Onde fica e como ir
O Nepal fica na Ásia, entre a Índia e o Tibet, hoje ocupado pela China. Não há voos diretos do Brasil. Você tem duas opções principais para chegar lá: seja via Europa (Paris, Londres etc), eventualmente com conexão em Nova Delhi, capital da Índia, ou via Dubai, normalmente mais em conta, uma viagem igualmente menos cansativa.
Clima
O Nepal fica junto do Himalaia, uma das principais cadeias de montanha do mundo. O Vale de Katmandu onde ficam três das principais cidades nepalesas, a poucos quilómetros uma da outra, fica a aproximadamente 1500 m. Assim, mesmo no verão não faz calor demasiado. No inverno faz um frio suportável (não suportável para todo mundo, concordamos…) em torno de 8 graus. A primavera e o outono (no hemisfério norte) são perfeitos. O Nepal tem encantadores vilarejos situados em lugares de maior altitude. Evidentemente são lugares mais frios. Mas, de modo geral o clima seco e ensolarado quase todo ano (exceto durante o período das monções, de julho a setembro).
Lugares de maior interesse
Katmandu, a capital, é uma cidade agitada, com um trânsito infernal, de motos, sobretudo, durante o dia. Bairros como o Thamel são repletos de estrangeiros do mundo todo. É onde ficam a maioria dos hotéis, lojas, bares, cafés, restaurantes, casas de câmbio e agências de viagem. No centro histórico ficam os mais belos templos. Infelizmente alguns foram destruídos pelo terremoto de 2015. Para circular em Katmandu existem scooter (rickshaws motorizados) e bicycle rickshay (triciclos a pedal) com lugar para duas pessoas).
Bhaktapur, a 20 km de Katmandu, foi outra capital nepalesa. Mais tranquila e preservada do que Katmandu, tem uma linda arquitetura com templos, pagodes e belas construções da Idade Média nepalesa. Muitos estrangeiros, cansados com a bagunça de Katmandu preferem se instalar em Bhaktapur. O mais fácil para chegar a Bhaktapur é pegar um táxi, que é barato.
Patan, também no Vale de Katmandu é outra dessas três antigas capitais de visita obrigatória com seu Dubar Square (a praça principal) com um conjunto de templos hinduístas de diferentes estilos, de cair o queixo. Patan fica a somente 5km de Katmandu e muita gente visita a cidade de bicicleta ou vai a pé.
Pohkara fica 200 km a leste de Katmandu, mas a estrada é tortuosa e o trânsito feroz. Quase toda comunicação dentro do país passa por ela, gente e mercadorias. Assim, uma viagem de Katmandu a Pokhara pode tomar mais de 7 hrs. Uma ideia é parar para visitar atrações no caminho, como o templo de Mankamana, acessível por teleférico. É de Pokhara que quase todo mundo parte para caminhadas pelo Himalaia ou rumo ao campo base para alpinistas que desejam visitar os altos picos da cordilheira.
Chitwan National Park, é onde chegam turistas que desejam fazer safaris de elefante para fotografar rinocerontes e tigres no parque. É possível contratar transporte para Chitwan (um pacote que inclui hospedagem no parque) em agências de viagem de Katmandu. Alguns pacotes incluem dois dias de rafting pelo rio Narayan até próximo do parque, com o resto do trajeto feito de jeep. —-
Katmandu
Bhaktapur
Nossa cidade preferida no Nepal. Mais bonita do que Katmandu e muito mais tranquila, sem aquele trânsito maluco, mas com lindos templos. Uma cidade perfeita pra se passear a pé.
Patan
Pokhara
Chitwan National Park
DICAS DE COMO NAVEGAR NA MÍDIA
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.