Dicas de Viagem

Escolha seu Destino – Dicas de Viagem

Muita gente quer muito viajar, mas não sabe direito para onde. Nós, viajantes profissionais e Youtubers, do Canal “Sonhos de Viagem”, sempre nos deparamos com essa escolha que, às vezes, nos torna-se tema para seguidos papos entre nós durante meses. Afinal, o destino escolhido tem que agradar aos dois.

Escolha seu Destino: Paris, Rio Sena

Primeiro passo: saber o que você quer

Primeiro estabelecemos o que queremos ver e visitar, para somente depois procurar o destino que mais combina como nossos interesses. Claro que o tópico “o que combina conosco” é somente mais um no cruzamento de outras variáveis que nos leve a escolher um destino: como custo da viagem, clima, tempo que dispomos etc. Saber o que se espera da viagem deve, porém, ser o primeiro a ser estudado.

Viagem para se descansar

Escolha seu Destino: Resort do Oriente Express em Bora Bora

Em primeiro lugar, há viagens e viagens, turistas não são todos iguais. Temos, portanto, que considerar que há dois tipos básicos de viagens: a viagem para se descansar e aquela que inclui um monte de programas.
Assim, para descansar é mais fácil decidir: um hotel fazenda, um resort, um cruzeiro marítimo. Ou seja, é uma viagem tranquila, fácil, sem stress. A não ser que um tsunami atinja seu resort ou que algo errado aconteça durante seu cruzeiro. Mas isso é raríssimo!

Viagem para ver, conhecer, agitar

Por outro lado, se escolheu uma viagem para conhecer, visitar, participar de mil programas, precisará decidir o que procura. Por exemplo, você quer conhecer praias paradisíacas, com mar cor de esmeralda, areia branca e coqueiral? Nesse caso esqueça a Europa, por exemplo. Ou melhor, a Europa tem praias, mas o estilo é outro, como nas ilhas gregas, ilhas Canárias ou no Algarve em Portugal. As chamadas praias paradisíacas”, porém, ficam nas ilhas Seicheles, em Bora-Bora, na Polinésia Francesa, no Carib , na Ásia, na Tailândia principalmente, e mesmo no Brasil ou no México. Você tem que ver valor de passagem, custo da hospedagem, etc.

Escolha seu Destino: Ilha de Samed, a 200 km ao sul de Bangkok

Sonhos caros e sonhos mais em conta

Já adiantamos: Bora-Bora e Ilhas Seicheles são lugares de sonho. Trata-se, porém, de um sonhos caros, bem caros. Visitar o Caribe sai mais em conta do que a Polinésia, mas algumas ilhas francesas e holandesas não são destinos baratos. Linda e relativamente barata é San Andrés, no Caribe colombiano. A passagem aérea para a Colômbia não é, igualmente, nenhum absurdo.

Escolha seu Destino: San Andrés, Caribe colombiano, preços acessíveis

Europa: um fabuloso patrimônio histórico e cultural

Pode ser, entretanto, que vocês não liguem muito para praias e sejam apaixonados pela história dos romanos e pela Idade Média. O destino obrigatório nesse caso é a Europa. Embora em toda a Europa exista monumentos e sítios romano, medievais e renascentistas, as cerejas do bolo ficam, quase sempre, na Itália.

Escolha seu Destino: Roma, área arqueológica central

Os sítios arqueológicos mais importantes

Da mesma forma, se você é ligadão em arqueologia tem que escolher como destino países onde existam sítios arqueológicos realmente importantes. Já avançamos que os mais fantásticos estão no México, no Peru, ou na Ásia – Tailândia, Índia, Cambodja, no Egito, na Jordânia, na Itália, na Grécia, na Turquia. Na realidade, sítios arqueológicos existem em quase toda a Europa.

Escolha seu Destino: Machu Picchu, no Peru

O turismo de aventura e esportes radicais

Para outros, turismo significa esportes radicais, como balonismo, mergulho, paraquedismo, surf, jet esqui, ou cavalgadas. Esses esportes existem em quase todos os países do mundo. O campeão de esportes radicais é entretanto, a Nova Zelândia, você pode, porém, também voar de balão na França, na Turquia e outros países, andar de jet esqui no sul da Tailândia, fazer rafting e safari de elefante ou voar de power-paraglider no Nepal (um país ótimo para esses esportes, mesmo porque os preços são convidativos), ou cavalgar em Bariloche. Mais uma vez você terá que ver preços, imagens, pesquisar.

Escolha seu Destino: Voo de powee-paraglider no Nepal

Agitos noturnos

Outros querem agitos noturnos, paquerar, frequentar barzinhos, dançar. Quase toda a Europa se enquadra nesse perfil, o Caribe igualmente, ou mesmo as ilhas de sonho do sul da Tailândia. Ou ainda em Buenos Aires, famosa por sua vida noturna. Diga-se de passagem toda a orla marítima brasileira pode, igualmente, de repente, combinar com você.

Escolha seu Destino: balada em Buenos Aires

Fazer turismo cansa… Mas satisfaz a alma!

Finalmente, considere, que se você exagerar no seu pique, pode voltar ao Brasil mais cansado do que quando saiu de férias… Assim, é bom estar mais ou menos em forma. Nas nossas viagens andamos muito, ás vezes por horas, mas visitando, parando, descansando, comendo uma crepe ou entrando numa igreja para escutar orgão e descansar as pernas. Sempre, porém, mesmo nesse ritmo tranquilo, voltamos um tanto cansados para nosso hotel e, nem sempre, temos coragem de sair de novo à noite.

Escolha seu Destino: paradinha nas andanças por Paris para devorar uma crepe

Pesquisa é fundamental

Um sistema que usamos é pesquisar na internet, em guias de viagem, em sites e blogs. Na internet passamos meses assistindo vídeos ou vendo fotos de lugares que suspeitamos que tenha a ver com nossos interesses. Há uma infinidade de sites, blog canais Youtubesr com ótimo material e lindas imagens. Nós, na hora em que deparamos com certos vídeos, já sabemos se tem ou não a ver conosco. E nunca visitamos apenas um blog, um site, ou um vídeo, porém vários.

Escolha seu Destino: a pesquisa pode ser completada também durante a viagem. Por isso um note-book é essencial

Igualmente compramos guias de viagens e livros sobre o destino que pensamos em conhecer.

Outra fonte são os amigos. Ou seja, se você tem um primo que já viajou pelo Nepal, um destino que o interessou, fale com els, pegue dicas.

Escolha seu Destino: Guia de Paris – que escrevi junto com Bebel Enge: muita informação

Os grupos do Face

Finalmente, no Face há muitos grupos voltados especificamente para determinados paíse. Ou seja é um ponto de encontro de viajantes. É onde muita gente troca opiniões, passa e pega dicas etc. Nós, por exemplo, juntos com nosso site parceiro Manual do Turista Brasileiro, temos as páginas Viajar pela Itália e Viajar pela França, onde passamos dicas e cada um pode postar fotos ou comentar sua viagem. Finalmente, vale a pena dar uma bela navegada pela página oficial do “Sonhos de Viagem”.

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Posts Relacionados

Nécessaire de utilitários

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Rajastão 2

Sonhos de Viagem

Puno e o Lago Titicaca

Sonhos de Viagem