América do Sul

Valdívia, sul do Chile

De Castro para Valdívia, no Chile, tivemos que trocar de ônibus na rodoviária de Puerto Mont. Só o trecho até Valdívia nos obrigou a encarar 3h30 de busão. Dessa forma, a viagem tornou-se demorada e só chegamos em Valdívia à noitinha. 

Porto Fluvial e mercado de Valdívia, no Chile

Assim, não tínhamos reserva e acabamos nos instalando em um hostel administrado por um jovem casal a umas oito quadras do centro. Mais uma vez nosso único problema era o frio. O aquecimento nesses guests houses, quase sempre deixa a desejar.
A muito custo conseguimos um pequeno aquecedor. Sempre o mesmo papo: a eletricidade era cara, o gás era caro. Enfim, o quarto era limpo, cama confortável, com banheiro privativo e pagávamos apenas uns U$ 18, um ótimo preço no Chile, possível por ser baixa temporada.

Mercado Fluvial em Valdívia, no Chile

Um mercado muito especial

A parte mais interessante de Valdívia é aquela junto ao Mercado Fluvial, no centro histórico. Esse mercado é especializado em frutos do mar e peixes. A variedade de produtos é impressionante.
Muitos frutos do mar que víamos nas bancas não existem, ou pelo menos não são comuns (além de caros!) no Brasil. Vendiam salmão defumado, ao natural, em postas, em medalhões… 
Os preços eram ainda mais baratos do que os de supermercados porque era ali que acostavam os barcos pesqueiros. Infelizmente, diferente de Pucón, não tínhamos uma cozinha para preparar nada, e tivemos que procurar restaurante para comer.

Valdívia, no Chile

Enfim, a localização do mercado, nas redondezas, no centro histórico, facilitou a instalação no local de  ótimos restaurantes especializados em peixes e “mariscos” (como dizem os chilenos, para se referir a frutos do mar em geral) em torno do Mercado Fluvial. Lamentamos somente que o hostal onde estávamos tivesse sala para refeição com micro-ondas, mas não nos oferecia a possibilidade de preparar pratos como um belo salmão ao forno, como fazíamos em Pucón.

Leões marinhos em frente ao Mercado Fluvial de Valdívia, no Chile: atração do turismo local

O porto de Valdívia, no Chile

Ao lado do mercado fica o porto de Valdívia, de onde partem excursões para atrações vizinhas pelos rios que desembocam na cidade. Relativamente próxima do Oceano Pacífico, Valdívia foi fundada na confluência de três rios, o Calle Calle, Cau Cau e o Valdivia. Há também ônibus para algumas atrações, não sendo necessário pegar excursão em uma agência. O Forte Niebla, por exemplo, visitamos por nossa conta.

Ponto de partida dos barcos que realizam excursões nos arredores de Valdívia, no Chile

Posteriormente, na segunda metade do século XIX, o governo chileno procurou incentivar a colonização da Patagônia e recebeu grandes números de colonos alemães, que contribuíram muito para com o desenvolvimento da região. Assim também instalaram fábricas de cervejas. Uma delas, que possui ótimo restaurante de comida alemã pode ser visitada. É a cervejaria Kunstmann, que fabrica, entre outras, a famosa torobayyo, uma cerveja especialíssima. Cervejólogos que foram a Valdívia, não deixem de experimenta-la!

Cerveja em Valdívia, no Chile: uma das melhores do mundo

Uma conquista difícil

Embora a cidade tenha sido fundada em 1552, só no final do século XVI a colonização foi realmente consolidada quando os espanhóis conseguiram, no final do século, dominar os aguerridos mapuches. 

Para proteger seu território contra os mapuches, e também contra os holandês, que cobiçavam o território, os espanhóis construíram 17 fortes nos arredores da cidade. Pouco sobrou dessa época. A fortaleza mais conservada e interessante é a de Niebla com uma boa coleção de armas e uniformes espanhóis da época colonial. Pode ser visitada de ônibus. Foi o que fizemos, não pegamos excursão em agência. Dessa forma, fizemos o passeios por nossa conta, sem maior problemas.

Fortificação colonial espanhola perto de Valdívia, no Chile

Ficamos poucos dias em Valdívia, no Chile, já que estávamos especialmente interessados em visitar Pucón, no centro da região dos lagos chilenos. Esperávamos também escapar do clima úmido de Valdívia seguindo para a região mais perto dos Andes. Só ao chegar em Pucón nos demos conta que, em matéria de clima trocamos seis por meia dúzia…

Dessa forma, já prevenidos, trouxemos conosco suco e empanadas.https://www.youtube.com/embed/2zjNIH2g80w?feature=oembedAcompanhe a Viagem em Vídeo no Youtube

Veja outras matérias sobre o Chile

BLOGS DE TURISMO SOBRE O CHILE

Santiago * Porto Natales * Valdívia Punta Arenas e Terra do Fogo chilena * Valdívia * Pucón, lagos chilenos
Puerto Natales * Comida em viagem na América do Sul Chiloé * Vinhos sul-americanos 

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O CHILE
Torres del Paine Punta Arenas Chiloé * Santiago * Pucón * Patagônia Chilena

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?Lidar com dinheiro em viagem 
* Qual a melhor época do ano para se viajar * Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar?
 Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você? (vídeo) * A bagagem certa para cada viagem (vídeo)
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ? (vídeo) * Como viajar barato pelo mundo? (vídeo)
 * Melhores aplicativos de viagem (vídeo)
A importância de uma nécessaire de utilitários (vídeo)
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo

Posts Relacionados

Pucón, no sul do Chile

Sonhos de Viagem

Você conhece Chiloé, no Chile?

Sonhos de Viagem

Índice das Galerias de Fotos “Sonhos de Viagem”

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x