Onde fica e como ir
O Peru é um país vizinho ao Brasil, fazendo fronteira com nossa Amazônia. Na verdade, é possível igualmente chegar por terra do Sudeste brasileiro ao altiplano peruano, onde ficam as principais atrações, como Cusco, Machu Picchu, Puno etc. Se você vier do sudeste brasileiro terá que ir via Bolívia, tomando o famoso trem de la Muerte até Santa Cruz de la Sierra. Depois o resto é de ônibus até La Paz e de lá tomar uma conexão rodoviária para Puno, no Titicaca peruano. Há igualmente voos diretos de São Paulo para Lima, a capital peruana, a opção preferida pela maioria dos brasileiros que visitam o país vizinho. De Lima há voos para os principais destinos, como Arequipa e Cusco., além de ônibus (viagem meio longa).
Clima
O principal fator que influencia o clima peruano não é a distância do Equador, mas a altitude. Aliás, as principais atrações ficam quase sempre em lugares elevados, alguns com mais de quatro mil metros, rodeada de picos nevados. Então, mesmo no verão faz frio. Trocado em miúdos, traga blusão e pulôver. No litoral faz calor, mas não demasiadamente, devido à corrente fria do Pacífico que acompanha a costa. Assim, Lima, situada na altura de nosso estado da Bahia tem temperaturas bem mais frescas.
Lugares de maior interesse
Lima, a capital, é frequentemente desprezada pelos turistas brasileiros que têm geralmente o Altiplano como destino. A capital peruana tem, entretanto seus encantos, bairros animados, um centro histórico com imóveis antigos e, inclusive, um dos principais museus pré-colombianos do mundo, e merece uns dias de visita.
Cusco, a antiga capital do Império Inca fica no Altiplano. Situada a 3.400 m é um destino imperdível. A cidade possui arquitetura colonial e resquícios de construções incaicas de pedras encaixadas. Aliás, é de Cusco que se visita o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu. É a cidade que nós mesmos do “Sonhos de Viagem” utilizamos como nossa principal base quando vamos ao Peru. Cusco fica a 3.400, uma altitude ligeiramente mais agradável do que a maioria das localidades do Altiplano. A cidade é animada, sobretudo à noite, com barzinhos lotados de estrangeiros e bons restaurantes, oportunidade para se experimentar algumas especialidades da culinária peruana.
Vale Sagrado dos Incas, fica ao lado de Cusco. Você pode pegar uma excursão ou contratar taxista pelo dia todo, por sua conta, uma boa alternativa se você estiver viajando em dois casais, por exemplo. Espalhadas pelo Vale há não apenas aldeias bem interessantes, mas, igualmente, espetaculares ruínas, começando por Sacsayhuaman, uma enorme fortaleza de pedras junto de Cusco.
Machu Picchu é sem dúvida a atração que mais atrai turistas do mundo inteiro ao Peru. É uma cidade inca desconhecida dos arqueólogos até 1911. Não se trata de ruínas, mas de uma cidade intacta que se mantinha invisível no alto de uma montanha. Sua descoberta nos permitiu saber como eram as cidades durante o Império Inca. Em outras palavras, não perca ,e saiba que a visita deve ser reservada com alguma antecedência.
Puno e o lago Titicaca O lago Titicaca, junto da cidade de Puno, fica na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Com 8300 km², fica 3.800 metros de altitude. Gigantesco, é o maior lago navegável de altitude do mundo. Tem um comprimento de 190 km por 80 km de largura. Nele ficam as famosas ilhas flutuantes dos Uros, um passeio obrigatório.
Arequipa. Arequipa, conhecida como “ciudad blanca”, é rodeada de três belos vulcões com picos nevados. Situada a 2.300 metros, fica numa altitude que não chega a incomodar o visitante. Toda branca e com uma bela arquitetura colonial, possui diversos mosteiros, como o de Santa Catalina de Siena, o principal, quase uma mini cidade dentro de Arequipa. Também muito interessante é seu museu arqueológico (Museu Santuarios Andinos). Uma visita obrigatória. Nas proximidades de Arequipa há outras atrações. É igualmente de Arequipa que partem as excursões para o Valle del Colca.
Valle del Colca Trata-se de uma região fria, com vales com plantações em terraço e um profundo canyon sobrevoados por condores. A viagem de ônibus até Chivay, a principal cidade do Valle del Colca toma umas dez horas. Pode ser feita à noite, mas durante o dia você aprecia melhor as paisagens em lugares cuja altitude beira os 5 mil m.
Trujillo e Chan-Chan A cidade de Trujillo fica a uns 500 km ao norte de Lima. Linhas regulares de ônibus ligam as duas cidades. Trujillo conserva belos prédios e praças coloniais, mas a principal atração, Chan Chan, fica fora da cidade, a menos de cinco quilômetros de Trujillo e pode ser acessível de táxi. Trata-se de Chan-chan, o maior sítio pré-colombiano de adobe da América do Sul.
Lima
Cusco
Vale Sagrado dos Incas
Machu Picchu
Arequipa
Vale del Colca
Trujillo e Chan-chan
Trujillo
Chan-chan
DICAS DE COMO NAVEGAR SEM RISCOS NA MÍDIA SOCIAL
DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar
* Como escolher o destino que combina com você? * Viajar sozinho ou acompanhado? * Que línguas você fala?* Lidar com dinheiro em viagem * Qual a melhor época do ano para se viajar * A bagagem certa para cada viagem
* Como planejar e organizar sua viagem * Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
* Como viajar barato pelo mundo? * Melhores aplicativos de viagem
* Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? * A importância de uma nécessaire de utilitários
* Viajar de carro pelo mundo * Viajar avião: as dicas * Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela
Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel
Nossa filosofia de viagem
Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.