Dicas de Viagem

Vai viajar só ou acompanhado?

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é PERU_INTRODUCAO-trabalha.webp
Vai viajar só ou acompanhado? Machu Picchu

Quem vai pegar uma excursão, seja porque não se sente seguro em viajar por conta própria, seja porque não fala inglês nem a língua do país que vai visitar, não precisa se preocupar com o conteúdo deste post. Ele é escrito para aqueles que vão viajar por conta própria. Enfim, muita gente detesta esse tipo de excursão e gosta de escolher seus roteiros, hoteis etc. É o nosso caso, por exemplo.

Vai viajar só ou acompanhado? Partir em viagem…

Viajar sozinho

Eu já viajei sozinho, mas somente vez ou outra. Viajar sozinho é inclusive a preferência de algumas pessoas. Afinal você tem total liberdade de escolher roteiros, decidir sobre o tempo que deseja ficar em algum lugar, o tipo de hotel que vai se hospedar, se vai viajar de trem, avião ou ônibus. Ao mesmo tempo, você faz amizades muito mais facilmente. Na maior parte dessas viagens que fiz sozinho acabei arrumando companhia.

Vai viajar só ou acompanhado? Viajar sozinho

Assim, tive como companheiros de viagem uma inglesa, uma suíça, um norte-americano, um croata, espanhois, um holandês. Viajei, porém, mais comumente com franceses, italianos, brasileiros e argentinos. Ou seja, pessoas com quem tenho mais afinidade cultural e domínio da língua. Tudo gente que conheci on the road. Uma vantagem suplementar é que de meu domínio de idiomas se aperfeiçou muito.

Vai viajar só ou acompanhado? Amigos, viajanes inveterados

Os momentos tediosos

Mas, nem sempre você tem companhia quando viaja sozinho. Esses momentos podem ser tediosos ou mesmo depressivos. Você tem que estar preparado. Eu, quando estou só vou para um buteco que, além de animado é uma oportunidade para novas amizades.
Finalmente é bom, se você está sozinho, ser também cuidadoso com suas amizades pelo mundo, até você saber com quem você está lidando. Geralmente mochileiro é gente boa, mas é aquele papo: “Confie em Deus, mas tranque o carro”.
Finalmente, é bom lembrar que viajar sozinho sai mais caro; você não tem como dividir certas despesas.

Vai viajar só ou acompanhado? Sozinho no buteco

Viajar acompanhado

Todo mundo já conhece aquela expressão “antes só do que mal-acompanhado”. Pois é, isso em viagem é ainda mais verdadeiro. Eu evito pessoas que já sei que são difíceis, ou complicadas ou que não tenha, nenhuma afinidade comigo. Também é fundamental escolher viajar com alguém com um orçamento de viagem semelhante ao seu. Vão dormir em hotéis de luxo ou num albergue da juventude? É preciso uma afinidade de vida, de visão de mundo e em alguns casos até ideológicas. Eu não aguentaria, por exemplo ter ao meu lado um racista ou extremista de direita elogiando o “mito” a viagem toda. Ou um stalinista me falando em ditadura do proletariado. Afinal eu sou pela social-democracia: liberté, egalité, fraternité!

Vai viajar só ou acompanhado?

Quem serão seus companheiros de viagem?

Se eu estiver vivendo um relacionamento estável, minha preferência é sempre viajar com minha companheira, namorada, esposa. Em suma, o casal compartilhar suas experiências e ter também gostos parecidos no que se refere ao padrão de hospedagem, meios de transportes, etc. É claro que é importante que o casal combine, se dê bem. Afinal, se for para brigar, podem fazê-lo no Brasil mesmo. Sai mais barato! Já viajei igualmente com amigos e amigas. Um pessoal acostumado como eu a pequenos confortos. E também com certas exigências mínimas, como boa localização do hotel, quartos limpos e com banheiros privativos. Mas sem luxo, com preços compatíveis com uma viagem econômica.

Vai viajar só ou acompanhado? Viajar com a (o) companheira (o)

As vantagens no custo da viagem

Viajar acompanhado tem igualmente outras vantagens, uma delas é o custo. Se for pegar um táxi, por exemplo, o preço será o mesmo para duas ou quatro pessoas (nem todo taxista aceita levar quatro pessoas… ). A diária do hotel para duas pessoas sai também proporcionamente mais em conta. Afinal, é um só um pouco mais cara do que quarto single. Também, se você está viajando em um pequeno grupo é mais vantajoso alugar um carro e dividir aluguel e gasolina. Enfim, o ideal é que todos os aspectos da organização de uma viagem sejam discutidos por todos.

Quanto cada um vai gastar?

Alguns ítens devem ser considerados pelos viajantes: 1- Alguns destinos são caros (Londres, Estocolmo, Amsterdã, Tóquio etc). Procurem, ainda no Brasil verificar preços de hotéis, alimentação, transportes locais, etc para saberem quanto podem gastar por dia. Isso tem em blogs, sites, guias de viagem. E, ah sim, conversem com os amigos que fizeram a mesma viagem. Tendo uma ideia de quanto vão gastar, multipliquem pelo número de dias que vão ficar fora. Adicionem preços de passagens de avião e outras, aluguel de carro, etc. Dessa forma vocês terão uma visão, pelo menos aproximada, do custo total da viagem;. Aliás, tenham igualmente algum capital de reserva na conta bancária no Brasil, para uma emergência.

Vai viajar só ou acompanhado? Sai mais barato viajar acompanhado

Importante quando se viaja com mais pessoas

O destino escolhido deve agradar a todo mundo. Um casal geralmente visita as atrações juntos e quase sempre têm gostos e exigências meio semelhantes. Mas, num pequeno grupo isso nem sempre acontece. Alguém pode visitar sozinho uma atração que não interessa aos demais. Essa liberdade é fundamental. Também, alguns do grupo têm o costume de acordar cedo e já sair para a rua. Outros, porém, querem dormir até mais tarde. O melhor a fazer é deixar quem quer sair cedo para rua poder fazê-lo. Ou seja, quem quer domir, que durma!

Vai viajar só ou acompanhado?

Detalhes a serem considerados

Mas, há outros detalhes igualmente importantes. Procure, pelo menos tentar, manter-se bem humorado. E há detalhes que devem ser combinados. Por exemplo decidir como o grupo vai dividir gastos de viagem.
Também, não se mostrar egoísta e querer que todos no grupo corcordem com suas preferências. Tem mais: alguns têm um mês e meio para viajar, outros apenas 15 dias. Como fica? Para a harmonia do grupo tudo isso deve conversado antes da viagem. Uma reunião de todo o grupo, a discussão de roteiro e opiniões é fundamental. É bom, igualmente que, os que possuem informações e fotos tragam seus note-books. Afinal quando você convive durante dias seguidos num pequeno grupo, os relacionamentos são colocados à prova. Em suma, viajar em grupo exige certa flexibilidade de opiniões, manter a calma diante de diferentes situações, evitar se alterar, ser mais paciente com as pessoas. Gentileza e boa educação também colaboram para a harmonia do grupo.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é reuniao-1.jpg
Vai viajar só ou acompanhado? reunião do grupo antes da viagem

Evitar excesso de bagagem, não importa se vai viajar só ou acompanhado

Finalmente, sobretudo se pensam em alugar um carro, todos devem evitar excesso de bagagem. Algumas pessoas vão passar dois dias em Paris e já colocam na mala meia pares de sapato, ou três ternos, por exemplo. Nós, entretanto, viajamos o mundo todo com apenas (para cada um de nós) um par de sapato e um tenis, dois jeans (um no corpo outro na prateleira ou lavando!). E em lugares frios? Uma calça polar por baixo do jeans. Trazemos também umas 3 camisetas, uma camisa ou duas, uma blusa polar, um pulover e um casaco de couro. E claro, se for mesmo muito frio, usar bota polar e gorro forrado.

Uma mala pequena e uma valise de mão

Enfim, tudo deve caber numa mala não muito grande e numa valise de mão. E, ainda assim torçam para que a bagem de todos caiba no porta-malas do carro! O ideal é terem uma ideia da bagagem do grupo, antes de escolher o modelo do carro que devem alugar.

Vai viajar só ou acompanhado? Bagagem demai só atrapalha

Que tipo de viagem cada viajante está querendo?

Precisam também discutir itinerário, programas, cronogramas. Isso deve começar com a escolha do destino. Iniciamos pensando nos continentes, que fica mais fácil. Europa, América do Sul, Estados Unidos ou Ásia? Ver foto pode igualmente ajudar a tomada de uma decisão acertada. Interesses culturais comuns ajudam igualmente muito. Se todos curtem os impressionistas é muito fácil, de comum acordo, selecionar lugares que o grupo vai curtir: Se curtem aventura, e o sonho de todos é conhecer Machu Picchu, não tem o que errar. Dêem também uma olhada nas opções em nosso Canal Youtube “Sonhos de Viagem”, ou, neste blog, um verdadeiro cardápio de viagens: Turismo  para todos

Vai viajar só ou acompanhado? Destinos para todos os gostos

Vai viajar só ou acompanhado? Não importa: veja também nossas dicas sobre organização de uma viagem.


*********

Você gosta de viajar? Então veja dicas preciosas e fotos dos principais destinos turísticos do mundo:

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala? Lidar com dinheiro em viagem 
* Qual a melhor época do ano para se viajar * 
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo 
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela (vídeo)

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Posts Relacionados

Índice das Galerias de Fotos “Sonhos de Viagem”

Sonhos de Viagem

Hotéis em Roma : onde se hospedar

Sonhos de Viagem

Lago di Como, na Itália

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x