, mais fresco, e, igualmente menos atingido pelas monções que fustigam as planícies indianas nas terras baixas. Esse mesmo público, entretanto tratava de fugir, do inverno gelado de Katmandu. Dessa forma, “migravam” para as praias goanas, principalmente para Calangute. Assim, todo esse litoral já começava a lotar de mochileiros, no começo de dezembro. Inteligente.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Em suma, ambos os lugares eram igualmente baratos, agradáveis, cada um à sua maneira, e tinham o mesmo clima “paz e amor”. Ou seja, Goa foi durante muito tempo um ponto de encontro de mochileiros, hippies e outros tribos. Alguns que encontrei por lá me passaram a impressão de que estavam a caminho de Woodstock quando se perderam e foram parar na Índia, onde acabaram ficando…

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GOA-MOÇA.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Hoje em dia, tudo mais comportado…

Quando estive em Goa no começo da década de 1980, o point ainda era Calangute. As praias eram muito mais desertas. No final do século XX, porém, o lugar já estava cheio de hotéis para turistas mais convencionais. O centrinho também abriga lojas, agências de viagem, bons restaurantes, um monte de barzinhos e, igualmente boates. Hoje, porém, tudo, mais comportadinho.

Atualmente, nas praias mais centrais, os nudistas sumiram, os shillums igualmente desapareceram. Ainda existem, porém, em Goa, as full moon parties, festas realizadas em praias distantes, durante a lua cheia, em torno de fogueiras. São os equivalentes aos nossos luaus. Antes, todo mundo sabia onde iam rolar; hoje, quem quer participar tem que descobrir.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é goa-por-do-sol.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

As moon parties em Goa

Não vou deixar ninguém curioso sobre as full moon parties A moçada acendia uma fogueira na praia, alguém na roda tocava um instrumento musical, muita gente dançava, a paquera rolava solta, alguns fumavam maconha. Não é tão diferente, enfim, do que acontece em algumas praias do litoral brasileiro de Santa Catarina ao Nordeste brasileiro em noites de lua cheia, nas férias de verão.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Sexo? Comum, como por aqui. Nos barzinhos dessas praias frequentados pela moçada havia uma placa pro-forma apenas, socilitando que não se fumasse marijana ali. Aliás, nem o dono do bar ligava…
Mas Goa do século XXI é outra. A polícia passou a dar batidas à procura de drogas, para arrancar dinheiro do pessoal e combater excessos.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GOA-marofa_ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

O que mudou?

Digamos apenas que, antigamente, a “pouca vergonha” era mais visível e em praias mais perto do centro frequentadas por “turistas normais”. Enfim, as turistas que querem fazer topp-less procuram lugares mais afastados.
O pessoal underground aprontava o diabo na praia, transformando aquele pedaço de litoral em um imenso festival alternativo que já começava ao por-do-sol. Finalmente, a Igreja Católica, que até hoje tem certa influência em Goa, reclamou medidas.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é goa-igreja-são-francisco-2.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Os hindus e a moralidade ocidental

Quando estive lá, o escândalo do momento era a prisão de duas europeias. As duas no dizer dos goanos, com seu sotaque luso, (um tanto engraçado para nós…) “estavam a praticar liberdades orais” em seus namorados. Ainda mais, em plena luz do dia, na praia mesmo. Ou seja, mesmo nos locais mais afastados, do centro do buxixo, tinha-se uma ideia do que as garotas estavam fazendo. O que isso rendeu de conversas e anedotas nos bares frequentados pelos viajantes estrangeiros daria um livro.

O fato é que os indianos, mesmo conservadores, em geral só se preocupam com a moralidade dos ocidentais quando algo os incomoda. Assim, em Calangute principalmente, a polícia deu em cima, empurrando os hippies para praias cada vez mais afastadas, no norte do território, como a Ashvem Beach. Porém, na medida do possível deixou os mochileiros tranquilos com seus costumes liberais em suas praias mais distantes.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é goa-moon-party-ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Moralistas fiquem longe de Goa

Enfim, até hoje Goa não é local indicado para quem é muito conservador ou moralista e tem um xilique ao ver um seio de fora… Afinal, o top less continua sendo comum em algumas praias mais afastadas mas é praticado por um público mais liberado. Em suma, mais acostumado com essa prática na França, Grécia e outros lugares.
De qualquer forma, mesmo que o perfil do turista tenha mudado um pouco, o turismo é a principal atividade econômica em Goa. Assim, hoje em dia há um número maior de hotéis e restaurantes mais sofisticados, além tours de barco, lojas, casas de câmbio.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Goa, centro pesqueiro

Outra atividade importante em Goa é igualmente a pesca. Esta, aliás, de qualquer forma, também ligada ao turismo. Afinal boa parte da produção pesqueira atende ao consumo de restaurantes. Ou seja, Goa é um lugar que agrada em cheio quem curte frutos do mar e peixes, algo visível nos menus. Aliás, muita gente ia à praia no final tarde pela assistir as redes sem puxadas. A pesca se tornou, portanto, uma atração turística. Mochleiros que alugavam casas em Goa iam igualmente comprar seu pescado fresquíssimo na praia.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é GOA-PESCADORES.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Ah… cerveja!

Enfim, para dizer a verdade, estávamos cansados do controle obsessivo sobre o álcool na maior parte da Índia. Não somos de nos embriagar com destilados forte. Porém, em boa parte do país tomar uma simples cerveja já era complicado. Só em restaurantes com licença especial, frequentado geralmente por estrangeiros podia-se tomar uma cerveja. Em Goa, porém, esse problema não existia. Uma cervejinha gelada era liberada e, no calor que fazia, caía muito bem. Por isso mesmo os barzinhos nas praias estavam sempre lotadas de ocidentais que aproveitam a oportunidade para curtir sua cerveja de frente para o mar, sobretudo no final da tarde.

Goa Velha

Panjim, digamos, “substituiu” Goa Velha, uma cidade abandonada nos anos 1680 após epidemias de malária e cólera. Assim, no seu apogeu, tinha mais de 50 mil habitantes. Goa, aliás, é um território, não uma cidade. Panjim, à beira de um rio, é sua capital. Dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, talvez por inspiração lisboeta, é um lugar animado, onde eu me sentia bem.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Visitei Goa Velha numa tarde luminosa. Ruínas dos tempos de glória, igrejas e conventos espalhavam-se dos dois lados da estrada. Ou seja herança dos tempos da colonização cristã lusitana no sul da Índia. Enfim, gostei, em especial, da Basílica do Bom Jesus, de fachada renascentista, que abriga o túmulo de São Francisco Xavier e recebe turistas do mundo todo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é goa-panjim-1-ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Miscigenação e comércio

Ao contrário dos ingleses e franceses, os portugueses, pouco numerosos, que viajavam sem mulheres, eram incentivados a gerar filhos com as nativas de suas colônias. O concubinato era, portanto, comum e, em alguns casos, os colonizadores chegavam a se casar com as asiáticas, constituindo família.
Outras vezes a miscigenação ocorria de forma brutal, por meio do estupro puro e simples. Como não havia portugueses suficientes para colonizar muitos territórios conquistados, passaram a produzir “híbridos”. Isso explica, por exemplo, porque a população brasileira é tão miscigenada.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é CRIANÇAS-GOANAS-MESTIÇAS-1.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

Goa no passado, um dos portos mais ricos do mundo

Os lusitanos chegaram à região no começo do século XVI, onde estabeleceram uma feitoria para negociar não apenas especiarias, mas igualmente, pedras preciosas, marfim e outros produtos. Enfim, o negócio deu tão certo que Goa acabou se tornando, décadas depois, um dos portos mais ricos do mundo. A ocupação portuguesa durou até 1961, quando o exército indiano invadiu a colônia.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é história-de-portugal-7-ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Goa

As ordens dadas aos soldados lusitanos para que lutassem “até o último homem” não foi tomada a sério. Ou seja, quando um bem armado exército indiano iniciou a invasão, as forças portuguesas, pouco numerosas, renderam-se quase imediatamente. David Birmingham, no seu livro História de Portugal, relata que o Estado-Maior em Lisboa “ao ser-lhe pedido que enviasse salsichas para Goa, enviou salsichas de porco, esquecendo completamente que a palavra código para granadas de artilharia era salsicha”. Parece piada, mas não é.

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ÌNDIA –
As postagens, nesse caso são trechos do livro “A Vaca na Estrada”, viagem de Paris a Katmandu de carro
* Caxemira 1 Caxemira 2 * Delhi 1 * Delhi 2 Porque a Índia
Pendjab * Agra * Benares * Amritzar
Khajurhao, o tantrismo no hinduísmo
As civilizações desaparecidas do Vale do Hindus 
* Para entender a Índia * Casamento à indiana 
* Mumbay * Goa  * Os marajás * o controle da natalidade 
Rajastão 1 * Rajastão 2
* Casamento à indiana * As castas
Viagem de trem na Índia
A colonização inglesa
* Gandhi * Arte na Índia

Você gosta de viajar? Então veja dicas preciosas e fotos dos principais destinos turísticos do mundo:

youtube.com/c/SonhosdeViagemBrasil
instagram.com/sonhosdeviagembrasil
facebook.com/sonhosdeviagembrasil

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

Países baratos e incríveis: Chile

Sonhos de Viagem

Galeria de Fotos: Nova Zelândia

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Rajastão 2

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x