Comida em Paris: comer em restaurantes
Vamos falar de comida francesa?
Em primeiro lugar uma dica: observe os restaurantes. Se notar que está cheio de turistas, pule fora. Coma onde os parisienses comem, como nós, do Canal do Youtube “Sonhos de Viagem”, fazemos.
Nem sempre porém, mas, frequentemente, os chamados “menus turísticos” são uma furada. Evite, da mesma forma, restaurantes vazios. Deve haver uma razão para isso!
Para não ter surpresas, não peça nada sem dar uma boa olhada nos pratos e nos preços, no menu. Sempre tem um do lado de fora, perto da porta do restaurante.
Comer em Paris
Saiba que na hora do almoço muitos restaurantes propõe “plat du jour” (prato do dia) ou formule, com preços interessantes. Dessa forma, a formule compreende normalmente, um prato principal, um acompanhamento e sobremesa. O plat du jour, por sua vez é um prato único, mais em conta, servida apenas no almoço. Assim também, o almoço costuma ser mais barato do que o jantar, em quase todo lugar.
Formules
Há igualmente “formules” (bife com batatas, por exemplo) e igualmente menus completos, com entrada e sobremesa incluídas. Não se surprenda, entretanto, se na sobremesa houver a opção “dessert (sobremesa) ou fromage (queijo)”. Explica-se, muitos francess gostam de comer queijo no lugar da sobremesa, após a refeição principal.
Os bistrots
Os bistrots são pequenos restaurantes familiares tipicamente franceses que, geralmente, oferecem refeições de qualidade por preços acessíveis. Geralmente, mas, nem sempre. Assim, há igualmente bistrots caros.
Muitos bistrots, visto se tratar de um pequeno restaurante familiar, costumam propor um menu mais reduzido, plat du jour e formules. Às vezes o estabelecimento inclui no menu uma jarra de um quarto de vinho por pessoa, uns dois copos médios. Está bom! Ninguém quer sair bêbado por Paris, cercando galinha!
Comida francesa: vinho faz parte da refeição
Turismo é também provar vinhos dos países que você visita. Ainda mais na França!
O vinho pode, porém, encarecer um tanto a refeição, sobretudo quando você pede um vinho reputado. Normalmente, as cartas de vinhos dos restaurantes franceses costumam ter opções bem razoáveis, por preços acessíveis.
Vinho da casa
Há igualmente, o vinho da casa (vin de la maison), servido em jarras. Esse vinho da casa às vezes surpreende. Assim, muitos proprietários de restaurantes têm contato com pequenos produtores no interior da França. Pequenos viticultores produzem às vezes vinhos excelentes, porém de comercialização local. Dessa forma, os donos de bistrot conseguem adquirir um lote de garrafas por um bom preço. E você, por sua vez, beber um bom vinho sem arruinar suas finanças!
Outras vezes, entretanto, o vinho da casa deixa a desejar. A melhor tática para saber se o vinho da casa servido no bistrot tem qualidade, é observar o que os clientes estão consumindo. Falo de clientes franceses, não visigodos ou mongóis chegados do fundão da Ásia, viajando a turismo, mas acostumados a só beber chá…
Comida em Paris: em restaurante de luxo faça uma reserva
Reserva é necessária em todos os restaurantes de luxo — e recomendável, mesmo em restaurantes bons, mas, não tão sofisticados.
Restaurante de luxo (e mesmos outros, bons, mas simples) principalmente nos finais de semana, à noite são, disputados na França.
Comida em restaurantes em Paris: se reservar não atrase
Por isso mesmo, para ter certeza de conseguir uma mesa, reserve com antecedência. Saiba, porém, em primeiro lugar, que os franceses apreciam pontualidade (detalhe que muitos brasileiros nem sabem o que é). Portanto, se você se atrasar, não vão gostar.
Saiba, porém, que atrasos na França são considerados falta de educação.
Se seu atraso for superior a uns quinze minutos, é possível que entreguem sua mesa a outro. Assim, tendo feito uma reserva, seja pontual! Ou seja, atrasos em Paris é considerado manque d’ éducation, monsieur...
Comida em Paris: a comida de rua
Saiba, em primeiro lugar, que comida na França é cara para os padrões brasileiros. Assim, quem viaja a turismo para a França, nem sempre pode se dar ao luxo de almoçar ou jantar todo dia em restaurantes. Dessa forma, os não endinheirados precisam se voltar para as chamadas comidas de rua.
Ou seja, há variadas opções de crepes, faláfel ou até batatas fritas, a chamada comida de rua. Nós, do Canal Youtube “Sonhos de Viagem”, curtimos a comida de rua na França. Assim, somos talvez suspeitos para falar.
Em suma, quando traçamos nosso roteiro por Paris gostamos de, se bater alguma fome, no meio do caminho, comer uma crepe (doce ou salgada), um falafel, um pedaço de pizza, batatas fritas ou um sanduíche pita (que na França não é feito nem de filé-miau, nem de filé uu-uau!).
Finalmente, você pode comprar o que quiser em mercados, como frios, queijos, vinhos ou, em uma boulangerie, comprar o melhor pão do mundo e comer à noite no quarto. Igualmente, visto que é costume por lá, nós, por exemplo, entramos num super-mercado compramos um sanduíche e vamos comer numa pracinha, como todo mundo..
Comida francesa: a comida de rua não significa apenas economia. É igualmente saborosa e prática
Enfim, nada é caro para quem tem os bolsos cheios
Nós, porém, adotamos a comida de rua não apenas para gastar menos. Assim também, nós curtimos essas guloseimas, da mesma forma que criança gosta de algodão doce… Portanto, você dá uma parada, saboreia uma crepe e continua seu passeio. Ou seja, a comida de rua em Paris é igualmente prática!
As crepes parisienses
Sobre as crepes, uma de nossas preferências em comida de rua, quero logo lembrar, que há crepes salgadas, de presunto e queijo, por exemplo, mas doces igualmente, como a de banana com nutella, deliciosa. Não é mesmo, Ketty?
Aquele meandro de ruas em Paris perto do Sena, entre o Bd. Saint-Michel e a Saint-Jacques é repleto de pequenos restaurantes, lanchonetes e quiosques de comida de rua. Assim, um dos lugares mais em conta em Paris para se comer.
Queijo e vinho no quarto de hotel
Os queijos, como os vinhos, são algumas das maiores especialidades francesas quando se fala em gastronomia. Assim, em muitos restaurantes servem tábuas de queijo, que os franceses comem no final da refeição.
O melhor, porém, é ir você mesmo a uma queijaria e escolher os queijos que quer experimentar.
A escolha é tanta que você se perde, e acaba comprando mais queijo do que consegue comer…
Depois, imediatamente, pense em escolher um vinho, de preferência tinto e uma baguette para acompanhar os queijos. Comece, porém, saboreando os queijos de sabor mais suave. Um roquefort deve ficar para o final da degustação.
Para nós, a gastronomia dos países que visitamos em nossas andanças, é um lado importante da viagem. Podemos não comer escorpião frito em Bangkok, mas em Paris nos refestelamos de escargot quando o bolso permitia!
O fato é que, a França é uma referência mundial quando se fala de culinária, seja a de restaurantes badalados (nem sempre tão caros), seja a comida de rua, ou mesmo os produtos que podem ser comprados em mercados. Sem falar dos vinhos e dos pães! Ah, sim e temos, incluisive uma matéria específica sobre: Queijo Francês por região
Boa viagem e bom apetite!
BLOGS DE TURISMO SOBRE PARIS
* Principais atrações em Paris * Turismo em Paris * Melhores parques e jardins de Paris * Champs Elysées
* Queijos franceses por região * Dicionário francês para viajantes * Vinhos europeus * Comida em Paris
* Hotéis em Paris, melhores bairros onde hospedar * Principais atrações em Paris
* Como visitar e se orientar em Paris
VÍDEOS DE TURISMO SOBRE PARIS
* Outono em Paris * Cité Universitaire * Torre Eiffel – Navegando pelo Sena * Comida de rua em Paris
* Queijos franceses
BLOGS DE TURISMO SOBRE AS REGIÕES DA FRANÇA
* Alsácia * Bretanha * Normandia
GALERIAS FOTOGRÁFICAS:
Paris * Regiões francesas
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.