Uma culinária multiétnica
Se você pegar um catálogo telefônico em São Paulo vai achar uma enorme quantidade de nomes italianos, alemães, japoneses, franceses, espanhóis etc. Em suma, São Paulo é uma das cidades mais cosmopolita do mundo, gente de tudo quanto é origem e nacionalidades vive na capital paulista. Ou seja, muitos desses imigrantes montaram restaurantes quando se estabeleceram no Brasil.
Dessa forma, São Paulo, tornou-se uma das cidades do mundo famosa por sua gastronomia. Por isso mesmo, antes de mais nada, já avisamos, selecionar os dez melhores restaurantes de São Paulo não é fácil. Assim, mencionamos as casas com culinária que nós consideramos muito boa. Outra vezes levamos em conta igualmente, o o custo benefício, mencionando restaurantes relativamente simples, porém com excelente culinária.
Nós que fazemos igualmente vídeos Youtube para nosso canal “Sonhos de viagem”, em nossas andanças pelo mundo procuramos sempre experimentar iguarias locais. Assim, é igualmente agradável reencontrar em São Paulo a culinária dos países que visitamos. Afinal, culinária também faz parte do turismo!
Os bairros mais práticos para quem visita São Paulo
Igualmente, para facilitar a vida dos que visitam São Paulo a turismo, porém,não conhecem bem a cidade, demos preferência aos restaurantes de mais fácil acesso em bairros conhecidos por sua vida noturna. Os destaques, portanto, ficam para o Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Madalena, Centro etc.
Procure reservar
Muitos desses restaurantes costumam lotar ás sextas-feiras á noite e no final de semana. É aconselhável, portanto reservar.
Mencionamos igualmente o site dos restaurantes. Ou seja, é super aconselhável, portanto, dar uma navegada, ver menus, ver fotos e informações sobre os estabelecimentos que mais o agradaram.
Note, porém, que alguns restaurante que citamos estão por hora fechados por causa da crise sanitária. Muitas oferecem delivery.
Restaurante Consulado Mineiro
Como o nome já sugere, servem comida mineira, com boas variedades de pratos. Super tradicional, existe a mais de 25 anos. Servem pratos como costelinha, lombo, virado, costelinha de quiabo, filé ao catupiry, mexilhão, carne de sol, além de porções. Não é, entretanto, um lugar particularmente caro.
Endereço (matriz) Rua dos Pinheiros, 1034 – Pinheiros – Esq. com Antonio Bicudo.
Rua Prof. Artur Ramos, 187, nos Jardins.
http://consuladomineiro.com.br/pinheiros/#section-307
Restaurante Evvai
O Evvai é um restaurante italiano de muita personalidade, moderno, com culinária sofisticada e pratos criativos que em nada lembram a cozinha tradicional que encontramos na maioria das casas italianas. Ou seja, trata-se de um restaurante que oferece a cozinha dos oriundi, descendentes dos primeiros imigrantes italianos, que lança mão, em alguns pratos de ingredientes brasileiros. Entre suas melhores especialidades está a cianbella de pato e a polenta taragna.
Rua Joaquim Antunes 108 – Fone:3062 1160 – www.evvai.com.br
Restaurante Bolinha
Inaugurado na década de 1940, serve a mais famosa feijoada de São Paulo. Ainda mais, servem sua feijoada diariamente, não apenas quartas e sábados. É igualmente uma boa o fato de servirem duas versões de feijoada. Dessa forma, uma é a tradicional. A outra é uma versão menos calórica e mais refinada, com as melhores carnes. Portanto, sem orelha e rabo de porco e outras tranqueiras.
Além da feijoada a casa tem outras especialidades, como o frango ao maracujá.
A Cidade Jardim, 53, Jardim Europa. Fone (11) 3061-2010
www.bolinha.com.br
Restaurante Andrade
Restaurante Andrade, aberto em 1980, é especializado em comida nordestina. Assim, o cardápio inclui petiscos como o bolinho de mandioca com carne seca e queijo de coalho assado e outros, além de pratos típicos do Nordeste, como a carne-de-sol, caldeiradas, muquecas de frutos do mar, bobó de camarão e outras iguarias. Ainda mais, para quem quer uma noite animada, tem forró ao vivo.
Rua Artur de Azevedo, 874, Pinheiros – Fone: 3085-0589 | 3064-8644
www.restauranteandrade.com.br
Restaurante Capim Santo
O Capim Santo, que nasceu na underground aldeia de Trindade, na Rio-Santos, Possui, igualmente, faz tempo, uma sucursal emwww.restaurantecapimsanto.com.br
Restaurante Espírito Santo
O tradicional Espírito Santo existe há mais de vinte anos. Ou seja, é mais um dos famosos restaurantes tradicionais lusitanos de São Paulo. O Espírito Santo, que chama a atenção por sua decoração aconchegante de azulejos portugueses, é, entretanto um bar-restaurante. Assim, seu cardápio, rico e variado inclui, desde bolinhos de bacalhau para acompanhar a cerveja, a pratos elaborados como suas excelentes opções de bacalhoada, polvo a casquinha, o camarão à moda e outras iguarias. Possui igualmente boa carta de vinhos.
Rua Horácio Lafer, 634, esquina com a Salvador Cardoso. – Itaim Bibi
Fone- 3078- 7748
Restaurante Antiquarius
Antes de mais nada, é bom saber que sua culinária é sofisticada, trata-se de um restaurante caro. Assim, prepare a carteira. Servem excelente bacalhau, mas o menu tem bem mais opções, entre elas o pernil de cordeiro. Suas sobremesas conventuais á base de ovos, são capazes de desmoralizar qualquer regime.
Alameda Lorena 1884, Jardim Paulista.
Restaurante Baby Beef Rubayat
Uma das mais tradicionais churrascarias de São Paulo. Para muitos, a melhor. Assim, oferece igualmente, boa variedade de carnes bem cortadas, além de outros pratos. Boas sobremesas e carta de vinhos decente. Tem igualmente filais no Rio de Janeiro e em outros países.
Av. Faria Lima, 2954 – Itaim Bibi – Fone: 3165-8888 | Alameda Santos, 86, Cerqueira César – http://www.gruporubaiyat.com/ Fone: 3087-1399
Restaurante Freddy
Aberto em 1935, é assim, o mais antigo restaurante francês de São Paulo. Saiba, porém, que esse clássico da cozinha tradicional francesa, é uma casa sofisticada e cara. No menu destacam-se as diferentes receitas de lagosta, a especialidade da casa, que serve outros pratos, como magret de canard (peito de pato), cassoulet, etc. Sua carta de vinhos é igualmente variada. Ou seja, abrange uns 600 rótulos.
R. Pedroso Alvarenga, 1170 – Itaim Bibi –
Fone: 3167 -09770977 – www.restaurantefreddy.com.br
Nossa intenção nesta postagem não foi não estabelecer um concurso de diferentes gastronomias comuns na capital paulista. Inclusive porque fica impossível comparar a qualidade de culinárias diferentes, como, por exemplo, a brasileira, a francesa, a italiana a portuguesa e outras. São apenas dicas de lugares que oferecem gastronomia de qualidade. Elas valem, principalmente, para pessoas de outras regiões do Brasil que visitam São Paulo. Afinal, os paulistanos quase sempre já têm suas preferências.