Dicas de Viagem

Viajar de automóvel mundo afora

Viajar de carro é uma das nossas preferências para circular em muitos países. Em outros, porém, nem pensar. 

Em todo caso, a primeiRa coisa que faço quando penso em alugar um carro é, já no aeroporto de chegada ao país, conseguir um mapa na locadora ou no escritório oficial de turismo. Já aluguei carro com GPS, mas às vezes o sistema é confuso. Ou melhor, quem acompanhava o GPS era um amigo confuso. Não tirava os olhos do GPS, não prestava atenção na estrada. Mesmo depois de passarmos seis vezes por um entroncamento não sabia a estrada a tomar para voltarmos ao nosso hotel. Duas vezes me induziu a erro e quase pegamos uma bela multa. Por isso mesmo, faço questão de ter um mapa também em papel, mesmo tendo GPS.

Viajando de carro na Itália: uma boa

Viagens de automóvel têm um gostinho de aventura!

Muitas de minhas melhores viagens fiz de carro. Assim, já saímos do Brasil com carro próprio para circular pela Argentina e Chile. Essa é uma viagem de carro que recomendo sempre. É tranquilo, nesses países você não tem muitos problemas com a comunicação caso precise pedir uma informação. As estradas são boas e menos movimentadas do que no Brasil. Igualmente, já alugamos carro na Europa e Estados Unidos.
Fizemos, o mesmo na Índia e Nepal, mas com motorista. Mesmo porque custa quase a mesma coisa.

Grandes e inesquecíveis viagens

Tive oportunidade de viajar de carro por vários cantos do mundo. Como morava na França era fácil percorrer de automóvel a Europa, norte da África, e Oriente Médio. Posteriormente resolvi partir para uma mega-aventura: viajar de carro da capital francesa a Katmandu. Fiz essa viagem com um amigo francês em um pequeno Renault. Assim, encaramos os desertos asiáticos, paisagens grandiosas de montanha, atravessamos países longínquos e culturas exóticas. Já guiei no Paquistão e Índia, onde a mão é à esquerda, (como na Inglaterra) e o volante à direita. Uma experiência infernal… Mas, fazer o que? Viajar de carro pelo mundo é isso. Mais fácil foi viajar de carro pela Argentina e Chile, descendo até a Terra do Fogo. Um bom começo, aliás, para quem quer começar a encarar um volante mundo afora. Afinal, L’ Aventure c`est l`aventure !

Viajar de carro pelo mundo: onde estacionar num lugar assim?

De carro pelo mundo: automóvel em cidade grande, um elefante branco

Antes de mais nada, preferimos avisar: numa cidade grande que você não conhece, não acha onde estacionar e com trânsito confuso, o carro se torna um elefante branco. O fato é que alugar carro por períodos mais longos torna a diária do veículo mais barata. Assim temos a impressão de estar economizando. Ledo engano. Esteja você em NY, em Pari,s em Nápoles ou em Nova Delhi, provavelmente ficará estacionado a maior parte do tempo. É bom lembrar, aliás, que turistas geralmente não podem rolar pelo centro histórico de muitas cidades e. Ou seja, o carro terá que ficar estacionado. Em outras palavras você paga o aluguel do carro e igualmente o estacionamento!

Pois é, pode dar multa…

Portanto, se vamos passar uns cinco dias numa grande cidade, sempre preferimos tomar transporte público, como ônibus, bondes ou metrô. Aliás, muitos centros históricos são relativamente pequenos e é possível visitar tudo a pé com um roteiro inteligente, mesmo cidades como Paris, onde a maioria das atrações fica em bairros centrais, não muito longe do Sena.

Musée du Louvre, pertinho do Sena

Enfim, para percorrer o interior da Itália ou da França, sobretudo nos alojando em cidades pequenas, alugar automóvel foi uma boa. Por exemplo rodar pela França, Itália, Argentina, visitar lugares e pequenas cidades. O problema são as grandes metrópoles. Na Ásia igualmente, em países como Índia e Tailândia, o estacionamento nas grandes cidades é um problema. E, ainda mais, o trânsito em cidades como Nova Delhi ou Bangkok é simplesmente infernal!

Viajar de carro pelo mundo: Também na Tailândia estacionar é um problema

O problema de estacionamento

Claro, nas grandes metrópoles a situação é ainda mais séria. Mas, o estacionamento continua a ser um pepino mesmo em pequenas cidades históricas, onde, igualmente, é proibido circular de carro pelo centro antigo. É bom, também lembrar que dependendo da época do ano em que pretende viajar, se for, por exemplo, na alta temporada, é ainda muito mais complicado achar onde deixar o carro. Aliás, muitos estacionamentos podem simplesmente estar lotados.

O dilema do estacionamento com máquinas

Na Europa, por exemplo, há estacionamentos, mas em muitos você paga adiantadamente para estacionar seu carro durante duas horas, digamos. Coloca moedinhas, sai para visitar o lugar, resolve almoçar e fica naquele stress, como medo de ultrapassar o tempo estipulado na maquininha e ser multado.
Da mesma forma, você escolhe ficar nesse estacionamento por um período bem mais longo, paga mais caro. Mas, se voltar e retirar o veículo antes do previsto perde o que pagou pelo estacionamento. Depois, finalmente, descobre que não precisava de automóvel algum. Um outro tipo de estacionamento, o que eu preferia, era um onde eu pegava um ticket na maquininha com a hora que entrei. Ao sair acertava na cabine o valor a pagar. Nem todos, porém utilizam esse sistema.

Viajar de carro pelo mundo: estacionamento, um problema em todo lugar

Dicas sobre viajar de carro

Planejamento da viagem

  • Providencie sua carta internacional. Nem sempre ela é exigida, por outro lado, pode ser muito útil em caso de acidente. 
  • O ideal numa viagem de carro é que, se forem dois amigos ou um casal, ambos saberem dirigir, como é o nosso caso. Enquanto um guia, o “passageiro”, esse que fica no “lugar do morto”, deve atuar como coo-piloto, acompanhando o GPS, olhando no mapa, as placas rodoviárias etc.
  • Trace um roteiro com distâncias entre as cidades pelas quais você irá passar. Da mesma forma, pode ajusta-lo, se quiser, com um cronograma.
  • Igualmente importante, se vai viajar de carro, é comprar mapas e instalar um GPS no veículo. Tendo mapas em mãos, estude o roteiro racional.

Reserva do veículo

  • Pelo menos uma semana antes de sua viagem compare preços de locação na Internet. Antes de mais nada, dê uma olhada no seu cronograma. Afinal, alugar direto por períodos mais longos só vale a pena se você não for ficar muito tempo em uma cidade.
    Em grandes metrópoles e em muitas cidades históricas não vale a pena rodar de carro.
  • Estude os sinais de trânsito do país que você vai viajar de carro.
Viajar de carro: Sinalização em uma auto-estrada italiana
  • Leia bem o contrato, peça uma cópia, verifique muito bem se o carro tem cobertura em caso de acidentes. Igualmente, veja se o seguro cobre danos a terceiros etc. Tenha por escrito tudo bem detalhado.
  • Quando for viajar de carro verifique primeiramente se suas malas são compatíveis como tamanho do porta-mala do veículo. Se não couberem terão que ficar no banco, visíveis. Mesmo na Europa você corre o risco de ser roubado.
    Assim também, se estiver viajando com amigos, cada um deve entender que não é possível viajar com excesso de bagagem.

Durante a viagem

  • Procure, se possível, se for viajar de carro, reservar hotel em cada cidade em que pretende parar para dormir. Pelo menos por uma noite. Isso vale principalmente se você pretende fazer longos percursos de automóvel, como, por exemplo de São Paulo ao sul do Chile. Guiar muitas horas, chegar cansado em uma cidade e ainda ter que sair procurando hotel. É estressante.
  • Para viajar com carro próprio é indicado mandar fazer uma revisão geral no veículo. Verifique também o estado dos pneus e a suspensão.
  • Em regiões desérticas como o Atacama, a Patagônia, na América do Sul, ou o Rajastão, na Índia, verifique a autonomia do veículo. Igualmente, poupe gasolina e, na estrada, cheque qual é a distância entre um posto de gasolina e outro. Na Patagônia argentina, por exemplo, você terá que rodar bastante entre um posto e outro. Da mesma forma, é recomendável sempre encher o tanque, mesmo que esteja acima da metade.
Uma aventura de carro pela América do Sul
  • Já acampei, em viagens de carro pela América do Sul, Europa e no Oriente Médio. Dois casais no carro, tralha no bagageiro, mas foi uma boa. Assim, se for viajar de carro acampando, veja antes de mais nada na Internet onde há campings em seu roteiro. Na América do Sul, no Chile, principalmen,te em muitas fazendas nos permitiam acampar e eram bem simpáticos, conversadores, sempre querendo saber como foi nossa viagem do Brasil ao Chile.
Viajando de carro pela Índia, trecho da viagem de Paris a Katmandu de automóvel. Na Àsia não nos atrevíamos a acampar.

Viagem de carro na América do Sul

Viajar de carro na América do Sul, na Argentina e Chile, é nossa preferência. Já fiz duas com meu carro, de São Paulo a Argentina e Chile. Foi super tranqüilo. Da mesma forma, em outras viagens aluguei carros tanto na Argentina como no Chile e sempre foi uma ótima experiência. As estradas são boas, há pouco trânsito, na Patagônia principalmente.

Carro na Argentina

Igualmente, valeu muito a pena ter alugado carro na Quebrada de Humahuaca, no Noroeste da Argentina. O automóvel nos deu incrível mobilidade. Além disso, a viagem de carro (e de moto também) é a única que lhe permite parar para fotografar lagos e montanhas nevadas e curtir vistas maravilhosas.
Se você alugar um carro na Argentina por exemplo, pode, sem problema, cruzar para o Chile. Será preciso somente que avise ao alugar, que pretende atravessar a fronteira. Assim, a locadora lhe fornecerá, sem custos, um documento para aduana.

Viajar de carro pelo mundo: Chile, Torres del Paine

Para os demais países sul-americanos, com exceção do Uruguai, viajar de carro pode não ser uma boa. Queremos lembrar que o furto de veículos são comuns no Peru e Bolívia e, sobretudo à noite. E no Peru, podem ocorrer assaltos nas estradas. Do mesmo modo, as estradas não são tão boas como na Argentina ou Chile. Sem falar das distâncias. É preciso ter tempo sobrando.

Viajar de carro na Europa

Viajar de carro pode significar liberdade de movimentos

Normalmente, a viagem de carro sai um pouco mais cara do que utilizando transportes públicos, exceto para grupos que dividem gasolina e aluguel. Se você não pretende ficar muitos dias em grandes cidades e pretende percorrer países, a Europa é um continente perfeito para se viajar de carro. Alguns países principalmente, merecem ser incluídos num roteiro para se viajar de automóvel pela Europa: é o caso da Itália, França, Portugal e Espanha.
Na Itália, por exemplo, chegamos até lindos vilarejos pendurados nas montanhas junto do Lago Maggiore. Assim também, em Portugal, visitamos a Serra da Estrela e chegamos a pitorescas aldeias esquecidas no alto da serra. Nesses países (em toda a Europa, aliás) há castelos, cidadezinhas e múltiplas atrações, não longe umas das outras.

Viajar de carro pelo mundo, nossa preferência. Ketty dirigindo na Itália

Tempo e um certo capital são importantes para se viajar de carro

Várias razões nos levam a considerar a viagem de carro como uma das melhores opções para percorrer o continente europeu. Mas não é para todo mundo… É para quem tem tempo e alguma tranquilidade financeira. Ou melhor, carro sai caro para uma pessoa sozinha, mais ou menos caro para duas pessoas e relativamente barato para quatro. Nesse caso é preciso que todos disponham de tempo para a aventura. Assim, discutir itinerário antes é uma boa.

A vantagem de viajar de carro pela Europa

Viajar de carro pelo mundo: na Itália, tudo de bom!

Assim também, eu recomendaria o carro como meio de transporte em viagem pela Europa em algumas ilhas maiores. É o caso da Córsega e Sicília, viagens inesquecíveis que fiz de automóvel.
A maior dificuldade na Europa é conseguir se orientar. Em cada cruzamento há dezenas de placas indicando os mais variados destinos. Por isso a importância de ter à mão mapas e se possível também um GPS.

Viagem de carro pelo mundo: na Europa: o frentista é você

Outra coisa: poucos postos europeus têm frentistas, quem terá que encher o tanque do carro será, quase sempre, você mesmo. Há luvas à disposição junto das bombas, utilize-as. Talvez você não tenha prática como frentista e, ter e mão melada de gasolina, não é nada agradável. Se alguém estiver fumando no carro apague o cigarro antes de entrarem no posto!

Viajar de carro na Ásia

Viajar de carro pelo mundo: na Índia: melhor contratar motorista!

Na Índia, vamos repetir: alugue carro com motorista. Viajar de carro na Índia, se você mesmo tiver que dirigir o veículo, não é recomendável. Antes de mais nada, o carro que você alugará terá volante do lado direito. E a mão é inglesa, à esquerda. Você tem prática em guiar na mão inglesa? Na Índia já guiei carro francês, com direção igual à de automóveis brasileiros, quando fiz uma viagem de carro de Paris a Katmandu. Garanto que toda ultrapassagem que fizemos foi perigosa. O motorista precisa ter um coo-piloto que lhe indique quando ultrapassar.

Viagem de carro pelo mundo: na Índia. Só cabe um, como fazer?

Os perrengues de uma viagem de carro pela Índia

Some-se a isso a dificuldade de comunicação. Nem todo mundo fala inglês. Logo, o melhor na Índia é alugar carro com motorista. Não é caro. Mas, fique atento com seu motorista. Peça que não corra. Insista nisso. Prefira motoristas mais maduros.
Mesmo assim há muitos acidentes, muitas vezes colisão com animais. Desde já aviso: muita gente perde a vida num acidente desses. Vi no deserto da Jordânia um carro totalmente destruído junto a um camelo morto, na beira da estrada. Eu mesmo e um amigo francês quase morremos quando desviamos de uma vaca que atravessou repentinamente a estrada. Por pouco não capotamos e rolamos um declive à beira da estrada. O episódio virou título de meu livro sobre viagem de carro pelo Oriente: “A Vaca na Estrada“. Em alguns países, como a Jordânia, tivemos perrengues com militares quando atravessávamos a Rodovia do Deserto de Amã ao Mar Vermelho e paramos para visitar as ruínas do forte onde lutou Laurence das Arábias. Éramos três homens e quatro mulheres. Por sorte, um de nossos amigos tinha uma carta de imprensa (fajuta, aliás), que conseguira sei lá como na Inglaterra. Conseguimos inventar uma história estaparfúdia, mas que, sei lá como, colou: éramos jornalistas de turismo e tínhamos uma entrevista marcada com um ministro do rei. Se tocassem nas mulhers seriam enforcados…

Na Índia abra os olhos com motoristas espertalhões

Igualmente, fique esperto com seu motorista se for viajar de carro pela Índia. Alguns sempre querem levar seus passageiros para hotéis onde recebem comissão. Falam que o hotel que você quer ir está fechado. Foi assim comigo em várias viagens que fiz.
Uma vez, porém, eu tinha conversado pelo Face na noite anterior com o proprietário do hotel, que é meu amigo. Virei onça. Assim, mandei que estacionasse o carro e passei para o banco da frente e o espinafrei, já avisando que numa próxima vez que tentasse nos enganar eu o denunciaria para o escritório de turismo. Murchou e se comportou a viagem toda. Depois fiquei com dó e quando nos levou para nosso hotel em Delhi, lhe deixei uma pequena gorjeta em dólares…

Viajar de carro pelo mundo nos permite descobrir o país

Carro no Nepal, com motorista: deliciosa aventura

Alugar automóvel com motorista vale igualmente para o Nepal, com trânsito também infernal. Aluguei uma vez de Katmandu a Pokhara um carro novo com motorista. Paguei uns cinquenta dólares por dia. Durante a viagem fomos visitando aldeias e templos e curtindo uma paisagem linda. Paramos no teleférico que leva Templo de Manakama no alto de uma colina. Logo, sem pressa, levamos dois dias para chegar a Pokhara!
Dormimos numa espécie de resort meio rústico às margens do rio Narayan, com uma vista panorâmica do lugar. Assim, ao considerar a possibilidade de uma viagem de carro pelo Nepal pense em alugar carro com motorista.

Viajar de carro na Tailândia comporta perengues

Desde já, aviso, na minha opinião viajar de carro na Tailândia implica em algumas dificuldades. Uma delas é a dificuldade de comunicação. Em alguns lugares ninguém fala inglês. O trânsito, sobretudo em cidades, é infernal. Ainda mais em um país de mão inglesa, volante à direita.
Assim também, não é fácil viajar de carro no país porque há uma quantidade inacreditável de motos e tuk-tuks cruzando na sua frente. E, alugar carro com motoristas na Tailândia não é barato como na Índia ou Nepal. Aliás, raramente estrangeiros alugam automóvel por lá. A maioria prefere pegar uma van ou um ônibus. Para pequenas distâncias há táxis ou lotações.

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala? Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar *  Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajando de automóvel mundo afora * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela (vídeo)

Galerias fotográficas de países ou regiões, com algumas dezenas de imagens dos lugares facilita demais a escolha de qualquer roteiro. Você olha as fotos e já tem uma ideia se combina ou não com você: Acesse Índice das Galerias de Fotos

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

0

 

Posts Relacionados

020 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Amritzar

Sonhos de Viagem

06 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Afeganistão

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – A arte na Índia

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x