Onde fica e como ir
O Chile é uma estreita e alongada faixa de terra entre os Andes e o Pacífico, com um território que se estende da Terra do Fogo ao Peru. Há voos diretos de São Paulo, mas também, para quem tem tempo, é possível ir de carro ou mesmo de ônibus, partindo do sudeste brasileiro. Já fiz essa viagem de São Paulo ao sul do Chile com uma amiga e um casal francês. É tranquilo e você pode ir visitando muita coisa no caminho, como Foz do Iguaçú, Mendoza etc. Procure, nesse caso, ter pelo menos um mês pela frente para sua viagem não virar um rally.
Clima
O Chile, como já dissemos, é uma longa e estreita faixa de terra no sentido norte sul, com um comprimento de 4.270 km, mas com uma largura média de apenas 180 km. Isso faz com que o principal fator que influencia o clima seja a latitude (distância do Equador aos polos). Ou seja, quanto mais ao sul mais frio, quanto mais ao norte mais quente. Temos, porém, que considerar também a altitude. Ou seja, lugares no nível do mar tendem a ser mais quentes do que os situados nas montanhas ou no Altiplano, ao norte.
Lugares de maior interesse
Santiago, a capital, não é Buenos Aires, mas têm vida noturna animada, muitas atrações culturais e bairros animados, cheios de barzinhos simpáticos, cafés e restaurantes, grupos de músicos de rua, quiosques com sebos (uma boa dica para quem gosta de ler e quer melhorar seu espanhol). Na maioria das vezes caminhamos pelo centro de Santiago a pé, raramente tomamos metrô ou táxi. Foi uma ótima experiência!
Deserto do Atacama, localiza-se no norte do Chile e é o deserto mais seco do mundo. Só uma cidade merece destaque: San Pedro do Atacama, onde todo mundo se hospeda para visitar as atrações no deserto nas proximidades. De todas, a mais imperdível são os gêiseres no Altiplano a 5 mil ms.
Pucón, na Patagônia Andina, também com fabulosas paisagens nevadas e lagos. De Pucón há passeios de barco pelo lago Vila Rica junto à cidade.
Chiloé. Fica numa ilha e tem uma cultura própria bem interessante. O que mais chama a atenção em Chiloé são suas casinhas sobre palafitas, uma graça.
Puerto Natales A cidade tem certo interesse turístico com suas casinhas coloridas e seus muros com painéis retratando a vida nativa. O principal interesse de Puerto Natales, porém, é servir de base para a visita a glaciares próximos e ao parque Torres del Paine, nos Andes.
Torres del Paine Um dos mais belos parques nacionais do mundo, na Patagônia, classificado como Patrimônio da Humanidade, O parque reúne paisagens de altitude com picos nevados, lagos e glaciares. Alguns passeios podem ser feitos a cavalo.
Santiago
Atacama
Pucón
Chiloé
Torres del Paine
Puerto Natales
DICAS DE COMO NAVEGAR NA MÍDIA
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.