Europa

Ucrânia, fugindo da guerra genocida

Cerca de 4 milhoes na Ucrânia, fugindo da guerra genocida. Ou seja, metade do continente formado por crianças de todas as idades, algumas de colo, estão sendo obrigados a se refugiar no países vizinhos. Essa situação continua, aliás, em todo a a Ucrânia, mais principalmnente em Mariupol. Não há luz na cidade não há água, comida, a população situada está morrendo de fome. Ou seja, o exército de Putin sabotou reservatórios de água, estradas, pontes, abrigos, fazendas, casas particulares, edifícios, maternidades, teatros que abrigavam civis. Ainda mais, também atiram em filas de civis que tentam fugir da cidade.

Refugiados aos milhares

Só bombardeios e míssseis

Bombardearam até mesmo um teatro que servia de abrigo para refugidos, inclusive bebê, idosos, mulheres. Nenhum combatente. Nem os nazista fizeram melhor.
O mundo, porem comenta a situação dos refugiados como apenas um simples número: 4 milhões de seres humanos. Em suma, o maior deslocamento de refugiados desde a Segunda Guerra. Assim, mais de uma centena de crianças foram mortas.
É difícil imaginar a vida de um refugiado, bombardeado pelas armas químicas de Putin, por mísseis já utilizados na Síria, Agora é a vez da Ucrânia, um país de um amigo que nunca os ameaçou e nunca atacou a Rússia.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é hungria-877.jpg
Húngaros enfrentam os russos

Ninguém quer fazer parte do império russo

Hoje os ucranianos, com seu exército, apoiado pela população, se defende como pode. Afinal, faz sentido fazer parte da OTAN. É justamente o que todos os países da antiga URSS queriam para se protegeram contra bestalidade do exército de Putin. A Rússia, aliás até hoje foi a de Stalin, de ditaduras comunistas represssivas, sem liberdade e sem democracia. Ninguém quer isso. Por que, afinal todo mundo queria fugir do bloco soviético? Húngaros, tchecos, poloneses, alemães orientais), arriscavam a própria vida para fazê-lo.

O povo tcheco se levanta aocntra os russos: foi a Primavera de Praga

Vejam as atitudes brutais realizadas pelos exércitos russos nesses países e as resistência de seus povos. É, assim, o caso da Chechênia, a Rep.Tcheca, a Hungria que ingressaram na OTAN. Todos esses países escolheram igualmente fazer parte da UE. com melhor qualidade de vida, mas liberdade e democracia. O que mais me choca é ver setores supostamente esclarecido de nossa esquerda apoiam a Rússia. Setores stalinistas que acham talvez Putin é marxista…

Os opostos se encontram

Pior, se unem à extrema direita bolsononarista que aplaudiu quando nosso psicopata foi a Rússia manifestar apoio a Putin. Um setor, felizmente pequeno de nossa esquerda está parada em 1917 na “ditadura do proletariado “. A acham que Putin é de esquerda… Sempre lutei contra as ditadura sul americanas instaladas por voltada da década de 1970. Na época da Guerra Fria, fui em manifestações contra a Guerra do Vietnã quando morava em Paris.

Kiev sob as bombas russas

Mas, justificar os crimes de Putin sob alegação que os americanos também cometeram crimes semelhantes beira o absurdo. Não acredito em ditadura do bem. Aliás, desculpem, não consigo pensar nesses crimes cometidos em nome de nenhuma ideologia, seja de direita, seja de esquerda. Quem defende morte de civis de inocentes e de crianças em nome de seu fanatismo bolsonarista ou stalinista é para mim um criminoso. Em sua, nada justifica esses crimes!

Tanques russos invadindo a Ucrunia

Ucrânia, o drama dos refugiados

Muitos não imaginam o que é deixar sua casa, sem saber se vai revê-la um dia, se sua vida vai voltar ao normal, se vai recuperar seu emprego. Sem saber, igualmente, se seus pais, filhos, esposa serão assassinados por mísseis e por bombardeios aéreos em áreas civis. Até mesmo filas de retirantes tem sido metralhados ao tentar escapar. Biden, o presidente norte-americano falou que Putin é um criminosos de guerra. Acho que tem razão. Um Hitler.

Bombardeios em áreas civís

Esse refugiados se amontoavam ao milhões no países vizinhos, sem planos, sem chances, sem trabalho ,vivendo em acampamentos miseravalmente sob um frio abaixo da zero. Alguns que pretendia comprar pão para a viagem forams atingidos por um míssel na frente de de uma padaria. Mulheres em trabalho de parto foram igualmente assassinadas com seus bebês em maternidades.

Defendendo-se como podem

Inicialmente, mal armados, os ucranianos defenderam-se com coquetéis molotov. Trata-se de garrafas incendiárias com gasolinas atiradas contra os tanques de Putin. As estações de televisão começaram a ensinar a população a preparar mais e mais dessas primitivas mais eficientes bombas, incendiando tanques e blindados, muitos do quais conseguiam capturar e reaproveita-los contra os russos.

Contra o invasor: coqueteis molotovs

A censura na Rússia

Na Rússia, entretanto, muita gente ignora completamente o crime que está sendo cometido por Putin na Ucrânia. Muitos, aliás, simplesmente não acreditam no que está acontecendo ao ver fotos de áreas civis destruídas na Ucrânia. Uma parte da população, porém sabe da verdade e protesta, mas sabendo que vão ser presos e sofrer toda sorte de sansões. A maior parte da população, aliás é enganada pela informação oficial, dominadas pelos fakes e notícias destorcidas. Assim, muitos russos ignoram que a tal “intervenção pacífica” de Putin está sendo um genocício.

Quem se manifesta contra Putin vai preso

Rússia capitalista ou comunista?

A Rússia era uma economia estatal até 1994, quando Gorbacvhov, vendo que a economia socialista não funciona, adotou a economia do marcado. Aliás, mesmo a China onde foi mantida a ditadura do Partido Comunista, optou por adotar a economia de mercado. Quando a antiga URSS desabou em 1994, a União Soviética desabou. Ou seja a maioria dos países da Europa de Leste tornou-se independente e preferiu reinteregrar a UE.

Na Rússia, a economia era, entretanto, estatal. Para transforma-la em economia de mercade foram escolhidos “prossissionais”, que logo de cara encheram seus próprios bolsos. Houve portanto, muito escândalo. Aí chegou Putin para por ordem na situação. Resolveu. Trocou dessa forma todos esses milionários por oligargas seus amigos o que o tornou igualmente um dos homens mais ricos do mundo.

A boa vida dos olicargas, milionários associados à máfia Putin

Não é socialismo. Não é igualmente capitalismo democrático. É, em outras palavras, uma máfia no poder, todos riquíssimos. O país tem como sistema a corrupção organizada. Não é socialismo, é o mais podre do capitalsmo. Um grupo que domina um país que é na prática uma ditadura, sem liberdade de opinião, de imprensa. Em suma, quem contraria Putin morrre ou vai preso. Como nos tempos de Stalin.

*****


Você gosta de viajar? Então veja dicas preciosas e fotos dos principais destinos turísticos do mundo:
youtube.com/c/SonhosdeViagemBrasil 
instagram.com/sonhosdeviagembrasil facebook.com
sonhosdeviagembrasil

BLOG SOBRE O PAÍS

Saiba o que acontecendo na Ucrânia * O horror de uma guerra genocida

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

De Paris a Katmandu de carro

Temos, igualmente, neste blog o livro A Vaca na Estrada, fartamente ilustrado. É o relato de uma viagem sabática, de carro de “Paris a Katmandu” com um amigo francês. Uma longa aventura por desertos e montanhas na Turquia, Irã, Afeganistão (antes do Talibã), Paquistão, Índia e Nepal.

Posts Relacionados

00 – Apresentação“: O Ouro Maldito dos Incas”

Sonhos de Viagem

03 De Paris a Katmandu de carro “A Vaca na Estrada” – Rumo a Ankara

Sonhos de Viagem

035 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O terraço dos filósofos

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x