Europa

Alberobello, no sul da Itália

Onde fica?

Pois é, muitos brasileiros já foram mais de uma vez para a Itália. A maioria, porém, ficou limitada aos lugares mais manjados do turismo italiano. Assim, poucos conhecem Alberobello” data-type=”URL” data-id=”“> Alberobello, na Puglia, com onze mil habitantes, mas também as demais atrações dessa bela região italiana e outras nas regionne vizinhas.

Bairro dos trulli em Alberobello, um labirinto de ruelas e becos

Cidade dos trulli

Antes de mais nada, confesso que Alberobello, que significa “árvore bela” em italiano, me encantou. Nunca vi nada semelhante em nenhuma viagem. Os famosos trulli (trullo, no singular), são incríveis construções cônicas com telhado de lâminas de pedra encaixadas, sem uso de cimento. Os trulli só existem em Alberobello e localidades próximas por onde passamos de carro, como Martina Franco, Ostuni e Fasano. Porém, somente no Valle d’Itria e Alberobello há grandes áreas ocupadas pelos trulli, principal atração do turismo local.

Bairro dos trulli em Alberobello, um labirinto de ruelas e becos

Monti, um bairro trulli

Boa parte da cidadezinha de

Bairros interios em Alberobello, no sul da Itália, são ocuados por trulli medievais

Os trulli de Rione Monti

Como o nome “Monti” sugere essa região de Alberobello Rione Monti encontra-se em uma encosta cheia de escadarias. Diferentemente do outro, os trulli de lá se tornaram ateliês de artesãos ou lojinhas de souvernir. Além disso, é possível visitar o interior de alguns trulli, mobiliados e decorados como antigamente.
É em Monti Rione que você verá alguns trulli bem originais. Assim, no alto de Rione Monti encontra-se a Chiesa di Sant’Antonio, uma curiosa igreja trullo. Apesar de interessante de ter conservado a arquitetura de um trollo , ela não tem nada de medieval, pois foi erguida em construída em 1927. Também em Monti Rione, na Via Nero, que você verá os trulli siameses, do século XVIII, dois trulli geminado , formando um só.


Bairro dos trulli em Alberobello

A origem medieval dos trulli

A origem dos trulli é bastante antiga. Acredita-se que essa técnica de construção já era utilizada no final da pré-história, servindo inicialmente como túmulos, depois como uma pequena moradia. Óbvio que esses primeiros trullis não existem mais, faz tempo. Os que você verá datam, em sua maioria, da Idade Média e são, portanto, bem antigos. Com o aperfeiçoamento das técnicas de construção os trulli foram se tornando maiores, com uma sala maior, um aposento e uma cozinha-copa. Possuíam igualmente lareiras para os meses frios.

Trulli en Alberobello, sul da Itália

Tudo construído sem argamassa

O nome trulli significa “cúpula”. São são construídos sem nenhuma argamassa, e sem qualquer estrutura metálica de apoio. Mesmo seus curiosíssimos telhados feitos com pedras encaixadas. Nós que fizemos dezenas de países no mundo, nunca vimos nada parecido.
Embora a maioria dos trulli fiquem em Alberobello, existem outros espalhados igualmente nas vizinhança, em Fasano, Martina Franco e mesmo em Ostuni. Ou seja, quando você vai se aproximando de Alberobello

Bar-cafeteria instalado em um trulli em Alberobello

Os trulli hoje

Dessa forma, há bairros totalmente ocupados de trulli. É, portanto, isso que torna a cidade tão interessante. Embora tenham surgido durante a Idade Média, a maioria dos trulli são bem conservados. Assim, existem trulli ainda habitados nos dias de hoje, e dotados de confortos modernos, como luz elétrica, água corrente, aquecimento, ar condicionado, cozinhas equipadas, banheiro moderno, wi-fi etc.E, ainda mais, são habitados até hoje!
Dessa forma, modernizados internamente, alguns trulli viraram restaurantes, bares, e guest houses ou igrejas trulli.. Aliás, ao que parece, a própria Unesco igualmente se encantou e incluiu o lugar entre os sítios considerados Patrimônio da Humanidade.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é POST-TRUILLI-INTERIOR.jpg

Os telhados, a parte mais difícil na construção de um trollo
A parte mais elaborada da construção é o telhado cônico do trollo. Hoje poucos mestres são capazes de construí-lo e, ainda mais, necessitam de mais um mês de trabalho para completar o cone. Antes de mais nada, se visitar essa regione note as diferenças entre os diversos trulli, alguns bem grandinhos com dois, três, ou vários cones.

Bairro dos trulli em Alberobello, um labirinto de ruelas e becos

Os trulli são todos iguais?

Caminhando por Monti, por exemplo, você verá que certos trullis são diferentes dos demais. Uns poucos são bem grandinhos e contam até mesmo com um quintal ajardinado. Outros são formados por duas edificações unidas por um mesmo telhado. Os barzinhos tem um ambiente externo e mesinhas na rua.
Os curiosos símbolos desenhados nos telhados dos trulli, referem-se a uma tradição esotérica secular anterior ao cristianismo, hoje um pouco esquecida. Sua função seria de proteger a casa e atrair boa fortuna a seus moradores.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ALBERO-1500-70823.jpg
Bairro dos trulli em Alberobello, sul da Itália

Para visitar:

Sendo uma cidade pequena, é fácil, visitar os Trulli a pé, sem maior problemas. E, ainda mais, as comunidades de Trulli são vizinhas umas das outras e você pode aproveitar e visitar mais de uma. Esses bairros são tão interessantes que vale a pena passar muitas horas por lá. Assim, dê uma paradinha em um bar na comunidade para bebericar uma taça de vinho da região da Puglia, ou para almoçar e experimentar as iguarias da culinária plugliesi.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ALBERO-1500-0883.jpg
Trulli restaurante em Alberobello

Os trulli “modernos”

Os trulli que você verá nos dias de hoje, mesmo que tenham sido construídos há séculos, dispõe de todo conforto moderno, como água corrente, luz elétrica, cozinha com pia, banheiro. Como há trulli guest-house e mesmo outros destinados à locação ,você poderá se hospedar em um deles, uma experiência para contar aos amigos…

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é ALBERO-INTERIOR-SASSI-0871.jpg
Interior de um trulli em Alberobello

O próprio bairro dos trulli com suas ruazinhas de traçado irregular que data da Idade Média é aliás, é muito agradável para se passear. Possui inclusive cafés e barzinhos super originais, funcionando nos própiros trulli. Ou seja, trata-se de um cenário quase inacreditável, você nem sabe para onde olha.

Dicas sobre Alberobello

Se muitos brasileiros ignoram tudo sobre essa cidade e seus trulli, na Europa é um destino procurado. Ou seja, na alta estação os bairros trulli ficam lotados. Além do calor insuportável, fica igualmente difícil admirar as charmosas ruelas dessas comunidades.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é POSR-ALBEROBELLO-MOÇA.jpg
Bairro dos trulli em Alberobello, um labirinto de ruelas e becos

Você pode sair de seu hotel pela manhã e passar o dia em Monti, no centro, e repleto de trulli. Reserve seu tempo para percorrer esse meandro de ruazinhas. Quando estiver com as pernas cansadas sente em um barzinho para um café ou uo para tomar uma taxa do vinho local. Almoce por lá mesmo. Restaurante é o que não falta.
Moças, cuidado com o vento em alguns lugares… Ele reserva surpresas…

Veja outras matérias sobre a Itália:

BLOGS DE TURISMO SOBRE A ITÁLIA

Toscana, todas as dicas * Os melhores destinos na Toscana, as cerejas do bolo * Hotel na Itália 
O que fazer, dicas e roteiros no sul da Itália * Conheça Bari, na Puglia * Lecce na Puglia
Alberobello na Puglia * Nápoles  * Matera, na Basilicata Capri * Pompéia * Ercolano * Siena * Pisa
Costa Amalfitana * Atrações arqueológicas em Roma *  Dicas sobre Roma * Lucca  
Os loucos costumes da Roma dos Césares * Centro da Itália * Roma, os melhores bairros onde e hospedar * Florença  * Atrações turísticas em Florença * Vinhos na Europa * Lago Maggiore Lago di Como
Dicas sobre Veneza Monteriggioni, na Toscana * San Gimignano, a cidade mais medieval da Itália

GALERIA DE FOTOS : A MELHOR MANEIRA DE ESCOLHER O DESTINO QUE COMBINA COM VOCÊ

Galeria de fotos: norte da Itália

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE A ITÁLIA

Costa Amalfitana * Pompéia e seus corpos petrificados 

Veja onde se hospedar

Procure se hospedar nas regiões mais práticas em cada cidade que pretendemos visitar, ou seja, perto de tudo o que interessa, com acesso fácil às atrações. E também, desembarcar numa cidade com pelo menos umas duas noites de hotel já reservadas. Em sites de reserva como o Booking.com, por exemplo, você confere preços, vê fotos do hotel e sua localização.

Escolha e reserve seu hotel

Posts Relacionados

Conheça Nápoles

Sonhos de Viagem

Lago Maggiore

Sonhos de Viagem

Bogotá

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x