Livro: A Vaca na Estrada

030 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

O Vale de Katmandu no cinema e nos livros

Katmandu fica em um belo vale (O Vale de Katmandu), bem no centro do Nepal, a cerca de 1.500 metros de altitude, tendo ao norte a Cordilheira de Himalaia, na fronteira com o Tibet, hoje invadido e ocupado pela China. Não apenas a cidade de Katmandu, mas todo o vale aparecem no cinema e nos livros sobre o país.
Abaixo: Mapa de Katmandu

Mesmos habituados às imatriculações estrangeiras, era sempre com certa curiosidade que os nepaleses encaravam um veículo recém-chegado de tão longe. Aliás, alguns, inclusive, sabiam meia dúzia de palavras em francês. Assim, quando estacionamentos na Frek’s Street, nos cumprimentavam com um “Bonjour, comment ça va” meio inseguro e confuso.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é RENAUL-4-L-45.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Obviamente, nós já tínhamos ouvido falar, e muito, do Nepal. O país himalaiano e sua capital, Katmandu se tornara, assim, a meca dos out-siders. Ou seja, hippies e jovens aventureiros no mundo todo, principalmente europeus sonhavam conhecer a capital nepalesa. Em suma, sentar-se sonhadores no alto de um de seus inúmereos templos e curtir o clima.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Katmandu, a meca dos out-siders

Além de uma maioria de europeus, cruzei igualmente com norte-americanos, canadenses e, também com australianos, neo-zelandeses relativamente numerosos, já que a Oceania não ficava tão longe da Ásia. Era só ir seguindo o mapa e ir, portanto, em frente com a vida e a aventura!…Latino-americanos, entretanto raramente visitavam o país.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Os confrades da estrada

Cruzamos, aliás, igualmente com alguns sul-americanos, argentinos e brasileiros principalmente. De fato encontrei em mais de uma ocasião, na Ásia, com compatriotas e também alguns hermanos. A impressão que tive é que apenas brasileiros e argentinos, entre os sul-americanos, se interessavam por esse tipo de destino.
Alguns jovens europeus, aliás, aproveitando-se da diferença do custo de vida na Europa e na Ásia, trabalhavam durante seis meses eu seus países, depois ficavam um ano de “férias” entre as montanhas do Himalaia, o Nepal, e as praias tropicais de Goa. Ou seja, vagabundeando pelo Oriente.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Filmes e livros sobre Katmandu

Assim, de repente, aproveitando a onda, começaram a surgir romances e filmes, europeus principalmente, mas também norte-amricanos, que tinham Katmandu como cenário. Confesso que eu mesmo assisti a quase todos esses filmes e li, portanto, praticamente tudo o que se publicou sobre o Nepal. E, finalmente, eu mesmo escrevi sobre o país, reportagens e livros.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Filmes – Katmandu como cenário

Les Chemins de Kathmandou

Comecei com um livro francês, o Les Chemins de Kathmandou, que deu origem, porteriormente, a um filme do mesmo nome. Na época o filme fez realmente sucesso. Ainda mais, o Nepal, seu exotismo e até o certo exagero ao retratar Katmandu dos anos 1980 mexia com a imaginação de muitos jovens mochileiros. Dessa forma, todos sonhavam em conhecer esse mundo perdido.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é les-chemins-de-Katmandu-livro-ok.jpg
De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Lembro-me do trailer do filme, muito sensacionalista, com jovens de ar perdido: “Eles chegam de todos os lugares, por todos os meios. Todos buscam Katmandu!” Eu era novo quando assisti esse trayler. E prometi, entretanto aos meus botões que um dia iria ver aquilo de perto. O livro tem tradução em inglês e em espanhol, para quem não lê em francês. Finalmente, temos o filme, uma película francêsa já antiga, muito difícil de se encontrar numa locadora.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Os livros, os filmes, sobre Katmandu e a realidade

Mas, a impressão que tive depois de conhecer o país foi que seu autor nunca estivera no Nepal. Achei extremamente sensacionalista, para dizer a verdade. Posso estar errado, vai lá saber! Preciso, porém, reconhecer que esse livro e o filme despertaram em mim, a vontade de conhecer esse lugar maluco. Queria verificar se tudo o que contavam era verdade…

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Filmes sobre Katmandu, alguns fraquinhos, outros ótimos

Outro filme do gênero que surgiu mais tarde, tinha o título “O último trem para Katmandu“. Gente, não existem trens para Katmandu! O filme é apenas uma papagaiada explorando a fama que Katamandu passou a ter.
Vi também um filme indiano que fala do Nepal. Muito melhor, aliás, com a maior parte das cenas filmadas no Vale de Katmandu, na capital e em Bhaktapur, principalmente. Um filme não sensacionalista e com um enredo consistente, muito interessante. Em suma, um filme mais realista, mostrando o Nepal visto por eles.
É, aliás, uma pena, que filmes excelentes de vários países não cheguem até nós no Brasil, dominado pelos enlatados norte-americanos das grandes locadoras norte-americanas que monopolizam o mercado. Enfim, praticamente acabaram com filmes de arte e outros de festivais russos, latino-americanos e outros.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Livros tendo Katmandu como pano de fundo

L’ Antivoyage

Gostei também muito do livro de Muriel Cerf, uma escritora francesa que, ainda bastante jovem se aventurou pela Índia e pelo Nepal, Tailândia e outros países da Ásia. Na verdade viajou pelo mundo todo. Esteve mesmo no Brasil. O livro, bastante interessantec conta suas aventuras pela Ásia, suas experiências de viagem e mesmo seus amores numa linguagem liberada e agradável.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Gostei do livro e, inclusive, cheguei por um momento em pensar traduzi-lo para o português. O L ‘Antivoyage a tornou famosa. A escritora só parou de viajar nos anos oitenta quando, atropelada por um automóvel, sofreu sérias fraturas nas pernas. Muriel morreu de câncer em 2012. Sofri ao saber da notícia, sempre fui seu maior fã brasileiro. Recomendo, portanto a todos amigos que lêem em francês.

Flash

Gostei muito igualmente de outro romance francês sobre o Nepal como o: Flash, escrito por Charles Duchaussois. Enfim, Flash, de Charles é outro papo. Em suma, ele foi um drogado, um marginal, que se meteu em todo tipo de tráfico e transgressões. Enfim, ele escrevia, sem muitas barreiras sobre suas delinquências durante o tempo em que permaneceu no Nepal.

De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – Katmandu no cinema e nos livros

Um livro, portanto, da pesada em todos os sentidos, mas, nem por isso, menos interessante. Enfim, o mundo visto por um marginal. E, enfim, devo reconhecer, marginal, mal caráter ou não, pelo menos Charles sabia escrever. Seu livro sobre o Nepal é interessante. Charles morreu em 1991.

BLOGS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Relato de viagem, de Paris ao Nepal Viagem para Katmandu, no Nepal
* Compras em Katmandu, Nepal

VÍDEOS DE TURISMO SOBRE O NEPAL
Passeios pelo Vale de Katmandu Pokhara, no Nepal, aos pés do Himalaia
Bhaktapur, a Idade Média Nepalesa
Patan, cidade medieval no Vale de Katmandu

***

* Katmandu no cinema e nos livros *  Chegando ao Nepal * A cidade e suas tribos
* Katmandu de bicicleta Nepal na História * Os confrades mochileiros
* O terraço dos filósofos * Os meninos de rua de Katmandu Hinduísmo, sadhus e Budismo
* Vivendo e aprendendo * Mudança de Vida * Perambulando pelo Vale de Katmandu
* De bicicleta pelos arrozais * Novos lugares, novas amizades * A descida do rio Narayani
* Pokhara * O caminho de volta * Um ano fora de casa perambulando pela Ásia 

DICAS DE VIAGEM: O que você precisa pensar antes de viajar

Blogs

*  Viajar sozinho ou acompanhado? Que línguas você fala?
Lidar com dinheiro em viagem
*  Qual a melhor época do ano para se viajar 
*   Mulheres viajando sozinhas: dá para encarar? 
Viajar de carro pelo mundo
Viajar avião: as dicas 
* Como planejar e organizar sua viagem

Vídeos

 * Como escolher o destino que combina com você? 
* A bagagem certa para cada viagem
* Quanto tempo você dispõe para sua viagem ?
Como viajar barato pelo mundo?
Melhores aplicativos de viagem
A importância de uma nécessaire de utilitários
Dicas de livros para ler durante uma pandemia ou fora dela

Está querendo viajar? Então, que tal ir pensando onde se hospedar nos lugares que pretende visitar? Escolha e reserve seu hotel

Nossa filosofia de viagem

Todos nossos vídeos têm o turismo como tema. Assim também, temas correlatos, como “gastronomia em viagem” ou “vinhos em viagem” que igualmente se enquadram no tópico turismo. Nossos vídeos refletem nossa filosofia de viagem e de vida. Portanto, quando viajamos, não queremos apenas visitar atrações turísticas ou curtir belas paisagens. Afinal, isso é parte importante da viagem, sem sombra de dúvida. Curtimos, porém, conhecer a cultura, costumes, a gastronomia do país, sua arquitetura, sua produção artística e sua religião.

Veja nosso Índice Geral de Matérias e VídeosVocê vai viajar…

Frase rotativa em diversos idiomas no aeroporto de Estocolmo:
“Sou um cidadão do mundo, minha pátria é em todo lugar”

Posts Relacionados

Você quer viajar? Fala inglês, francês, alemão ou outras línguas?

Sonhos de Viagem

Que tal se hospedar em um flat em São Paulo?

Sonhos de Viagem

045 De Paris a Katmandu de carro – “A Vaca na Estrada” – O caminho de volta

Sonhos de Viagem
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x