Vinhos da Europa
Itália
Podemos, exagerando um pouco, dizer que o vinho evoluiu na Iália. No império Romano o vinho era, aliás, parte da alimentação dos romanos.
A Itália é um dos grandes produtores mundiais de vinho e cada região ou até cada microrregião ou cidade produz determinados vinhos. Se você rodar mais vinte quilômetros irá deparar com vinícolas que produzem variedades completamente diferentes.
Isso faz com que exista na Itália uma enorme quantidade de vinhos diferentes que você nunca irá encontrar em um mercado brasileiro ou nem sequer em outra região da Itália, cem quilômetros mais para frente. Há casos de restaurantes cujos proprietários possuem terras e produzem seus próprios vinhos. São vinhos simples, de mesa, mas alguns são excelentes e figuram entre os melhores do mundo, como os dos famosos produtores Angelo Gaja, Bruno Giacosa, e Roberto Voerzio. Saiba mais sobre os vinhos italianos.
França
A França produz os vinhos de mais alta reputação a nível mundial, é o pais com maior tradição e história de vinhos finos, sendo que as regiões de Alsácia (Estrasburgo), Bordeaux, Borgonha (Beaune), Champagne (Reims) e do vale do Rhone (de Lyon a Avignon), são as que produzem os vinhos mais famosos do mundo, como os dos produtores Chateaux Petrus e Haut Brion, Romanée-Conti e Leroix, Krug e Louis Roederer, e Guigal e Chapoutier. Saiba mais sobre os vinhos franceses.
Espanha
A Espanha é hoje o país que tem a maior área plantada de vitis vinífera, o nome científico das uvas, e também produz hoje alguns dos maiores nomes em vinhos tintos como Pingus. Veja Benjamin Romeo e outros, principalmente nas regiões de Rioja e Ribera del Duero, as margens do mesmo Rio Douro que na realidade nasce no norte da Espanha com o nome Duero e desemboca na cidade do Porto.
Portugal
Ao percorrer o interior de Portugal, descobrimos vinhos de mesa produzidos em pequenas propriedades do dono do restaurante, que podem ser muito bons. Peça, sem medo de errar ou de ser enganado, o que eles têm a sugerir para acompanhar determinado prato. O segredo é o seguinte: Portugal produz vinhos há séculos, desde os tempos dos fenícios, e a variedade das cepas é enorme. Saiba mais sobre os vinhos portugueses.
Alemanha
Finalmente na Alemanha se produzem alguns dos melhores vinhos brancos do planeta, quase sempre produzidos com a varietal Riesling ao longo do vale do rio Mosel.Os vinhos europeus são quase sempre uma mistura de diferentes castas. São produzidos por regiões e seguem critérios rígidos de classificação. Na Itália, por exemplo existem os vinhos de Denominazione di origine controllatae garantita(DOCG), na França “Dénomination d’Origine Controlé. Só para dar um exemplo, “champagne” é um tipo de espumante que só pode ter esse rótulo se for produzido na região de Champagne. Se na região vizinha produzirem um vinho exatamente igual, ele terá que ser chamado apenas de “espumante”
BLOGS DE TURISMO SOBRE PARIS
* Principais atrações em Paris * Turismo em Paris * Melhores parques e jardins de Paris * Champs Elysées
* Queijos franceses por região * Dicionário francês para viajantes * Vinhos europeus * Comida em Paris
* Hotéis em Paris, melhores bairros onde hospedar * Principais atrações em Paris
* Como visitar e se orientar em Paris
VÍDEOS DE TURISMO SOBRE PARIS
* Outono em Paris * Cité Universitaire * Torre Eiffel – Navegando pelo Sena * Comida de rua em Paris
* Queijos franceses
BLOGS DE TURISMO SOBRE AS REGIÕES DA FRANÇA
* Alsácia * Bretanha * Normandia
GALERIAS FOTOGRÁFICAS:
Paris * Regiões francesas
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.