Patan fica bem perto de Katmandu (a 5/6 km). Patan é outra das cidades reais dos tempos em que o Nepal se limitava ao Vale de Katmandu. É possível ir a Patan tomando um ônibus local, uma experiência meio sofrida, a pé, ou tomando um táxi. O mais fácil é o táxi, ainda mais que a corrida custa em torno de U$ 10.

O Durbar Square de Patan, no Nepal
Assim como outras cidades nepalesas, Patan possui seu Durbar Square, uma belíssima praça que abrigava o antigo palácio real, hoje transformado em museu sobre a história da cidade. Repare na diferença nos estilos dos templos. Para entender, primeiramente, você tem que saber distinguir estilos.

A arquitetura de Patan, no Nepal: tão impressionante quanto a de Katmandu
A Durbar Square de Patan é no mínimo tão bonita quanto a de Katmandu e é repleta de templos de variados estilos, como o pagode, predominante, marca registrada do Nepal. Outro templo tipicamente nepalês é o estilo shikara. Logo, você reconhecerá o estilo em vários lugares do Nepal, além de Patan. São diversos templos espalhados pela praça. Sua grandiosidade, porém, pode ser melhor apreciada no terraço de um café junto da praça, no alto de um predinho de cinco andares. O café em questão fica na ponta da praça não longe do palácio real.

Os estilos dos templos de Patan, no Nepal
Os templos em estilo sikhara de Patan são lindamente esculpidos em pedra, quase sempre em tom cinza. Geralmente são menores, a maioria tem apenas alguns metros de altura. Somente alguns são grandinhos. São, porém, bem numerosos e você depara com eles em todo canto.

Patan, no Nepal, foi também muito destruída pelo terremoto de 2015
Muitos de seus belos templos, sobretudo aqueles no estilo pagode desabaram. Assim, sobraram apenas as bases de muitos deles, em forma de grandes degraus. Hoje muita coisa foi recuperada ou está sendo restaurada, inclusive as antigas fontes medievais utilizadas até hoje pela população pobre.
O belo e antigo palácio real, considerado Pratimônio Mundial da Unesco, bem na frente dos templos sobreviveu milagrosamente aos tremores. Esse palácio pode ser visitado. É interessante para você ter uma deia de como vivia a monarquia Nepalesa na Idade Média oriental. Assim também, vale a pena conhecer o museu de Patan. Ainda mais, é interessante porque você compra um ingresso válido até a expiração de seu visto. Logo, pode ir quando quiser.

Idade Média eletrônica em Patan, no Nepal
O curioso é que muitas mulheres chegam com seus galões de buscar água numa das mãos, mas com um celular na outra… a Idade Média na era da internet. Explica-se: expandir um sistema de saneamento básico custa caro. Um celular até o condutor de Rick-shaw tem. Assim, na fonte, enquanto enchem ser galões tagarelam com as amigas…

A volta dos turistas a Patan, no Nepal, após o terremoto de 2015
Durante os dois primeiros anos após os tremores, o número de turistas diminuiu bastante. Hoje, porém, com uma notável melhora na infraestrutura hoteleira os turistas voltaram a visitar o país em grande número. É, portanto bom lembrar que o país vive do turismo.
Nós cruzamos com gente de muitos países, e desta vez igualmente com brasileiros.
Assim, você os verá em volta da Durbar Square em bom número de bares, lojas e restaurantes, ou fazendo compras em feirinhas permanentes de artesanato o mais variado.
BLOGS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
* Relato de viagem, de Paris ao Nepal * Viagem para Katmandu, capital nepalesa * Compras em Katmandu, Nepal
VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
* Passeios pelo Vale de Katmandu * Pokhara, no Nepal, aos pés do Himalaia * Bhaktapur, a Idade Média Nepalesa
* Patan, cidade medieval no Vale de Katmandu
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
Blogs
* Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar *
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas
* Como planejar e organizar sua viagem
Vídeos
Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? * Como viajar barato pelo mundo?
* Melhores aplicativos de viagem
* A importância de uma nécessaire de utilitários
* Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.
Veja nosso Índice Geral de Matérias e Vídeos. Você vai viajar…

