Dicas de Viagem

Nécessaire de utilitários

Nécessaire de utilitários e nécessaire de toilette, qual a diferença? – A bolsinha, conhecida como nécessaire, abriga geralmente produtos de toillette femininos ou masculinos. Em suma sabão, shampoo, uma colônia, aparelho de barbear etc. Há, entretanto, uma outra bolsa, a nécessaire de utilitários, destinada a acomodar uma série de ítens prosáicos, os mais variados. Ou seja, pequenos objetos que podem ser bem úteis numa emergência. A maioria das pessoas, entretanto, só percebe como esses objetos são preciosos quando estão diante de certas realidades. Enfim, nós muitas vezes viajamos durante vários meses para fazer os vídeos de noso canal Youtube “Sonhos de Viagem”. Assim, sempre temos uma nécessaire de utilitários para qualquer situação. Claro que é, também possível comprar em outros países qualquer desses ítens que mencionamos nesse post. Nem sempre, porém, é fácil descobrir onde vendem uma tesoura ou um alicatinho de unha numa cidade que você não conhece.

Necessáire de utilitários

O que é bom ter consigo no nécessaire de utilitários durante a viagem

Para aparelhos elétricos ou de bateria

Extensão – Em alguns quartos de hotéis existe uma mesa, mas afastada de qualquer tomada elétrica. É nessas horas que uma extensão é super útil. O legal nessas extensões é que quase todas ela têm igualmnete um benjamin, caso você precise usar mais de uma tomada. Por exemplo carregador de celular carregador de cmáquina fotográfcia, note-book etc.

Nécessaire de utilitários: extensão

Adaptador – Boa parte dos países no mundo todo têm tomadas elétricas diferentes das nossas. Alguns hotéis possuem adaptadores, mas nem todos. E, ainda mais, as tomadas em um país podem ser diferentes em outro. Assim, talvez você precise de mais de um adaptador. Aliás, oode ser útil ter, além do adaptador, também um benjamim, caso você precise utilizar mais de um aparelho elétrico. Não esquecer, é claro o carregador!

Nécessaire de utilitários: adaptador

Note-book, tablet, com acesso à internet / Celular- Hoje em dia encontrarmos wi-fi em quase todo os cantos do mundo. Ou seja, é bom termos onde acumular fotos digitais, poder enviar mensagem para alguém, consultar mapas, usar a calculadeira, acessar informações da imprensa. O celular ainda serve para fotografar e tem mil outras utilidades em qualquer viagem. Fundamental, portanto.

Nécessaire de utilitários: note-book

Pilhas – Ter consigo umas pilhas e baterias de reserva do tamanho adequado aos seus equipamentos é uma boa idéia.Diferentes aparelhos utilizam diferentes tipos de pilhas. Existem pilhas pequenas, chamadas “palito” e outras bem maiores, utilizadas, por exemplo em lanternas. A maioria dos aparelhos utiliza mais de uma pilha, geralmente duas. Já as baterias são utilizadas normalmente em câmeras fotográficas.

Nécessaire de utilitários: pilhas

Lanterna de mão – Hoje em dia todo celular tem lanterna. Mas, pode ser útil ter uma pequena lanterna de bolso em lugares onde há quedas frequentes de energia, como Nepal ou Bolívia. Em uma de nossas viagens ao Nepal, tivemos cortes de energia de umas três horas, em diferentes momento do dia. Ou seja, a lanterna do celular não aguenta. Aliás, nesses países é bom ter uma vela no utilitário.

Nécessaire de utilitários: lanterna de bolso

Consertos

Agulha e linha e alguns botões – Procure levar linhas que combinem com as cores de suas roupas. Normalmente levamos pequenos carreteis de linha preta, branca, marron, azul-marinho, as cores básicas. Acontece muito em viagem de você precisar costurar algo ou pregar um botão de sua camisa. Ou seja, você poderá sempre necessitar desse material. A vantagem é que o espaço que ocupam é mínimo.

Nécessaire de utilitários: material de costura

Cola Super Bond – Pode ser importante em diferentes situações. Até colar a sola de uma sandália que esteja precisando de uma reforço. (Já aconteceu conosco!). É incrível, aliás, a variedade de pequenos consertos que tivemos que fazer usando a super bond. Enfim, é prudente colocar a bisnaguinha de cola sempre dentro de um pequeno plástico. Deixa-la solta dentro da necessaire de utilitários onde há objetos ponteagudos não é prudente. Se vazar, o estrago será de arrepiar.

Nécessaire de utilitários: cola super bond

Durex – Muita gente nem pensa em levar durex numa bolsa de utilitários. Durex para que? Pois é, nós sempre levamos e nunca nos arrependemos. Serve, pòr exemplo, fechar saco plástico, prender a folha que está se soltando de um livro, deixar um bilhetes na porta, fazer um pacote que você pensa despachar pelo correio para o Brasil e mil outras utilidades. E, afinal, não pesa e não toma muito espaço na bolsa de utilitários.

Nécessaire de utilitários: durex comum


Cordinha – Pode servir de varal, amarrar saco de roupa suja, utilizar em um pacote ou em situações as mais variadas.

Nécessaire de utilitários: cordinha

Outros objetos

Alicatinho de unha, pinça– São outros objetos que você pode incluir no grupo de utilitários ou igualmente num necessáire de toilette. Mas sempre na bagagem de compartimento, como se deve proceder com todos objetos cortantes ou ponteagudos. Por mais inocente que possa parecer um alicatinho de unha, algum duaneiro pode cismar com ele e considera-lo uma perigosa arma.

Nécessaire de utilitários: alicatinha de unhas

Caderno de anotações, caneta – Objetos úteis para anotar horário de vôo, um cronograma de viagem com datas, dias de semana e do mês. Enfim, é importante para qualquer informação. Nós preferimos um caderno pequeno ou uma caderneta. Além da caneta esferográfica temos também uma caneta feltro quando queremos colocar um lembrete em qualquer lugar ou preencher uma etiqueta de bagagem.

Nécessaire de utilitários:cCaderneta e canetas

Objetos de corte

Canivete estilo suíço – É esse canivete vermelho utilizado pelo exército suíço. Super útil. Tem lâminas diferentes, lixador de unha, abridor de latas, de cerveja, um saca-rolha. Tem mil utilidades. O canivete original suíço é meio caro, mas de excelente qualidade. Uma vez comprei um ching ling na praça da Sé em São Paulo. A primeira vez que fui abrir uma garrafa de vinho o saca-rolha quebrou! Como disse, o original suíço é caro. Nesse caso comprei um francês que tenho até hoje, bem equipado e muito mais resistente que o chinês. Não é bom ter consigo um canivete se for visitar um museu ou outra atração.

Nécessaire de utilitários: canivete suíço

Vários

Isqueiro – Também útil em diferentes situações. Em alguns países como já comentamos, ocorre falta de luz em algumas horas por dia, como no Nepal e Bolívia. Quando entramos no quarto e vimos a vela no criado mudo já desconfiamos. Assim já deixamos o isqueiro no bolso. Aliás, passamos a levar conosco na nécessaire de utilitários ao menos uma vela.

Nécessaire de utilitários: isqueiro

Bússola – É o o tipo de objeto importante para quem vai fazer trilhas nas montanhas, perambular por grandes parques florestais, mas não para quem vai caminhar numa grande cidade como Paris ou Nova York, onde o importante é ter um mapa da cidade em papel. (Uma dica: você consegue um ao desembarcar no escritório de turismo do aeroporto.)

Nécessaire de utilitários: búsola

Bagagem

Cadeado de emergência – Sucede ocasionalmente de, em uma viagem, perdermos a chave de uma mala ou comprarmos uma valise para acomodar compras, por exemplo. Aliás, um cadeado de reserva já nos foi útil. Existem cadeados com chave e com código. O importante na primeira opção é sempre saber onde você guarda as chaves desses cadeado. O lugar ideal é guardar as chaves na própria necessáire de utilitários. Aliás, nós guardamos também as chaves de nossa casa nessa bolsa de utiliários. Afinal, numa viagem, ela pode ir parar num bolso qualquer e ao voltar ao Brasil precisaremos dela para entrar em casa.Temos também os cadeados de número, com código. O único problema é não esquecer o código. Nesse caso anote o código na sua caderneta ou num papel na carteira.

Nécessaire de utilitários: cadeado de reserva

Saquinhos plásticos – Muito útil no transporte de líquidos que podem vazar, para colocar um sapato empoeirado na bagagem de compartimento, colocar roupa suja para lavar, levar um lanche em um passeio e em diversas situações imprevisíveis. Assim, em todas viagens levamos alguns sacos plásticos de diferentes tamanhos e sempre foram importantes em diversas ocasiões.

Nécessaire de utilitários:sacos plásticos

Como e onde transportar uma necessáire de utilitários ou produtos de toilette.

É proibido levar todo instrumento de ferro que seja ponteagudo ou cortante numa bagagem de mão. Boa parte dos ítens que mencionamos acima são, portanto, proibidos. Aliás, os objetos apreendidos não são devolvidos aos passageiros. É conveniente também levar na bagagem de compartimento a nécessaire de toilette onde há líquidos (proibidos a bordo), como perfumes, shampoo, acetona etc. E, igualmente, objetos como lixa metálica de unha, etc.

Veja também nossas dicas sobre organização de uma viagem


*********

Você gosta de viajar? Então veja dicas preciosas e fotos dos principais destinos turísticos do mundo: Ìndice Geral de Matérias

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * Segurança em viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo: “Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar” – Em vários idiomas!

Posts Relacionados

Atrações em Lisboa

Sonhos de Viagem

O que é jet-lag ?

Sonhos de Viagem

As principais: atrações em Paris

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x