Livro: A Vaca na Estrada

045 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Uma bela manhã Kim me comunicou que dentro de alguns dias teria que tomar um avião de Katmandu para Delhi. De lá tomaria uma conexão para a Nova Zelândia. Para mim, igualmente, estava chegando o momento de partir. Era, portanto, o fim de minha viagem. Igualmente, o fim de uma grande aventura. Afinal, eu já renovara meu visto duas vezes no Nepal. O último, porém, estava para expirar e não era mais possível renová-lo. Logo, precisava deixar o país ou arrumaria uma boa encrenca com a Imigração. Enfim, era preciso voltar para casa…

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” –
O caminho de volta

Viajando no teto do ônibus

Assim, num final de tarde fomos comprar a passagem para Katmandu.
Como é o ônibus? — perguntei.
Ônibus bom, pullmann — me responderam.
No dia seguinte conheci o tal “pullmann”.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Os bancos eram de madeira e, ainda mais, dispostos em fileiras para duas pessoas de um lado e para três do outro. Ou seja, algo que eu nunca vira em lugar algum. Assim, os nepaleses, pequenos e magros, se ajeitavam. Para mim, porém, era apertado. Dois alemães corpulentos discutiam com o controlador:
Esses bancos são para crianças!
O Nepal é, porem, um país onde as soluções se improvisam, com a graça de Shiva. Ou seja, subimos para o teto do veículo onde já estavam meia dúzia de nepaleses. Dessa forma nos instalamos em um bagageiro protegido por grades, onde ficavam também as mercadorias e, igualmente, animais, como as cabras e as galinhas.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Vista panorâmica

Na realidade, porém, em cima do ônibus era muito mais confortável e de lá poderíamos, assim, apreciar a vista do Himalaia. Por sorte, aliás, uns caixotes nos protegiam um pouco do vento. Enrolados em sacos de dormir, pudemos, dessa forma, suportar o frio, com alguns espirros. Aos poucos, aliás, a maior parte dos estrangeiros, inclusive algumas garotas, tinham inclusive subido para o teto do ônibus.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é NEPAL-ESTRADA-KATMANDU-POKARA-2.jpg


Aproveitávamos também, a vista num ângulo muito amplo. Ou seja, podíamos avistar não apenas largos trechos dessa estrada tortuosa (e algo preocupante…) mas, igualmente, aldeias penduradas nas encostas do Himalaia. Em suma, uma situação perfeita seja, ideal para fotos, pegando, assim, os dois lados da estrada, abismos assustadoes e as montanhas que em alguns trechos era estreita e lotada de caminhões e ônibus.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Uma viagem diferente

Essa viagem foi, assim, uma das mais estranhas que fiz. Do teto do veículo, víamos as casas de adobe e palha, os campos de arroz, as crianças brincando ou trabalhando. No Nepal as crianças, aliás, fazem qualquer trabalho: cultivam a terra, ajudam os pais, catam lenha, vendem frutas, plantam, cuidam dos animais. Da mesma forma que as mulheres, que em geral encaravam trabalhos bem pesados.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Quando o ônibus parava, ajudávamos a descer algum saco de farinha ou alguma ave, que nos batia as asas na cara. Os alemães aproveitavam igualmente a parada para acender um baseado a salvo do vento. Um deles, que tentou acendê-lo antes, com o ônibus em movimento, chamuscou o bigode. Ficou, em suma, com os pelos aloirados meio retorcidos, o que causou risos entre a moçada.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Acendendo-ok.jpg

A despedida

Três dias depois de chegarmos a Katmandu Kim embarcou para a Índia. Foi, assim, uma despedida sofrida. Ficamos um bom momento abraçados, calados. Estava triste e emocionado, ela chegou a chorar. Eu não podia, porém, seguir para a Nova Zelândia com ela. Ou seja, meu dinheiro minguara. Fizemos, porém, mil planos de nos rever, um dia. Provavelmente em Paris, meio caminho entre a Nova Zelândia e o Brasil. Só que nós mesmos não acreditávamos muito nisso. Depois de subir no táxi Kim sorriu:
Un day in Paris
Entretanto, nunca mais nos vimos, apenas trocamos cartas.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é kim-3.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Preparando a cabeça para a volta

De novo sozinho em Katmandu, reencontrei meus amigos italianos e franceses, comprei algumas lembranças e preparei minha cabeça para a volta. Não era fácil. Bem mais de um ano se passara desde que eu partira do Brasil. Estava dez quilos mais magro, com as costelas aparecendo; minha barba estava enorme, meus cabelos estavam super compridos.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Mudando o visual

Olhando-me no espelho, um momento maginei ser, aliás, prudente mudar o visual. Isso para evitar problemas na imigração em Paris. Afinal, vasculham a fundo tudo que lhes parecesse “woodstockiano”‘, em busca de drogas. Algo, aliás que eu nunca pensaria em ter na minha bagagem.
Depois, de passar um tempo na capital francesa, eu teria, uma hora que seguir para o Brasil.
Como sabia do risco de contrair hepatite nas lâminas mal lavadas dos barbeiros nepaleses, comprei uma tesoura, um aparelho de barba e me dei um super trato. Cheguei a me tornar apresentável. Acho…

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” –
O caminho de volta: mudança de visual…

Já que estava voltando e ainda me sobravam alguns dólares, não precisava economizar tanto. Ofereci-me um belo blazer e uma malha de gola rolê, conjunto que me deu um ar mais respeitável. Fiquei tão diferente que nem a francesa doida que viajava com o filho me reconheceu quando passei ao lado dela na Freak’s Street.

Rumo a Delhi e a Paris

Uma manhã, enfim, tomei, já mergulhado em profunda nostagia, um avião rumo a Nova Delhi, de onde embarcaria para Paris. Da janela do táxi, emocionado, dei uma última olhada nos templos do Dubrar Square e já fora do centro de Katmandu, para as montanhas cada vez mais brancas do Himalaia, como se me despedisse delas. Bateu, assim, uma tristeza. Eu voltaria.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

De volta a Delhi

Desta vez, em Delhi, procurei me instalar na parte moderna da cidade, a Nova Delhi colonial. Organizei-me para, logo, da capital indiana já pegar uma conexão para a Europa. Assim, depois de uns dias na capital da Índia já embarquei para Paris. Do avião, sobrevoando, o Hindu Kush, fui pensando em minha viagem, se voltaria outras vezes. Aquela vista que eu apreciava do alto fora, afinal o caminho que eu empregara para chegar à Índia, há mais ou menos um ano atrás. A grande viagem terminara. Fiz muitas outras em minha vida de viajante. Mas, essa fora a Grande Viagem!

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

*****

BLOGS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Relato de viagem, de Paris ao Nepal Viagem para Katmandu, no Nepal
* Compras em Katmandu, Nepal

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Passeios pelo Vale de Katmandu Pokhara, no Nepal, aos pés do Himalaia
Bhaktapur, a Idade Média Nepalesa
Patan, cidade medieval no Vale de Katmandu

*****

* Katmandu no cinema e nos livros *  Chegando ao Nepal * A cidade e suas tribos
* Katmandu de bicicleta Nepal na História * Os confrades mochileiros
* O terraço dos filósofos * Os meninos de rua de Katmandu Hinduísmo, sadhus e Budismo
* Vivendo e aprendendo * Mudança de Vida * Perambulando pelo Vale de Katmandu
* De bicicleta pelos arrozais * Novos lugares, novas amizades * A descida do rio Narayani
* Pokhara * O caminho de volta * Um ano fora de casa perambulando pela Ásia 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar antes de viajar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

Ubatuba, uma das cidades mais antigas do Brasil

Sonhos de Viagem

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – As castas

Sonhos de Viagem

Ucrânia, fugindo da guerra genocida

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x