A Grécia é destino barato, mas em termos europeus. Em outras palavras, Tem preços mais salgados do que os praticados na Ásia e América do Sul. Quem quiser gastar menos deve visitar o país logo no começo da alta temporada, no início de junho ou no final da temporada, na segunda quinzena de setembro. Fora da alta temporada é ainda mais barato, mas está quase tudo, exceto em Atenas, fechado, sem graça.
Onde fica e como ir
A Grécia fica no Mediterrâneo, no sudeste europeu. Não há voos diretos do Brasil, mas é possível pegar uma conexão na França, Inglaterra, Itália e outros países europeus. Na sua porção continental, onde fica, a capital, Atenas, há atrações e diversas cidades de interesse, mas o país é famoso por suas ilhas, uma infinidade, de todos os tamanhos. Vamos mencionar as duas maiores (Rodes e Creta) e duas bem menores (Mikonos e Santorini), mas de maior interesse.
Clima
Embora Atenas e destinos no continente possam ser visitados durante o ano todo, suas famosas ilhas tem pouco interesse fora da temporada, quando estão às moscas e quase tudo está fechado. Não que o inverno grego tenha temperaturas excessivamente baixas, mas o país mediterrâneo não combina com o frio. Isso vale principalmente para as ilhas menores como Santorini, Mikonos e outras. As maiores, como Rodes e Creta ainda recebem turistas fora da alta temporada, mas bem menos. No verão o calor incomoda um pouco no continente, sobretudo. Nas ilhas há sempre uma brisa refrescante.
Lugares de maior interesse
Atenas, a capital grega, é um dos principais centros urbanos da Grécia Antiga, origem de nossa civilização e berço da democracia. A cidade é hoje a porta de entrada no país, com ligações para os demais destinos no continente e linhas de barco para todo arquipélago grego, a partir do porto de Pireus, acessível de metrô. Atenas pode não ter tantas atrações como Roma ou Paris, mas merece uns dias de visita. O Partenon e o Museu Arqueológico Nacional de Atenas são visitas obrigatórias. A noite a animação se concentra principalmente na região conhecida como Plaka, junto à colina onde fica o Partenon, lotada de lojas, barzinhos e restaurantes. (Só que, atenção, alguns desses restaurantes turísticos são pega-trouxa, veja com atenção o menu e preços).
Atrações no continente – A partir de Atenas pudemos pode visitar facilmente, por transporte público, geralmente ônibus, as atrações no continente. Existem muitas. Por isso mesmo é bom passar sempre no escritório oficial de turismo e conseguir mapas, informações e folhetos. Vou mencionar apenas alguns exemplos, como os mosteiros de Meteora, no alto de uma colina íngrime, simplesmente espetacular, e dois sítios arqueológicos importantes, como Delfos, onde existia o famoso oráculo e Olímpia, onde eram realizados os primeiros jogos olímpicos.
As ilhas – As ilhas gregas são destinos famosos, agitadíssimos durante a temporada. Há um grande número de ilhas que merecem uma visita. Vamos dar dois exemplos de ilhas grandes, como Creta e Rodes e duas bem menores, mas imperdíveis, como Mikonos e Santorini. Recomendamos que leiam a respeito dessas ilhas, sobretudo sobre Mikonos, um destino que os mais pudicos e conservadores podem não gostar.
Atenas
Atrações no continente
Delfos
Olímpia
Meteora
Ilhas Gregas
Creta
Mikonos
Rodes
Santorini
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.