Turismo LGBT

Turismo LGBT

Nós, casal hétero e latino, em nossas viagens pelo mundo inúmeras vezes fizemos amizades com viajantes gays, negros, judeus, muçulmanos, hindus. Para nós não importa a cor da pele ou a opção sexual de cada um, religião etc. A opção sexual de nossos amigos não nos diz respeito e não afeta nossos julgamentos sobre ninguém, Todo ser humano tem que ser respeitado, ninguém é melhor por ser hétero ou branco. Por isso mesmo, resolvemos postar um post dedicado especialmente aos nossos amigos da comunidade LGBTQIA+. Só não queremos amizades com fascistas, racistas, gente preconceituosa, sionistas e outras aberrações.

São Paulo, a maior festa LGBTQIA+ do mundo

Talvez muitos não saibam, mas a mais importante parada gay do mundo é a de São Paulo. Então, anotem: a parada gay na capital paulista acontece dia 11 de junho na Avenida Paulista. Esta postagem é, portanto, igualmente uma homenagem aos nossos amigos gays lésbica e grupos afins. E tem, outra, você não precisa ser gay para participar dessa animada festa e apoiar o movimento. Da mesma forma que você não precisa ser negro para repudir o racismo. Então, pessoal, vamos participar dessa enorme festa e dar um chega para lá nos homofóbicos e nos canalhas ignorantes que agridem gays e lésbicas.

Escolha e reserve seu hotel em São Paulo

A Batalha de Stonewall, um marco na luta dos gays

Muita gente ignora, mas o fato é que os gays passaram a ser mais respeitados após a batalha de Stonewall, em Greenwich Village, em New York, em 28 de junho de 1969. Afinal, estavam cansados de serem humilhados e desrepeitados pela polícia novaiorquina. Assim se revoltaram, enfrentaram e encurralaram a polícia fascistoide de então. Hoje, atualmente, no último domingo de junho, ocorre em Nova Iorque a Gay Pride March que percorre Stonewall. Trata-se de uma grande festa em que participam não apenas gays, mas igualmente héteros de mentalidade aberta. Aliás, queremos lembrar que foi em Stonewall que foi inaugurada a primeira livraria, a Oscar Wilde Bookshop com títulos de interesse do público gay. Parabéns ao bairro, um lugar onde casais gays de ambos os sexos podem andar de mãos dadas, namorar e mesmo trocar uns beijinhos, sem que os caretas se horrorizem.

A batalha de Stonewall, marco do movimento LGBT

Os gays, grandes viajantes

Mas, como nosso trabalho é viagem e turismo, sabemos que os gays, não tendo geralmente filhos para manter e financiar estudos caros, é um dos públicos que tem mais condições de viajar e aproveitar a vida. Em suma, gays viajam muito mais do que héteros. Por isso mesmo, quase sempre são também mais cultos. Muitos querem, portanto, em suas viagens aproveitar a oportunidade para participar de paradas taQuais são as paradas mais interessantes? Em que época do ano ocorrem?

Algumas importantes paradas gays no mundo, onde e quando ocorrem.

Argentina

Os portenhos festejam todos os anos no primeiro sábado de novembro, sua Marcha del Orgullo LGBT, a parada de Orgulho Gay de Buenos Aires, realizada pela primeira vez em 1992. O fato é que, sobretudo nas províncias ainda existe muita discriminação e leis que ferem os direitos da comunidade LGBT. Aliás, em outras cidades argentinas como Bariloche e Rosário ocorrem também paradas LGBT.

Parada Gay em Buenos Aires

Alemanha

Uma das paradas gays mais importantes da Alemanha (denominada de Berlin CSD,) ocorre anualmente em Berlim, um dos mais importantes destinos da comunidade na Europa. A festa ocorre no mês de junho, com a participção de meio milhão de pessoas, muita alegria, bandeiras, desfiles e eventos de interesse da comunidade. “Toda revolta começa com a sua voz” foi o lema da parada gay deste ano.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é lesbica-4.png.webp

França

A Marche des Fiertés LGBTQ é uma gigantesca parada do Orgulho Gay com a participação de mais de 700 mil pessoas, com cerca de noventa grupos gays ou simpatizantes, na Place de la Republique, no mês de junho. Uma super festa iniciada nos anos oitenta como um movimento contra a homofobia e em defesa da comunidade gay. Depois disso muitos direitos foram conquistaddos, inclusive a legalização, em 2013, do casamento de pessoas do mesmo sexo.

Marais, o bairro gay de Paris

Holanda

Depois que paradas foram canceladas em razão da pandemia, as paradas gays retornaram em começo de agosto, em Amsterdã, a mais fascinante cidade holandesa. Desta vez, porém, mereceu um destaque muito especial, um longo desfile de cerca de oitenta embarcações enfeitadas com bandeiras gays que percorreram pelos canais da cidade, acompanhados por pessoas em ambas as margens.

Parada LGBT em Amsterdã

Inglaterra

Londres também é palco de um dos maioers eventos gays do mundo, com a participção de um milhão de pessoas e centenas de grupos LGBT do país, que comemoram 50 anos do primeiro Pride ocorrido na capital do Reino Unido. São, na verdade, vários eventos no verão, a partir do mês de junho, com grandes paradas, principalmente em junho e julho, mas que podem acorrer também em agosto. Diga-se de passagem, os eventos gays na Inglaterra não se limitam a Londres, mas ocorrem também em Manchester, Brighton, Bristol etc.

Parada em Londres

Itália

A Itália, durante muito tempo não teve um movimento gay expressivo. Isso em parte devido ao conservadorismo da Igreja Católica. Só recentemente, as coisas mudaram com a abertu,a no começo do século XXI do bar Coming Out, direcionado à comunidade gay, que se estendeu pela rua San Giovanni in Laterano, ou a Gay Street da capital italiana, onde novos bares gays foram abertos. Posteriormente, a Europride do ano de 2011 contribuiu para reforçar os direitos gays. Aliás, o próprio papa Francisco, um homem esclarecido, já se declarou a favor do casamento gay. Os católicos preconceituosos devem estar arrancando os cabelos! Aliás, recentemente na parada gay de Cremona, tivemos a imagem da Virgem Maria desfilando de seios de fora…

Parada gay em Roma

Espanha

Pride Barcelona e a Madrid Orgullo, depois de dois anos interrompidos por causa da pandemia, retomaram os eventos da comunidade LGBT. Esses desfiles e festas em Madri acontecem todos os anos, normalmente, em julho. Porém, o maior evento gay espanhol é o Circuit Festival, que acontece no mês de agosto, em Barcelona, organizado pelo Matinée Group, com muita festa, alegria e diversão.

A mensagem espanhola

Estados Unidos

Além da parada de Greenwich em New York, há outras nos Estados Unidos. É o caso de São Francisco, cidade onde já tive o prazer de morar. Para mim a mais agradável cidade norte-americana. Aliás, é em “Frisco”, onde ocorre um dos grandes eventos gays nos EUA. A Parada do Dia da Libertação Gay de São Francisco, na Califórnia (San Francisco Pride) que ocorre anualmente em junho em San Francisco, Califórnia, EUA. É uma das importantes paradas de orgulho LGBT do mundo, a segunda maior da Califórnia. Aliás, pelo que sabe, foi essa parada que inspirou outras em diversos estados norte-americanos e no mundo inteiro.

A Parada em Frisco

Países a serem evitados pela comunidade LGBT

Há muitos países altamente homofóbicos, como Egito, Líbia e outros. Mesmo na Rússia, Putin, um genocida, como sabemos, é outro inimigo da comudade LGBT. Há ainda países que condenam a morte os homossexuais, como Irã, Iêmen, Somália, Nigéria, Sudão. Mesmo que não sejamos gays, nos recusamos a por os pés nesses palcos da ignorância no mundo. Recomendamos aos nosso amigos gays que façam o mesmo. Não gastem seus dólares nesses países de mentalidade fascistoide. Aliás, não vamos nos esquecer que mesmo no Brasil há um ranço homofóbico formado principalmente pela ultra-direita, responsável por agressões e mesmo assassinados de gays. Houve até casos de uma mãe, e uma filha que caminhavam por um shopping, e, ao serem confundidas com lésbicas, foram agredidas. A homofobia está até no “Fascis”. O anúncio de uma postagem nossa sobre o Império Romano, que tinha como chamada duas moças juntas (sem beijos, nada!) foi proibida!

Em países onde a religião dá as cartas, nem os direitos das mulheres são respeitados,
como esperar que os gays o sejam?

Os melhores destinos gay friendly  no mundo

Alguns países, ou mais exatamente cidades no mundo inteiro, acolhem os gays com simpatia. É onde os gays e lésbicas podem ser respeitados e conseguem aproveitar suas férias com seus namorados e namoradas. É o caso de San Francisco, Nova Iorque, (USA) Mikonos (Grécia), Barcelona (Espanha), Brighton (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Tel-Aviv (Israel), Rio de Janeiro (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Copenhagen (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Sídney (Austrália), Berlim (Alemanha). De qualquer modo, em qualquer lugar do mundo, exceto talvez em áreas de predominância LGBT, um comportamente discreto deve ser observado. Afinal, como todos sabem, a ignorância não tem fronteiras!

Mikonos, um dos destinos gays favoritos da comunidade no mundo todo

Participação em paradas e eventos gays no mundo – principais festas que interessam também ao público gay

A Festa da Música Techno, que gays e héteros fetejaram juntos

Em todo o hemisfério norte as paradas gays ocorrem no verão, em junho e julho, às vezes também em agosto. Explica-se, esses meses correspondem ao verão, o que tem certa lógica. É quando as pessoas podem se fantasiar com roupas leves, permanecer horas ao ar livre, curtir igualmente a noite. Imaginem eventos assim no auge do inverno europeu, por exemplo, com temperaturas beirando os zero graus! De qualquer forma, se você pretende participar desses eventos e festivais gays nos países que pretende visitar, recomendamos conferir os calendários com as datas certas, que podem sofrer alterações. Assim, você não perde a festa!

Você tem intenção de participar da próxima Gay Pride em São Paulo?

Então, escolha e reserve sua hospedagem em São Paulo com antecedência. Afinal, como sabemos, todo grande evento em São Paulo resulta na lotação dos hotéis nas proximidades. É o que acontece em todas paradas gays na Avenida Paulista. O flat é quase sempre mais confortável e acaba saindo mais barato porque muitos tem uma pequena cozinha. Afinal, almoçar e jantar diariamente em restaurantes pode acabar saindo caro.

Duas dicas de flats nas proximidades da Avenida Paulista

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * * Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo
 * Viajar avião: as dicas * Como planejar e organizar sua viagem, * Onde se hospedar em São Paulo? Que tal pegar um flat?

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você?  * A bagagem certa para cada viagem
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem Como viajar barato pelo mundo?
 * Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Galeria de Fotos – Que tal uma viagem fotográfica pelo Planeta Terra?

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar?  Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e, sem sermos religiosos sua religião. Só para entender…

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo, as frases cada momento em um idioma:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x