Dicas de Viagem

Vamos fazer uma viagem de navio?

Viagem de navio: Ushuaia, na Argentina vista do mar

Viagem de navio: o triste fim dos navios de linha

É uma pena que não existam maiss viagens assim do Brasil para a Europa e outros destinos, com partidas regulares durante o ano todo, como existia há algumas décadas algumas. A Europa era um grande destino dos brasileiros que curtiam viagens marítimas. A viagem de navio tinha seu charme. Assim, os navios saiam de Buenos Aires, paravam em Santos, em seguida no Rio de janeiro. De lá seguiam para o Velho Mundo.
Hoje esses mesmos navios se dedicam apenas a cruzeiros marítimos. A maior parte desses navios de cruzeiros navegam pelo litoral sul-americano, Caribe e Mediterrâneo.

Navios cada vez mais modernos, rápidos e confortáveis

Hoje em dia a única viagem marítima para a Europa e vice-versa é quando os transatlânticos de cruzeiros deixam a costa brasileira e voltam para o Velho Mundo no outono brasileiro, ou igualmente quando partem da Europa no outono europeu, para realizar cruzeiros na costa sul-americana.

Cruzeiros transoceânicos, a única viagem de navio possível entre a América do Sul e a Europa

Essas travessias, chamam-se “cruzeiros transoceânicos” e são uma opção como meio de transporte em viagem. Infelizmente, apenas para aqueles que podem viajar quando quiserem. Afinal, sua viagem de navio teria que coincidir com as raras datas de partida dessas embarcações para a Europa. E para voltar ao Brasil, igualmente.
A viagem em um navio de linha era ótimas, minha preferência entre as opções de transporte em viagem. Fiz bem mais de uma viagem de navio quando saía do Brasil para viajar durante meses pelo mundo. Inesquecíveis!

Viagem de navio: as frias águas azuis escuras das altas latitudes

Cruzeiros marítimos se enquadram no tópico “viagem de navio”?

Antes de mais nada, é claro que cruzeiros marítimos são mais uma opção de lazer do que um meio de transporte em viagem. Por outro lado, você pode pegar um cruzeiro marítimo para visitar o litoral argentino. Nesse caso o navio seria um meio de transporte. Da mesma forma, você pode fazer uma viagem de navio para o Chile, já que existem cruzeiros que saem de Santos, descem a Argentina, contornam a América do Sul e sobem a costa chilena até Valparaíso.

Viagem de navio, vários andares

Vida mansa e mordomia todo mundo gosta

Por outro lado, é fato que os cruzeiros marítimos fazem sucesso porque viagem de navio sempre agrada a muita gente. Em um cruzeiro você não precisa se preocupar com nada. Dessa forma, relaxe. É só vida mansa e mordomia.
Os grandes navios possam dois, três, ou mais restaurantes. E se você estiver com fome às 3 horas da manhã há sempre um buffet no salão cheio de coisas gostosas. Por isso essas viagens de navio tendem a ser engordativas…

Viajar de navio, um dos salões

Tudo incluso, menos bebidas alcoólicas

Numa viagem de navio todas refeições estão incluídas no valor da passagem. Por outro lado, bebidas alcoólicas, você paga a parte. Ao garçom nas refeições, no bar da piscina ou em outro bar do navio (há vários, cada um com um perfil).

Piscina, num ponto de encontro

Na piscina você acaba fazendo amizade com gente de outros países enquanto bebericam uma cerveja. Numa viagem de navio a noite é animada. Há sempre onde dançar. Entre a moçada rola uma ferrenha paquera. Enfim, rola também como os mais maduros, mas mais discretamente.  (Venha conhecer minha coleção de mariposas na minha cabine..)

Viagem de navio em águas tropicais

Sobre a escolha da cabine em viagem de navio

Existem cabines externas, internas e com varanda. Desde já avisamos: a diferença de conforto da cabine externa para a interna é mínima, embora o preço nem sempre seja. Há, na externa, apenas uma escotilha embaçada onde você não vê nada. Dessa forma, economize na sua viagem de navio e pegue uma cabine interna mesmo. Afinal, a grande diferença de conforto é a cabine com varanda externa aberta,  com mesa e cadeira, onde você vê o mar e as paisagens e curte, nos climas quentes, uma deliciosa brisa. Nesse caso sim, vale a pena!

Viajar de navio: cabine com varanda dando para o mar é tudo

Viajar de navio: os ferries

Os ferries são embarcações que transportam passageiros e veículos. Ao contrário dos navios transatlânticos o ferry não foi feito para navegação oceânica. A maioria navega entre destinos próximos, em viagens que podem ser de uma hora, ou bem mais longas. Assim, é um bom meio de transporte em viagem pela Europa, em particular pelo Mediterrâneo, na Grécia e Itália. Em Nápoles, por exemplo, você pega à noitinha um ferry com restaurante e cabine e, no dia seguinte, acorda em Palermo, na Sicília. Embarcações desse tipo ligam igualmente as ilhas gregas entre si e com o continente. Da mesma forma, a Inglaterra é ligada à França e à Bélgica por linhas regulares de ferrys, os países Bálticos aos nórdicos, etc.

Vai fazer uma viagem de navio? Pense no clima!

Piscina de navio, muto procurada, mas em águas tropicais

Viagem de navio em águas tropicais é uma coisa, em águas frias é outra. Nesses cruzeiros pela costa brasileira da Bahia até Buenos Aires, na Argentina, ou no Caribe você vai estar navegando em águas tropicais, enfim, clima quente. Assim, o Point é a piscina ao ar livre. O pessoal fica muito no tombadilho. Há jogos e brincadeiras. O pessoal abusa um pouco da cerveja gelada.

A questão é: você curte clima frio? Se não curte, desde já é bom saber que, mesmo que seja no verão, o extremo sul de nosso continente é sempre frio. No extremo norte da Europa também faz frio, mesmo no verão.

Viagem de navio: piscina externa vazia nos climas frios

Nos climas frios tudo muda. O bar da piscina externa fica às moscas. Hoje quase todos os navios de cruzeiro possuem igualmente piscina interna. Claro, falta um sol, mas fazer o que?

Viagem de navio pelo sul da América do Sul

Embora as pessoas fiquem dentro do navio quase todo o tempo, às vezes há paisagens que muita gente quer ver de fora. É o caso das geleiras argentinas e chilenas espalhadas pelo sul do continente sul-americano. Frequentemente o navio chega perto do muro de gelo, para ali, todo mundo sai para o convés, super agasalhado, com máquina fotográfica na mão, amontoando-se na proa da embarcação. Os mais resistentes ficam ali apreciando o espetáculo. Os friorentos, por outro lado, logo correm para para o calorzinho gostoso do interior do navio.

Assuntos Relacionados:

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x