Livro: A Vaca na Estrada

020 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Amritzar, no Pendjab, terra dos sikhs

Amritzar, nossa etapa seguinte, é a primeira cidade indiana digna desse nome que o viajante encontra na rota que seguímos. Fica no Pendjab indiano, próxima à fronteira paquistanesa. Essa é única região da Índia onde os sikhs são de fato a maioria da população. Para muitos ocidentais, a imagem do indiano é a de um homem barbudo portando turbante. Na realidade, porém, os sikhs são praticamente os únicos a utilizá-los. Pelo menos esses turbantes pontudos, elegantes.
Abaixo: Mapa de Amrtizar e região

Sikhs, uma minoria entre os indianos

Ou seja, muçulmanos e rajastanis também usam turbantes, mas não são, porém, tão elaborados. Os dos sicks são, porém, mais elegantes.
Segundo apurado pelo Ministério de Assuntos Internos da Índia, os sikhs em 2001 representavam uma comunidade de cerca de 19 milhões de pessoas, o que, aliás, para um país como a Índia, é gota d’ água no oceano. A maior parte dos sikhs se concenta em Amritzar.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ESTRADA-PAQUISTÃO-cortada.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

O Sikhismo

O Sikhismo surgiu por volta do século XV e consolidou seus dogmas durante o século seguinte, no Pundjab. Seu fundador foi o guru Nanak, nascido em1469 – falecido em 1539. Suas ideias eram, assim, uma síntese do Hinduísmo e do Islamismo. Nanak foi o primeiro dos dez Gurus sikhismo. Durante o domínio mogol, os sikhs sofreram terríveis perseguições. A história dessas atrocidades, são, assim, sempre lembradas e ensinadas aos jovens sikhs.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar
Guru Naak

Uma confraria aguerrida

Embora reprimidos, os sikhs espalharam-se pelo Pundjab, com sua crença em um Deus único, a Verdade Suprema. A violência do domínio mogol fez com que o nono e último sucessor do Guru Nanak, o Guru Gobind Singh, transformasse a religião numa confraria aguerrida. Dessa forma surgiram os Khalsa, ou “puros”, cujo sobrenome é Singh (“Leão”) e cuja fé deveria ser sempre exteriorizada.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Skhs, facilmente reconhecíveis

Convém lembrar: todo sikh é Singh, mas nem todo Singh é um sikh. Quando você olha para um indiano qualquer, você nunca sabe sua religião. Assim, ele pode ser hindu, muçulmano, parsi, budista ou até cristão de Goa. Um sick, porém, você reconhece imediatamente . De cara, por seu turbante colorido, onde prende, enrolados, a barba e uma longa cabeleira. Os longos cabelos (e nenhum pelo do corpo) não podem nunca ser cortados. Você reconhecerá um sick igualmente pelo uso do bracelete de aço no punho direito.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Are you sick?

Outras obrigações impostas pelo Guru Gobind Singh não são, porém, mais observadas pela maioria dos sikhs hoje em dia. É o caso, por exemplo, como o porte do sabre chamado kirpan.
A palavra sikh tem, aliás, o mesmo som que sick (doente, em inglês), o que gera por vezes confusões. Dessa forma, certa vez, conversando com um amigo indiano, notei que ele estava resfriado e perguntei:
Are you sick?
Ele olhou-me surpreso e respondeu:
No, I’m hindu!

Sikhs – importância econômica considerável

Com o fim do domínio mogol, os sikhs prosperaram, instalando seu estado próprio no Pundjab, junto à atual fronteira paquistanesa. Guerreiros corajosos, os sikhs resistiram com ferocidade aos ingleses, impondo-lhes algumas derrotas. Dominados finalmente em 1849, tornaram-se fiéis aliados do Império Britânico, fornecendo-lhes boa parte dos efetivos do exército colonial.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é SICK-78.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Siks, um terço das tropas nativas do Império das Índias britânicas

Embora constituíssem aproximadamente 2% da população das Índias, forneciam entretanto, um terço dos efetivos militares nativos a serviço da Coroa. Sob o pavilhão inglês, ajudaram a consolidar o domínio britânico sobre o restante do território. Ainda mais, bateram-se valentemente contra os alemães na primeira Guerra Mundial e posteriomente contra o nazismo.
Apesar de os sikhs serem minoria na população indiana, sua relevância, porém, econômica é considerável. Constituem parte importante da oficialidade do exército indiano e da administração pública. São extremamente ativos no setor de transporte. Você os vê, igualmente, cruzando a planície indiana no volante dos potentes caminhões Tata.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar
Soldados sikhs

O Templo Dourado

O lugar mais sagrado para os sikhs é o famoso Templo Dourado na cidade de Amritsar. Logo ao chegar a Amritzar Bernard e eu descobrimos que era possível nos hospedar no templo. Existia, assim, um alojamento destinado a peregrinos. Resolvemos, portanto, domir lá pela curiosidade da experiência. A cama era apenas um estrado no chão. O local era, entretanto, bastante limpo. No templo também eram servidas refeições simples aos peregrinos. Assim, nos sentamos ao lado de sikhs para comer um arroz com legumes e galinha.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é templo-de-outro.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

A cerimônia no Templo

Pudemos visitar o interior do templo. Ainda mais, nos permitiram, também assistir ao cerimonial da seita. Os sikhs, de fato, são bem tolerantes com estrangeiros. Obviamente, os que se comportam de forma respeituosa. Ou seja, bastou, para sermos aceitos, nos sentar entre os sicks, no interior do templo dourado. Só tivemos que manter completo silêncio. Posteriormente, em outras viagens pela Índia fiz amizades com sikhs. Gente boa!

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

O templo

O templo de mármore, em estilo misto mogol e hindu, fica na cidade de Amritzar, junto da fronteira paquistanesa. O lindo templo fica no centro de um lago, também sagrado, utilizado para banhos rituais. Assim, o templo é acessível por uma ponte até a margem. Sua cúpula foi recoberta de folhas de ouro em 1601, por ordem do Guru Arjan, o quinto grande mestre espiritual sikh.

O Guru Granth Sahib em Amritzar

Para entrar no templo é necessário cobrir a cabeça, tirar os sapatos e igualmente lavar os pés. No lugar de honra do templo, sobre uma plataforma, fica o livro sagrado dos sikhs, o Guru Granth Sahib. O livro sagrado reúne orações e cânticos elaborados pelos gurus da seita e tornou-se posteriormente, a partir de 1708 uma espécie de “guru escrito”.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é SIRI-CGURU-GRANT.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

O Granth Sahib

Em suma, substitui os guias espirituais de carne e osso. Nenhuma estátua de guru humano é, aliás, reverenciada no interior do templo deAmritzar. Todas as edições do Guru Granth Sahib, manuscritas ou impressas, possuem exatamente 1430 páginas. Os redatores e, igualmente os diagramadores que se arranjem; afinal, o número é sagrado. Ou seja, o número de páginas tem que bater!

O templo mais sagrado dos sicks em Amritzar

Quando visitei o Templo Dourado de Amritzar pela primeira vez, a situação estava calma. Posteriormente, porém, separatistas sikhs, que pretendiam a autonomia do Pundjab, entrincheiraram-se ali. Estavam armados com metralhadoras pesadas e bazucas. Liderados por Jarnail Singh Brindranwale, desafiaram o poder de Delhi.
Durante algum tempo, a então primeira-ministra Indira Gandhi hesitou em atacar o Templo Dourado. Ou seja, temendo as repercussões entre a comunidade sikh.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

O ataque ao templo de Amritzar

Chegando a um impasse, deu ordem ao exército indiano para ocupar o templo dourado de Amritzar. Perto de mil pessoas morreram nos combates, entre eles o próprio Brindranwale. O belíssimo templo foi bastante danificado. Daí em diante, Indira foi jurada de morte pelos extremistas sikhs.
Indira sempre declarou ser apenas contra a liderança radical da seita .Ou seja, não tinha nada contra os sikhs em geral. Indira, entretanto, cometeu a imprudência de manter sikhs em sua guarda pessoal. “Com sikhs como esses” , dizia, referindo-se aos seus guarda-costas — “não tenho nada a temer.” Foi um erro.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Indira metralhada

Ou seja, um dia, eles a metralharam. Parece ter havido descuido da polícia indiana e do próprio esquema de segurança da primeira-ministra. Investigações posteriores mostraram que seus assassinos eram ligados a grupos radicais sikhs. Mais uma vez a polícia indiana, como no caso do assassinato de Gandhi, mostrou-se de extrema incompetência.
O assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi, ocorrido em 1984, mergulhou a Índia em novo banho de sangue. Desta vez, entretanto, atirando hindus contra a minoria sikh, seus aliados contra os muçulmanos durante a luta pela independência e a partilha das Índias.

“A Vaca na Estrada” – Amritzar
Descuido da polícia indiana resultaram na morte de Indira Gandhi

O massacre dos sikhs

Assim, provavelmente perto de 1.000 sikhs foram mortos em toda parte na Índia. O massacre ocorreu nas ruas, nas estações de estradas de ferro. Igualmente, e nos trens que levavam os que fugiam rumo ao Pendjab, sua região. Veículos conduzidos por sikhs foram detidos nas ruas de Delhi e seus motoristas, arrancados do volante e assassinados. Lojas, automóveis e casas de sikhs foram incendiadas. A capital indiana e outras grandes cidades viram-se palcos de extrema violência.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Cadáveres de sikhs foram arrastados na praça central de Nova Delhi. As cenas de pessoas mortas nas ruas eram comuns. A baderna tomou conta das cidades indianas.Assim, faltaram meios de transporte, os incêndios e a confusão mantiveram os estrangeiros enclausurados nos hotéis. Felizmente, entretanto, turistas e outros estrangeiros raramente foram molestados. Somente jornalistas que tentavam documentar a violência tiveram problemas. Em Nova Delhi, uma equipe da televisão brasileira, foi agredida a pedradas, indo refugiar-se na Embaixada do Brasil.

A violência repentina

É estranho o modo repentino como essas explosões ocorrem na Índia. Ou seja, Delhi estava absolutamente tranquila e nada no ar denunciava qualquer inquietação. De súbito, espalhou-se a notícia: a Maa (“Mãe”) fora assassinada por sikhs. Assim, o grito de vingança “Sangue por sangue” correu pela cidade; Num instante, o caos foi completo. As ruas de Nova Delhi tornaram-se perigosas, entregues a hordas enfurecidas.
Ante a desordem e os saques nas ruas das cidades paralisadas, Rajiv, filho de Indira, que imediatamente assumiu o cargo da mãe, tomou medidas enérgicas. Ou seja, entregou ao exército a tarefa de recuperar a ordem. De um lado, os siks eram um terço das FA indianas. De outro a polícia nunca se mostrara decidida com os manifestantes. Dessa forma, com as forças armadas no controle da situação e o próprio filho da líder morta clamando por moderação, a paz foi finalmente voltando às ruas.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Atentando contra avião

Posteriormente, porém, os radicais partiram para o revide: o terrorismo. Talvez o pior desses atentados tenha sido o cometido contra um avião da Air India. A aeronave xplodiu sobre o Atlântico, em vôo próximo da Inglaterra. Assim, novamente a população sikh foi alvo de vingança. Aliás, conflitos religiosos antissikhs ou antimuçulmanos são comuns na Índia.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

A política do novo primeiro-ministro foi partir para negociações. Dessa forma conseguiu um acordo com as lideranças sikhs mais moderadas. Atendendo, porém, algumas de suas reivindicações. Afinal, o dia de amanhã poderia trazer o inesperado. Em suma, o sangue estaria de novo sendo derramado pelo país. Ou seja, algo que nem hindus nem sikhs gostariam que se repetisse.

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ÌNDIA –
As postagens, nesse caso são trechos do livro “A Vaca na Estrada”, viagem de Paris a Katmandu de carro
* Caxemira 1 Caxemira 2 * Delhi 1 * Delhi 2 Porque a Índia
Pendjab * Agra * Benares * Amritzar
Khajurhao, o tantrismo no hinduísmo
As civilizações desaparecidas do Vale do Hindus 
* Para entender a Índia * Casamento à indiana 
* Mumbay * Goa  * Os marajás * o controle da natalidade 
Rajastão 1 * Rajastão 2
* Casamento à indiana * As castas
Viagem de trem na Índia
A colonização inglesa
* Gandhi * Arte na Índia

Você gosta de viajar? Então veja dicas preciosas e fotos dos principais destinos turísticos do mundo:

youtube.com/c/SonhosdeViagemBrasil
instagram.com/sonhosdeviagembrasil
facebook.com/sonhosdeviagembrasil

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Rajastão 1

Sonhos de Viagem

08 De Paris a Katmandu de carro” – A Vaca na Estrada” – Kandahar

Sonhos de Viagem

029 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Chegando ao Nepal

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x