Seguro de Viagem

“Seguro de Viagem”

Qual a importância de um Seguro de Viagem?

O seguro viagem tem uma extrema importância na sua viagem, mesmo que o país eventualmente não o exija. Nós do Canal Youtube “Sonhos de Viagem” sempre recomendamos fazer um seguro de saúde para qualqur tipo de viagem e destino. A saúde na maioria dos países custa caríssimo. Então é bom estar sempre preparado e cuidar do assunto com antecedência.

Serviços de saúde são bem caros em muitos países

Há algumas décadas atrás, quando de minhas primeiras viagens pelo mundo, quando resolvi seguir para a Índia, onde ficaria um tempo fotografando, lembro-me que alguns amigos chegaram a rir quando falei que iria fazer um seguro de viagem. “Você acha que vai morrer por lá“? Tá fazendo seguro?” Hoje isso mudou completamente. Ninguém de bom senso viaja sem seguro de saúde. Aliás, hoje em dia, o seguro está, cada vez mais, sendo exigido pelos serviços de imigração do mundo todo.

Podem muitas vezes nem pedir para ver seu seguro de viagem. Mas, e se pedirem?

Em alguns lugares qualquer tratamento de saúde sai caro. Ou seja, nem todos têm condições de arcar com os custos de uma emergência médica. Em outros países, alguns bastante pobres, o que preocupa é a qualidade dos serviços públicos de saúde, se você não puder pagar um bom hospital particular. Se os motivos que acabamos de apontar ainda não forem suficientes, temos um outro: seguro de viagem é relativamente barato cobre doenças, acidentes, e muito mais.

Nessas horas é que é bom ter feito seguro…

Alguns pensam: “Que bobagem! Não vai acontecer acidente algum!” Tá bom. Tomara mesmo que não aconteçam acidentes durante sua viagem. Mas, olha só a perguntinha que não quer calar: ” E SE acontecer” Como fica?” Você tem condição de arcar com as despesas hospitalares? Aliás, seguro de viagem não é importante apenas no exterior, mas também em viagens pelo Brasil. Acidentes ocorrem somente lá fora?

As diferentes coberturas

Não vamos indicar a cada um de nossos seguidores qual seguro deve fazer. Há diferentes tipos de cobertura oferecidas pelas corretoras de seguro, como atendimento em emergências médicas resultantes de doenças ou acidentes. E ainda mais, há detalhes que alguns nem se lembram. Extravio de bagagem, por exemplo. Só é infernal quando acontece. Os seguros cobrem também indenização no caso de uma invalidez permanente ou indenização à família, em caso de morte, o repatriamento etc. E outra, o seguro cobre igualmente emergênciais dentárias (todos sabe que dor de doente em viagem é uma delícia, não?).

Nunca se sabe!

Os seguros de viagem podem até mesmo assegurar assistência jurídica fora do país. Sabemos que você não tem intenção de atropelar ninguém, nem fazer rally com seu automóvel durante sua viagem. Infelizmente, porém, acidentes acontecem, mesmo que você seja um motorista cuidadoso. O tempo de validade do seguro também tem a ver com sua viagem, é claro. E, com o preço, naturalmente. O Ideal, portanto, é conversar com um corretor de seguro e estudar o que é mais adequado à sua viagem.

Ir parar num tribunal não é nada agradável,
sobretudo no exterior

Tratado de Schengen 

O Tratado de Schegen foi acordado entre a maior parte dos países europeus, estabelecendo uma política comum para suas fronteiras. Trata-se de um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de turistas e outros viajantes entre os países participantes. São eles, as nações pertencentes à União Européia e outros não membros da UE, como é o caso da Noruega, a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein, que igualmente aderiram ao acordo de Schengen.

Alguns dos países signatários do Tratado Schengen

Deixando tudo muito claro, a lista completa de países que aderiram ao Tratado Schengen são (em ordem alfabética): Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Sempre pedem esse seguro quando você desmbarca na UE?

O acordo estabeleceu a obrigatoriede de um seguro conhecido como Seguro Schengen, com cobertura igual ao superior a trinta mil euros e igualmente cobertura para repatriação. Como nem sempre esse seguro é exigido dos passageiros que desembarcam nos países do tratado, alguns tendem a achar que não é obrigatório. Ou seja, o fato de nem sempre os oficiais da imigração pedirem o documento desse seguro, isso naõ significa que, se resolverem pedir, você não se veja em maus lençóis.

Dica Importante - Tenha sempre consigo uma cópia de seu contrato de seguro e igualmente de todo e qualquer documento que a seguradora lhe fornecer. (Leve essa papelada na bagagem de mão!) Esses papéis são importantes não apenas você ter consigo. Deixe igualmente uma cópia com algum familiar de confiança (nem todos os familiares são de confianças, às vezes...)

Onde contratar seu seguro de viagem

DICAS DE VIAGEM: o que você precisa pensar

Blogs

* Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você falaLidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? Viajar de carro pelo mundo
 * Viajar avião: as dicas * Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 Como escolher o destino que combina com você?  * A bagagem certa para cada viagem
 * Quanto tempo você dispõe para sua viagem Como viajar barato pelo mundo?
 * Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Site oficial de Turismo de Portugal

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e, sem sermos religiosos sua religião. Só para entender…

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Aeroporto de Estocolmo, as frases cada momento em um idioma:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar

Posts Relacionados

Hotéis em Paris, melhores bairros onde hospedar

Sonhos de Viagem

Dicionário de francês para viajantes

Sonhos de Viagem

031 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – A cidade e suas tribos

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x