Não é preciso ser antropólogo, paleontólogo, ou seja lá o que for, para nos sentirmos por vezes fascinados sorbe nossas longíquas origens. De onde viemos, como viviam nossos primitivos ancestrais. Porque nos destacamos entre os mamíferos e nos tornamos capazes de fabricar engenhos capazes de nos levar a lua. Ou sermos estupidamente capazes também de fabricar armamentos capazes de destruir nossa espécie e o mundo…. Aliás, imagno que se somos de fatos observados por alienígenas, como acreditam alguns por aí, esses ETs devem nos julgar uma espécie inteligente, mas insana, capaz de enviar homem ao espaço e, ao mesmo tempo, destruir uns aos outros e o próprio meio ambiente onde vivemos.
Como tudo começou
Vamos tentar entender como tudo começou. Acredita-se que ocorreu uma explosão (o Big Bang) ou, como preferem alguns cientistas, violenta expansão primordial que deu origem ao universo a quase 14 bilhões de anos. Nesse imenso universo nosso planeta é como um grãozinho de areia numa praia. Um grãozinho formado a 4,5 bilhões de anos em volta de uma estrela, igualmente insignificante, entre bilhões de outras estrelas, o nosso o sol. A Terra era, então, um planeta incandescente e sem vida. Acredita-se que as primeiras formas de vida moleculares tenham surgindo somente em torno de 3,8 bilhões de anos atrás no oceano. Posteriormente há cerca de 300 milhões de anos teriam surgido os primeiros répteis.
Cerca de 230 milhões de anos mais tarde os répteis primitivos dariam origem aos dinossauros. Durante milhões de anos estes foram a espécie predominante no planeta. Animais gigantescos, alguns vegetarianos, outros carnívoros. Entre os vegetarianos destaca-se por seu tamanho o brontossaoro. Era um animal com cerca de 22 metros de comprimento, pesando umas 40 toneladas.
Entre os carnívoros predominou o terrível tiranossauro Rex, com uns 4 metros de altura e cerca de 12 metros de comprimento, além de vários outros de seus primos. Eram tão assustadores que viraram até mesmo personagens de filmes como “Parque Jurássico” e outros do gênero, sempre tentando comer as heroínas das películas.
O asteroide gigante que quase extingue por completo a vida na Terra
Essa variada fauna de enormes animais, alguns inclusive alados, muitos emplumados, foram repentinamente extintos, juntamente com quase toda vida terrestre, quando a Terra foi atingida por um asteroide há 66 milhões de anos. Sobraram apenas uns poucos dinos, pequenos e emplumados. Estes, prosseguindo o processo evolutivo conduziriam ao surgimento das aves. Chega a ser engraçado, mas os pombos, existentes no mundo inteiro são descendentes de dinossauros. Viraram até personagens bíblicos. Pobre José…
O surgimento dos mamíferos
Os primeiros mamíferos, por sua vez, surgiram há mais ou menos a 70 milhões de anos, no período chamado Jurássico. Eram animais pequenos, do tamanho de ratos. Mas, os mamíferos evoluíram e tornaram-se maiores, alguns bem grandinhos como é o caso da pacífica preguiça gigante primitiva, e igualmente feras como o tigre de dentes de sabre.
Aparecem os primatas
Posteriormente, a 70 milhões de anos, apareceram os primeiros primatas (ordem a qual pertencemos). Há somente 6 milhões de anos teria surgido o último ancestral comum dos humanos e dos macacos. Finalmente, há 2,5 milhões, o gênero Homo evoluiu no Leste da África.
A evolução prosseguiu
O Homo Erectus, há muito extinto, é um de nossos ancestrais que teria evoluído na África e viveu há 1,8 milhões de anos. Seus espécimes estão entre os primeiros membros reconhecíveis do gênero Homo. O primeiro, provavelmente, a usar o fogo e fabricar ferramentas primitivas de pedra lascada.
O Homo Heidelbergensis é outra espécie humana extinta, cujos fósseis foram encontrados na África e igualmente na Eurásia Ocidental, onde teria vivido a mais ou menos 700.000 anos atrás. Também dominavam o fogo e fabricavam instrumentos simples, como facas e machados de pedra
Os Homos Heidelbergensis viveram entre 100 mil a 60 mil anos atrás, e já fabricavam ferramentas de pedra mais elaboradas do que as fabricadas por seus ancestrais mais antigos.
Ancentrais nossos já se utilizavam do fogo e cozinhavam alimentos. Inicialmente aproveitavam incêndios naturais provococados por raios mas, posteriormente, aprenderam a acender fogueiras. Aí não paramos mais. Descobertas arqueológicas mais recentes indicaram, porém, que nossa espécie o Homo Sapiens sapiens (ou Cro-Magnons) conviveram com espécies hominídeas mais primitivas.
As novas teorias que que estão revolucionando a história da evolução
Ne
Acredita-se que espécies humanas diferentes da nossa, como os neandertais já existiam a 500 mil anos na Europa e no Mediterrâneo.. Nossa espécie (sapiens sapiens) evoluiu na África há 40 ou 50 mil anos ou mais (os cientistas não são unânimes nesse ponto). Muitos de seus descendentes mais tarde imigraram para Europa e Ásia. Foi, aliás, na Europa que nossa espécie deu de cara com os neandertais, do gênero Homo, como nós, pela primeira vez,.
Eram, evidentemente seres humanos, homens provavelmente tão inteligentes quanto nós, mas de uma espécie diferente dos sapiens (a título de exemplo, como o burro e o cavalo). O fato é que duas o três décadas depois, coincidência ou não, os neandertais foram extintos. De aparência primitiva (segundo nossa visão…) os neandertais de algums regiões, se vestidos com roupas usadas atualmente, penteados e maquiados como sapiens, poderiam talvez passar relativamente despercebidos entre nós nos dias de hoje…
O motivo de sua extinção ainda é um assunto polêmico; existe sobre o tema as mais variadas teorias. O mais provável é que a extinção tenha sido motivada por um conjunto de fatores. Quanto a nós, sapiens sapiens, nos espalhamos por todo canto do planeta pelas Américas, Austrália, toda a Ásia. Calcula-se que há 16 mil anos os sapiens alcançaram América, o que resultou na extinção da mega fauna então existente no continente americano, como os mamutes, por exemplo.
Enfim, há cerca de 13 mil anos o homo sapiens se tornou a única espécie humana sobrevivente. A mais ou menos mil anos mais tarde, dominou a agricultura e a domesticação de animais. Há cinco mil anos tiveram origem as primeiras civilizações, a História teve início com o surgimento da escrita. Menos de mil anos depois apareceram os primeiros impérios e religiões politeístas. Há dois mil anos o homem criou as religiões monoteístas como o cristianismo, o judaismo e o islamismo. Com os gregos e os romanos surgiu o que conhecemos com civilização ocidental. Nos últimos duzentos e sessenta anos o desenvolvimento tecnológico da sociedade humana tornou-se acelerado, ocorreu a revolução comercial, a revolução industrial e a Internet. Mas, ao que parece esse desenvolvimento se limitou a tecnologia, a evolução moral e de cabeça não seguiu no mesmo ritmo. Vide o horror das guerras que abalam nosso planeta nos dias de hoje, pleno sévulo XXI, vide a destruição do meio ambiente e o aquecimento global, vide o fanatismo religioso.
Você se interessa em saber mais sobre as origens do homem. Nossa espécie é muito mais antiga do que se imaginava
DICAS DE COMO VIAJAR NA MÍDIA
Viajando na História – Lista de matérias
A conquista do Império Inca: Atahualpa prisioneiro
A conquista do Império Inca: a captura de Atahualpa
A conquista do Império Inca: a primeira e fracassada expedição de Pizarro
Israel e Palestina, entenda como tudo começou
Como era atravessar o oceano numa caravela no século XV
As civilizações do Vale do Hindus
Veja nosso Índice Geral de Matérias e Vídeos. Você vai viajar…