Europa

Turismo em Portugal – Roteiro de viagem

O que você sabe sobre turismo em Portugal?

Depois que a democracia foi restaurada em Portugal e, posteriormente, quando ingressou na UE, o país recebeu ajuda, tecnologia e capitais de países europeus mais ricos. Claro, o capitalismo não dá ponto sem nó. O salário de um trabalhador português é bem mais baixo do que o de um alemão, por exemplo. Produzir em Portugal com mão-de-obra local, seria,portanto, igualmente, um bom negócio. Os investimentos na área de turismo também foram importantes.

Portugal na UE: até mesmo o turismo se beneficiou

Quando eu morava na França fui algumas vezes a Portugal de carro, em viagem de turismo, cortando pela Espanha. Quando voltei, anos depois, tive uma surpresa. Portugal estava muito mais moderno, com boas rodovias, ferrovias, carros novos, casinhas mais conservadas. Entretanto, como disse o dono de uma lojinha com que conversei, “Verdade pá… mas estamos muito mais endividados…”

Turismo em Portugal: Fortaleza de Tomar

Portugal: muitas viagens

Morando na Europa, em Paris, eu sempre aproveitava longos feriados para viagens de carro por países vizinhos. Um de meus destinos favoritos era Portugal. Depois, morando no Brasil, quando ia à Europa de avião, descia em Lisboal. Dessa forma, fazia o resto do caminho até Paris, por terra, aproveitando para visitar igualmente a Espanha.
Duas de minhas viagens foram de navio, saindo do Brasil. As que mais gostei. Peguei uma super promoção em um dessses cruzeiros transoceânicos, quando os navios que realizam cruzeiros na costa sul-americana, partem para a Europa para pegar a temporada mediterrânea de turismo. O navio estava quase vazio, peguei uma ótima cabine.

Turismo em Portugal: chegar a Lisboa de navio

Origens de Portugal

Portugal, que já foi província romana (Luzitânia), faz parte da Península Ibérica juntamente com a Espanha. Foi muita briga antes que Portugal assumisse sua independência. A maior parte da península é quase toda ocupada pela Espanha. Sobrou para Portugal apenas 16% do território, um enclave incrustrado na Espanha ao norte e a leste.

Turismo em Portugal: A história da nação lusa

Observando a posição estratégica do território português a oeste, de frente para o oceano, entende-se a porque as grandes navegações tornaram-se o destino inevitável de Portugal. A costa da África, ali do lado, foi o início da aventura na sua busca por um caminho marítimo para as Índias.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é PORTUGAL2007CHIP_MAQ_PEQ-003.jpg
Turismo em Portugal: réplica de caravela no Museu de Marinha, em Lisboa

Miscigenar, para colonizar

Tendo uma pequena população, o poder português incentivou ao máximo possível a misgenização, apoiada igualmente pela Igreja, em busca de novas ovelhinhas. A miscigenação foi, portanto, destinada a povoar o enorme território com gente “civilizada e cristã” (gente do bem?). Ou seja, já que não havia muitas mulheres brancas, o cruzamento de populações se deu entre portugueses (boa parte deles cristãos-novos e judeus) com populações nativas. No Brasil, com negras e índias reinou a cultura do estupro. Poucos formavam uma família ou um casal. Isso explica, em parte, como um pequeno país, com reduzida população, conseguiu conquistar tantas terras.

Como ir a Portugal

Turismo em Portugal: há voos diretos de Guarulhos para Lisboa pela TAP e pela Latam

Há voos diretos pelas companhia aérea portuguesa, TAP e a Latam. do Brasil para Lisboa e, inclusive, porém menos frequentes, para a Cidade do Porto. Há igualmente ligações aéreas regulares de todas as principais cidades europeias para Lisboa.
De Lisboa (e igualmente da Cidade do Porto) há ônibus (autocarros) e trens (comboios, pá!) para todas as regiões do país. Os ônibus têm mais disponibilidade de horários e, igualmente, são confortáveis. Optar pelo trem é, portanto, um gosto pessoal e pode ser uma boa experiência. Nós, do Canal do Youtube “Sonhos de Viagem”, por exemplo, adoramos!

Roteiro de turismo em Portugal

Este post, recheado de dicas, é, na realidade, um relato de uma viagem de carro pelo território luso. Procuramos, assim, traçar um roteiro o mais racional possível, destacando o que há de melhor no turismo português, mencionando igualmente, en passant, as principais atrações de cada lugar.
Assim, nessa viagem, nós optamos por descer no aeroporto de Lisboa, e de lá mesmo, alugar um carro e pegar estrada. Deixamos a capital para o final da viagem, quando devolveríamos o automóvel no mesmo aeroporto. Mais inteligente, portanto, do que fazer dois traslados entre ao aeroporto e Lisboa.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é LOGO-USAMOS-EM-PORTUGAL.jpg

Roteiro com mapa nas mãos

Assinalamos, portanto, no mapa, com um círculo vermelho, tudo o que gostaríamos de visitar. Dessa forma, partimos direto para o Algarve, no extremo sul, o início de nossa aventura em Portugal. Tivemos, porém, que dividir a viagem em várias postagens diferentes: é atração que não acaba mais!
Primeiro visitamos o Algarve. De lá subimos até Caminha, no extremo norte de Portugal, junto à fronteira espanhola, acompanhando, na medida do possível, o litoral. Porto ficava no caminho, porém, dedicamos uma postagem exclusiva sobre essa linda cidade.
Relatamos a volta a Lisboa, desta vez por estradas mais no interior do território. Ou seja, partimos de Valença do Minho, próxima de Caminha, na direção da capital portuguesa, visitando tudo de interessante em nosso caminho. O Alentejo, entretanto, mereceu outro post exclusivo.

Turismo em Portugal: castelo medieval da Ordem de Cristo

Mapa de Portugal é indispensável

Portanto, não se engane, Portugal é um país pequeno, porém repleto de atrações, aldeias medievais, cidades muradas, com fortalezas e castelos, além de lindas paisagens de praia, no Algarve, e de montanha, na Serra da Estrela, por exemplo.
Finalmente, viajar por Portugal pode significar igualmente um turismo gastronômico de primeira qualidade. Em suma, culinária deliciosa e alguns dos melhores vinhos do mundo. Nós, por puro zelo profissional, nos vimos obrigados a experimentar os melhores, e igualmente encarar bacalhoadas e doces de ovos. Cada profissão tem seus perrengues…

Em primeiro lugar: pesquisar, olhar fotos, colher dicas

Portanto, nossa primeira recomendação é pesquisar muito na internet e checar em guias de turismo. Em suma, saber o que deseja visitar, reservando uma manhã ou uma tarde, pelo menos, para conhecer um castelo ou o centro histórico de cidades menores.
Lisboa, Coimbra e Porto exigem alguns dias cada uma. Afinal, no turismo cada um tem seus gostos, planos, diferentes orçamentos de viagem. Já cruzamos com quem conheceu (diz que conheceu…) Portugal em uma semana. Três dias em Lisboa, mais três na Cidade do Porto não é conhecer de verdade Portugal. Assim, nessa aventura de carro, ficamos um mês inteiro na terrinha. E,ainda deixamos de ver muita coisa!

Turismo em Portugal: Convento de Guimarães, transformado em hotel das “Pousadas de Portugal”

Conhecer a cultura do país faz parte do turismo inteligente

Como escrevemos e gravamos vídeos de viagem para nosso Canal do YoutubeSonhos de Viagem“, não nos contentávamos em simplesmente visitar uma igreja ou um monumento. Para nós interessa igualmente conhecer a arquitetura, a literatura (sempre lemos um escritor do país durante a viagem), o povo, os costumes e a cultura local. Ou seja, até show de fado fomos assistir.

Comida portuguesa

Já mencionamos que em Portugal se come muito bem. Não apenas bacalhau, diga-se de passsagem. Porém, falando do principal prato nacional português, Portugal é um dos poucos países do mundo onde o principal ingrediente de sua fabricação, (o bacalhau, no caso), vem de fora.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é portugal-bacalhau-2.jpg

Não tem bacalhau com certidão de nascimento portuguesa… O bacalhau que se consome em Portugal vem da Noruega, bem longe. O mistério, entretanto, se explica. As águas norueguesas são muito ricas em bacalhau, porém o país não tem sal para conservar o pescado. Algo que Portugal tem muito. Começaram, portanto, a trocar bacalhau pelo sal português. E, pronto, abundante e barato, o bacalhau virou prato nacional na terrinha!

Doces conventuais portugueses

E, na parte de doces, em primeiro lugar, já avisamos que os doces conventuais portuguêses à base de ovos, desmoralizam qualquer regime. As freirinhas dos conventos usavam as claras para engomar seus hábitos, sobrava a gema… O açúcar barato e abundante chegava do Brasil. Como Portugal é igualmente o país das amendoas, uma grande variedade desses doces – de ovos, muitos com amêndoas – ocuparam os cardápios portugueses.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é doces.jpg
Turismo em Portugal: delícia!

Quando ir a Portugal: temperaturas, chuvas, clima

Portugal, no extremo sul do continente europeu, não é frio como os países mais ao norte. Embora Portugal possa ser visitado em qualquer época do ano, os meses mais agradáveis corrrespondem à primavera (abril e maio) e ao outono (outubro e novembro). O verão é, na nossa opinião, muito quente e, no inverno, as temperaturas mínimas podem incomodar os mais friorentos.

Turismo em Portugal: neve na Serra da Estrela no outono

Bom, acreditamos que essas dicas possam servir a todos que desejam conhecer Portugal. Nossa sugestão é que estabeleçam um roteiro com um cronograma compatível com o tempo que dispõe. Ou seja, quem tem apenas uma semana deve se limitar, por exemplo, a visitar apenas Lisboa e Porto. Os que têm mais tempo podem incluir mais lugares, cerejas do bolo como o Algarve ou o Alentejo.

Blogs de turismo sobre Portugal

Turismo em Portugal – Roteiro de viagem * Turismo em Portugal: Algarve, o início da viagem
Turismo
 em Portugal: do Algarve a Caminha pelo litoral * Algarve Turismo em Portugal: Cidade do Porto 
Turismo em Portugal: Valença do Minho a Lisboa 
* Turismo em Portugal: o Alentejo 
Turismo em Portugal: Lisboa * Turismo em Portugal: atrações em Lisboa
*  As curiosas placas rodoviárias e de ruas em Portugal * Os portugueses, nossos irmãos do ultramar

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

“Sou um cidadão do mundo, a minha pátria está em todo lugar”, frase circulando em várias línguas, também em português, no aeroporto de Estocolmo

Posts Relacionados

Hotel na Itália – os melhores bairros onde se hospedar

Sonhos de Viagem

Galeria de fotos sobre Portugal (2): de Coimbra a Valença do Minho, passando pela Cidade do Porto

Sonhos de Viagem

Relato da Nossa Viagem na Pandemia – de volta a Bangkok, a caminho de Chiang Mai

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x