Dicas de Viagem

Qual a Melhor Época para Viajar? – Guia Completo

Nós, como “viajantes profissionais,” sempre temos, é claro, alguns destinos em mente quando pensamos em viajar. Invariavelmente, porém, qualquer destino passa por vários filtros.
Assim, um dos mais importantes é a melhor época para se visitar cada lugar, considerando o clima ao desembarcar e, igualmente, os custos, ou seja, sempre queremos viajar barato e com conforto.
Independente disso, é igualmente a maior roubada ir para Moscou em janeiro, com temperaturas abaixo de zero, ou em julho para a Índia sob um calor de 40 graus.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MELHOR-ÉPOCA-AVIÃO.jpg
Viajar na melhor época, mais gostoso e mais barato

Viaje na baixa estação

Um dos segredos de viajar barato e, quase sempre, pegar tempo bom, é procurar sempre que possível, viajar na baixa temporada, ou baixa estação. Ou seja, as vantagens são muitas. Assim, passagens aéreas são mais baratas, hotel mais em conta, a qualidade do atendimento em restaurantes é muito melhor. Afinal há muito menos turistas visitando a cidade. Além disso, a baixa estação, que corresponde ao outono e primavera, tem, quase sempre, temperaturas amenas, nem frio intenso, nem calor escaldante.

Viajar na época certa: mais gostoso e geralmente mais barato

No inverno

É óbvio que existem situações que nos obrigam a fazer concessões. Você só pode viajar em janeiro, mas adoraria conhecer Paris. Bom, eu preferia ir em janeiro, sabendo que pegarei frio e talvez neve, do que deixar de conhecer Paris. Vai de cada um! Além disso, muitas atrações em Paris são em ambientes fechados, aquecidos. Isso vale igualmente para Roma, Florença, Amsterdã, Bruxelas, Londres etc. Óbvio que os friorentos vão torcer o nariz.
Uma outra coisa que incomoda em lugares muitos frios no inverno europeu, é ter que usar camiseta polar, camisa, pulôver, blusão e sei lá, até sobretudo pesado. Depois entrar num metrô aquecido e ficar derretendo de calor.

Inverno nos Andes, Chile

Há países onde vale a pena ir no inverno?

Em outros países, como Índia, por exemplo, a melhor estação na maior parte do país é o inverno, já que o resto do ano faz um calor medonho o tempo todo e, nas monções, chove muito. Em outros países, como a Tailândia, por exemplo, chega a ser engraçado: o verão corresponde à época das chuvas de monções. As fortes chuvas amenizam o calor extremo, que chega facilmente aos 38 graus no “inverno”.

Índia, perfeita no inverno

Verão e outono – baixa temporada

A primavera é florida e o outono tem aqueles tons avermelhados que deixam as paisagens, jardins e parques lindões. Outra vantagem (já mencionada, mas que queremos insistir) é que, na baixa estação, que corresponde ao outono e primavera no hemisfério norte, as temperaturas são, quase sempre muito mais agradáveis, nunca é frio ou calor demais. Ou seja, a baixa estação é tudo de bom, se não for estação chuvosa no país ou região.

Outono na Europa Primavera no sul da Argentina

Sei que alguns vão pensar: “ué… a baixa estação é melhor? Então por que a maioria das pessoas viaja na alta?” Muito simples, a maioria das pessoas só pode viajar nas férias escolares, ou seja, segunda quinzena de dezembro até o carnaval, no Brasil. No hemisfério norte as festas de dezembro, depois em junho, julho, agosto, igualmente correspondem às épocas de férias escolares, são alta estação, com tudo caro e lotado.
Talvez, as dicas que estamos passando aqui são, portanto, dirigidas principalmente para aqueles bem-aventurados que podem viajar em qualquer época do ano.

Estônia: quem pode deve evitar os meses frios

A baixa temporada é sempre a ideal para se viajar?

Diríamos que geralmente a baixa temporada, ou baixa estação no turismo, outono ou primavera, são as melhores épocas para visitar certos países. Nem sempre, porém. Infelizmente, devemos lembrar que em alguns destinos, (sul do Chile, por exemplo), a baixa estação pode ter temperaturas perfeitas, mas chove muito. Ou nos países situados nas altas latitudes, as temperaturas podem ser muito baixas quase o ano todo.
Em outros países, as temperaturas são elevadas em qualquer mês do ano, como no sudeste asiático. Assim, é o caso da Tailândia, Cambodia e outras nações do da região.

Terra do Fogo argentina

E o verão?

Pode ser a melhor época para quem não pretende ver neve, nem esquiar. Nas altas latitudes, como Terra do Fogo na Argentina e Chile, Países Nórdicos, Norte do Canadá, Rússia, Islândia, Irlanda, Alaska, mesmo o outono e a primavera podem ser bastante frios. Dessa forma, o ideal acaba sendo o verão. Que ainda assim é frio!
Já a maioria dos países da Europa é muito quente no verão (muitos acreditam que na Europa faz sempre frio…). em Madri, Roma, Lisboa, e mesmo Paris, pode fazer mais de 30 graus, o que é desagradável para se passear a pé. Calor excessivo não combina com cidades europeias. Evite principalmente o mês de agosto.

Caribe colombiano

É claro que esse conceito de frio e calor varia de pessoa para pessoa. Tem gente que acha 20 graus um “frio de arrepiar”, uma temperatura que adoramos. Afinal a Ketty eu moramos muitos anos em países frios e estamos acostumados com temperaturas mais frescas.

índia no verão… calor e muita gente, você não acha onde estacionar seu elefante...

Precipitações

Chuvas é o pior perrengue do viajante, um verdadeiro estraga programa, principalmente se a maior parte das atrações ficarem ao ar livre.
Prefirimos frio do que chuva, a maior inimiga do turismo. Portanto, não se concentre apenas nas temperaturas.

Lá vem chuva

Perdeu aquela aulinha de Geografia?

É preciso sempre entender que as estações do ano no hemisfério sul e norte são opostas. Quando é verão aqui no hemisfério sul (quase toda a América do Sul , Austrália, Nova Zelândia, Oceania ), é inverno no hemisfério norte ( Europa, USA, Canadá, Japão etc). E, quando é primavera no Brasil é outono na Europa, por exemplo.
Ou seja: quando falamos que vamos viajar pela França no outono, significa o outono por lá. Na dúvida confira as datas.

Vamos recordar?
Primavera vai em 23 de setembro a 22 de dezembro
– Verão: vai de 21 de dezembro a 20 de março
Outono vai de 20 de março e vai até 21 de junho
Inverno vai 21 de junho a 23 de dezembro

E a altitude?

Nos destinos situados em lugares de altitude e relativamente afastados do Equador não é tanto a latitude que conta, mas altitude. Assim, no altiplano peruano e boliviano, por exemplo, situado a uns 4.000 snm, não há muita diferença de temperatura entre inverno e verão. O que existe é estação seca e a chuvosa, e isso é que deve ser considerado.

Cusco, no Peru, a quase 4.000 ms snm

Dicas finais

Ou seja, quando você pensar em viajar e já tiver em mente um ou dois destinos que o interesse cheque em site de meteorologia as temperatura e precipitações na época do ano em que você vai embarcar.
Ainda mais: se for ao Caribe, saiba que a época de furacões vai de 1 de junho a 30 de novembro. Nós, porém, do Canal Youtube “Sonhos de Viagem” , porém, já estivemos no Caribe duas vezes na temporada de tufões e nunca encaramos um tufão de verdade. Na verdade você só pega um tufão no Caribe se for muito pé frio…

Assuntos Relacionados:

Assuntos Relacionados:

Assuntos Relacionados:

Outros temas


0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x