Dicas de Viagem

Segurança em viagem

Dicas importantes

Ser roubado ou cair em algum tipo de golpe pode ser um grande aborrecimento em sua viagem ou, até mesmo acabar com ela. Vamos, portanto, listar todas as situações que envolvem algum risco. Muitos turistas são alvos de roubos e golpes de todo tipo durante suas viagens, mesmo em países ricos. Na verdade, os turistas, por não conhecerem a realidade local em cada país, ignoram os golpes mais comuns. Em suma, são os alvos favoritos de malandros e ladrões. Embora alguns golpes sejam mais comuns em um determinado país e raros em outros, na realidade ocorrem no mundo todo.

Um roubo pode complicar ou mesmo
acabar com sua viagem

Embarque no Brasil: atenção com sua bagagem

  • Vamos começar ainda no embarque no aeroporto brasileiro. Ao sair do Brasil identifique bem sua mala. Preencha bem claramente seu nome, endereço e deixe mesmo um contato telefônico (útil em caso de extravio de bagagem), em letras de forma. Também é útil amarrar na alça das malas uma fita colorida que a identifique de longe. Tire igualmente uma foto de sua bagagem. Já aconteceu de trocaram as malas de duas turistas brasileiras, colocando cocaína nela e as moças, inocentes, acabaram presas na Alemanha.

Cuidado nas aglomerações, mercados, ônibus e metrôs lotados

  • Cuidado com batedores de carteira em mercado, ônibus lotados e metrôs. Um golpe que está sendo usado na Europa é aplicado em metrôs por jovens bonitas e bem vestidas da Europa de Leste. São umas três. Uma delas começa um flirt com o turista, que se encanta com a moça e se distrai. Enquanto isso suas comparsas batem a carteira da vítima embevecida.
Metrô: em qualquer lugar do mundo é onde agem batedores de carteiras

Cartões de Crédito

Muito cuidado com eles!
  • Se você tiver, por exemplo três cartões de crédito com você, deixe dois no cofre do hotel. Ao menos, se roubarem, será um só. Nesse caso faça um boletim de ocorrência em uma delegacia e comunique a empresa emissora do cartão. Aliás, anote sempre numa caderneta o número de seu cartão de crédito. Ao pagar uma conta com seu cartão, verifique quando o devolverem se o cartão de crédito que estão lhe devolvendo é realmente o seu.

Transporte de valores

  • Não coloque carteira ou passaporte no bolso de trás da calça, nem do lado em calça social. O ideal para transportar sua carteira é o bolso da frente do jeans ou dentro de um blusão, se possível fechado com zipper. Em certos países os batedores de carteira são tão hábeis que, exagerando um pouco, é claro, podem roubar sua meia sem tirar a seu sapato! Leve consigo na carteira, ao sair para passear, apenas pequenos valores em moeda do país para os gastos do dia. Evite igualmente sair com documentos pessoais importantes (uma carteira profissional, por exemplo), que você não vai precisar na rua.
Bolsa de cintura para ser usada sob a roupa
  • Muita gente, mesmo tendo cartão de crédito gosta de ter uma soma em dinheiro líquido. O ideal é carregar o dinheiro numa bolsa de cintura para ser usada por dentro da roupa. Mesmo o passaporte pode ser transportado nessa bolsinha, resistente. Anote na bolsa, de preferência de cor clara, seu nome e número de seu passaporte, provando sempre que ela lhe pertence. Para não esquece-la no hotel no dia seguinte, prenda o elástico dessa bolsa de cintura no passador da calça que você for usar no dia seguinte. Pode parecer piada, mas é o mais inteligente a fazer para nunca esquecê-la!
  • Não coloque nada de valor em sua bolsa de mão. Se você estiver em um metrô evite ficar perto da porta com bolsa ou carteira na mão.
  • Em qualquer país do mundo evite exibir relógio de luxo, jóias de ouro, correntinhas caras de pescoço. Você está fazendo uma viagem de turismo, não precisa convidar suas joias para passear…
Correntes de ouro atraem marginais

Passaporte

  • Cuidado igualmente com seu passaporte. O passaporte brasileiro é muito cobiçado por traficantes e até por terroristas. Afinal, o brasileiro pode ser branco, loirinho de olhos azuis, mestiço, negro, ou mesmo, ter traços orientais. Em suma, qualquer um pode se fazer passar por brasileiro, não importa sua raça, etnia, cor dos olhos, cor dos cabelos, cor da pele.
Cuidado com seu passporte brasileiro: ele é cobiçado
  • Em caso de perda ou de furto, faça o mais rápido possível uma declaração na polícia e avise o consulado imediatamente. Aliás é bom ter consigo documentos brasileiros como, carteira de identidade, CPF e xerox autenticado do próprio passaporte. Isso facilitará a obtenção de novo passaporte.

O amor é lindo, mas tome cuidado

É natural que em viagem, que os que viajam sozinhos possam ter um caso ou uma aventura. É perfeitamente normal. Trocar uns beijinhos à beira do Sena não faz mal a ninguém.

Mas, se você é mulher, cuidado com convites de estranhos em viagem. Um golpe que ocorre em Paris e( outras cidades européias) é moças jovens e deslumbradas, serem convidadas para jantar por um “parisiense” (que nem é francês!). Pode ser que ao chegar no apartamento do bonitão a moça depare com meia dúzia de fulanos esperando por ela. E nem dá para dar parte porque ela foi voluntariamente até esse apartamento.
São comuns na Europa abordagens bastante insistentes, nas ruas, às turistas. Muitas vezes é um pessoal que a maioria das vezes não é sequer europeu. Ou então, apenas nasceram na Europa, mas fazem parte de uma cultura machista onde a mulher ocidental é considerada de moral duvidosa. Enfim, se o assédio for insistente caminhe na direção de algum policial que o importuno some rapidinho.

Embora seja direito da mulher vestir-se como quiser sem ser assediada, não há dúvida que mini-saias muito curtas e decotes “provocantes” podem atrair assédios indesejáveis. É sempre o mesmo papo: “É brasileira? Puxa, que ótimo!” (Ótimo para quem?) É bom lembrar que por causa do carnaval do Rio com as sambistas, as vezes, com seios quase de fora, existe em muitos países a visão da mulher brasileira como “fácil”.

Se você for homem e uma “loiraça incrível” na mesa do lado lhe dirigir olhares convidativos fique esperto se for parar num hotel com ela. Se for beber algo, cuidado com o que ter sido colocado em seu copo. Pode ser que no dia seguinte você acorde sozinho e sua carteira e cartão de crédito, passaporte, etc, tenha desaparecido. Esse golpe existe mesmo no Brasil. É o famoso “boa noite Cincerela”… Isso vale também para mulheres.

Alguns golpes comuns

  • Um outro golpe praticado sobretudo nos países andin,os na América do Sul, é você ser atingido por água suja vinda sabemos lá de onde. Na mesma hora mulheres”prestativas”, com paninhos chegam para limpa-lo e igualmente “limpam” sua carteira.

Trocar dinheiro

  • Ao trocar dinheiro, procure ser discreto. Quando sair da casa de câmbio, evite que na rua saibam onde você guardou seu dinheiro. Evite igualmente trocar seu dinheiro com cambistas de rua. Afinal, você não tem nenhuma garantia de que não estão lhe passando notas falsas.
Evite trocar dinheiro na rua

Atenção com sua bagagem

  • Ao chegar em um hotel com suas malas, se houver muita gente em volta, fique atento. Muitas vezes, enquanto o turista está ocupado em fazer seu check-in as malas somem. Se viajar de ônibus pela América do Sul ou Ásia, por exemplo, fique muito atento com sua bagagem de compartimento em cada parada. Algum “distraído” pode leva-la. Nem sempre o funcionário da companha de ônibus confere direito os recibos de controle das malas.
Atenção com sua bagagem nos ônibus

Dicas gerais

  • Assaltos à mão armada e sequestros relâmpagos comuns no Brasil não existem na maioira dos países, ou são rarísismos. Ou seja, é mais fácil você ser furtado do que assaltado. Enfim, um tipo comum de furto é dois marginais de moto arrancarem sua bolsa. É melhor cruza-la do que utiliza-la à tiracolo, onde quer um pode passar e arranca-la muito facilmente.
Bolsa a tiracolo pendurada no ombro pode ser
facilmente arrancada. Procure cruza-la
  • Fique esperto se for abordado em um aeroporto ou estação para lhe oferecer um táxi clandestino. Não é confiável.
  • Se alugar carro não deixe sua bagagem visível dentro do veículo. Procure, aliás, estacionar o automóvel em um local seguro.
  • Nas praias, não abandone nada importante na areia ao entrar no mar.
  • Evite, na medida do possível, se “fantasiar” de turista, com camiseta “I Love Paris” (ou Kicheramobin…), bermuda estampada, máquina fotográfica a tiracolo e ar maravilhado. Tente passar despercebido. É óbvio que em países como a Índia por exemplo, sempre saberão que você é turista, nem que use um turbante.

Para aqueles que viajam com crianças ou adolescentes

Seus filhos menores devem estar ao alcance de seus olhos. Mesmo os mais velhos, de dez anos ou mais, devem ser orientados a não se afastarem, principalmente no meio de multidões. Em caso de se perderem, as crianças que já entendem alguma coisa devem ser instruídas a permanecer no lugar onde estiveram com você pela última vez. Igualmente ,deixe com seus filhos um cartão do hotel onde estão hospedados. Se forem pedir ajuda a alguém, oriente-as a procurar um policial, na falta deste, a um casal. ou uma senhora. Deixe sempre com as crianças um cartão com o endereço do hotel.

Atenção com seus filhos durante a viagem

E no Brasil?

Finalmente, queremos lembrar que praticamente todas as dicas de segurança em viagem que acabamos de lhe passar valem também no Brasil e não apenas em viagem!

Posts Relacionados

Dinheiro em Viagem | Dicas Para Viajar

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x